segunda-feira, julho 19, 2010

ANCELMO GÓIS

Voto no exterior 
Ancelmo Góis 

O Globo - 19/07/2010

Mais do que dobrou, nos últimos quatro anos, o número de brasileiros no exterior que podem votar. Serão 200.050 este ano, em urnas espalhadas por 126 cidades do planeta.

Em 2006 eram 86.360. Mas a taxa de abstenção foi, na época, de 51,2% (aqui foi de 17,8%).

Dilma ou Serra

O voto de quem mora fora é só para Presidente.

Mas a Itália, por exemplo, elege um pequeno número de deputados entre os patrícios que moram no exterior

Tempero baiano

A ideia do governador Jaques Wagner de batizar com o nome de Lula o novo Estádio da Fonte Nova fere a lei que proíbe “atribuir nome de pessoa viva a bem público”.

Só que na Bahia a norma parece que não pegou. Lá, Gal Costa é avenida. Dona Canô batiza um viaduto e políticos vivos são nomes de escolas e ruas.

Gol de São Paulo

Na Copa de 14 o Morumbi pode não ter jogo de abertura. Mas em compensação, diz um sábio cacique que colocou seu ouvido na terra, o trecho paulista do trem-bala estará operando.

Já o Rio será uma “festa só” na Copa. Mas sua parte no trem-bala ficará ao “Deus dará”. Será?

Eleição no STJ

Dia 3 agora, após o recesso, os 28 ministros do STJ elegem presidente e vice do tribunal, além do próximo corregedor do Conselho Nacional de Justiça.

Na disputa, os ministros mais antigos da Corte, Ari Pargendler, Felix Fischer e Eliana Calmon

Nilcéa na ONU

Já são 15 as candidatas ao posto de subsecretária da ONU, responsável pela ONU Mulheres.

Da América Latina fala-se em Michelle Bachelet, ex-presidenta do Chile, e na ministra Nilcéa Freire, da Secretaria das Mulheres.

Cautela e caldo de...

O brasileiro anda mais precavido.

O número de testes de HIV na rede pública cresceu 52,7% em sete anos.

Ano passado foram feitos 5,7 milhões de exames para detectar o vírus, enquanto em 2003 foram 3,7 milhões.

O papel da Igreja

Para o ministro José Gomes Temporão, este salto se deve, em grande parte, aos novos testes, mais rápidos, que ficam prontos em meia hora, e à parceria do Ministério com a Igreja Católica, através da Pastoral da Aids.

Boa chance

O mercado de trabalho para dentistas cresceu com a inclusão da categoria nas equipes de Saúde da Família.

Hoje, 19.697 trabalham no programa. Em 2004, eram 8.951. No Rio foram contratados 668 dentistas.

Disfunção erétil

A 11° Câmara do TJ Rio reformou sentença que havia condenado a Fundação Municipal de Saúde de Petrópolis a fornecer a um paciente o Cialis, remédio para disfunção erétil.

Segundo a desembargadora Marilene Melo Alves, “diante do estado quase caótico dos serviços de saúde, o Estado deve privilegiar o tratamento de doenças graves”.

É. Pode ser.

À mesa com Paul

Efeito do sucesso do polvo alemão Paul, que ficou famoso por acertar os jogos da Copa.

Seu Alonso, o espanhol que é dono do tradicional restaurante Fim de Tarde, no Centro do Rio, diz que depois da Copa triplicou a venda de pratos à base de polvo. Bom apetite.

Asfalto reciclado

A Prefeitura do Rio vai usar asfalto ecológico na pavimentação de vias nas zonas Norte e Oeste.

O novo revestimento possui asfalto com aditivo de mistura morna, 0,5% de material reciclado, 78,5% de agregados e 15% de material obtido no asfalto antigo que estava no piso.

Cartão, não

No Werner da Vinicius de Moraes, em Ipanema, a promoção de R$ 14,50 para fazer a mão, de segunda a quarta, agora só vale se pagar em dinheiro ou cheque.

Rumo a Brasília

Até o final do ano, Brasília vai ganhar uma filial do Antiquarius Grill, templo da boa mesa no Rio.

ESTES HOMENS trabalham há uma semana na Avenida Chile, importante via do Centro do Rio, que está sendo revitalizada pela Prefeitura. Quem circula por ali sabe que a área, há muito, merecia atenção. Suja e abandonada, estava entregue à população de rua, que usava o vão sob o viaduto da Avenida República do Paraguai para se aliviar, deixando um cheiro insuportável no local. Limpeza, pintura e reposição de pedras portuguesas prometem tornar o corredor circulável. Serão feitas a recuperação e a iluminação do viaduto. Os mendigos, segundo o subprefeito Thiago Barcellos, irão para um abrigo em Paciência. Vamos torcer... e cobrar

PÁREO DURO: quem tem a mais bonita coleção de coletes do Brasil? Ziraldo ou Carlos Minc?

CRISTIANE TORLONI abraça Luís Carlos Miéle nos bastidores de seu show com Eduardo Poyares, no Bar do Tom, Leblon

INESQUECÍVEL rainha de bateria da Mangueira, a supermulata Tânia Bisteka posa para o Sambarazzo, o site das musas do carnaval

Nenhum comentário: