quarta-feira, junho 16, 2010

PAINEL DA FOLHA

Urna de pressão 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 16/06/2010

A três meses e meio do primeiro turno, reina no TSE um ambiente conflagrado não apenas pela greve dos funcionários, mas também pelo choque entre estes e a diretora-geral Patrícia Landi Bastos, nomeada pelo novo presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski.

Servidores alegam que Patrícia, além de maltratá-los, desconhece o trabalho da Justiça Eleitoral -economista, ela acompanha Lewandowski desde o TJ-SP, há mais de uma década. Eles apontam risco à realização do pleito caso seja levada adiante a ameaça de demitir funcionários da Secretaria de Tecnologia da Informação, centro nervoso do processo eleitoral.

Insistente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) provocará o TSE na tentativa de esclarecer dúvida sobre a possibilidade de exigir fidelidade partidária durante a campanha. O prazo para respostas do tribunal se encerrou sem que o caso fosse analisado, mas o deputado alegará que a consulta sobre o "ficha limpa" foi examinada com o processo eleitoral já em curso.
Para entender
A consulta de Cunha visa dar à cúpula do PMDB um instrumento para enquadrar os diretórios não alinhados com Dilma Rousseff (PT).
Truque
O Planalto acha que Eduardo Pinho Moreira (PMDB) se encontrou Dilma, a quem prometeu dar palanque em Santa Catarina, só para aumentar o cacife na negociação com Raimundo Colombo (DEM), com quem acabou se entendendo, ao arrepio do PMDB nacional.

Placar Depois de São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, outros dois diretórios do PMDB oficializaram que não apoiarão Dilma. No Rio Grande do Sul, José Fogaça ficará "neutro". No Acre, o partido irá de José Serra (PSDB).
A ou B
O PP gaúcho, que ameaçou pular fora da chapa da governadora Yeda Crusius (PSDB), acabou por indicar dois nomes para ocupar a vice da tucana: Otomar Vivian, ex-chefe da Casa Civil na gestão dela, e João Carlos Machado, ex-secretário estadual de Agricultura.

É agora José Eduardo Dutra (PT) irá a Minas no fim de semana firme no propósito de sair de lá com o vice de Hélio Costa (PMDB) definido.
Para ontem
Apesar dos dez dias dados por Lula para que os ministros de Comunicações, Planejamento e Casa Civil lhe apresentem um raio-X da crise dos Correios, órgão fragilizado por disputas partidárias e diagnósticos de ineficiência, uma ala do governo defende a demissão imediata de Marco Antonio Oliveira, diretor de Operações e um dos apadrinhados do ex-ministro Hélio Costa.
Vuvuzela
Momento boleiro provocativo no Twitter de Flexa Ribeiro (PSDB-PA): "Daqui a pouco o PT vai solicitar à Fifa que mude o tempo de jogo. Dois de 45 é muita exposição do número".
Dilmasia
Em Minas, o PRB do vice José Alencar anunciou apoio à candidatura de Antonio Anastasia (PSDB) ao governo. No plano nacional, a sigla aprovará aliança com Dilma Rousseff.

A bordo Geraldo Alckmin viajou a Nova York com o deputado estadual Paulo Barbosa (PSDB), adjunto de Gabriel Chalita na Educação quando o tucano era governador e cotado para integrar sua equipe se for eleito.
Relíquia
Quase três meses depois de José Roberto Arruda renunciar ao cargo, nem ele nem a mulher, Flávia, devolveram os aparelhos celulares que pertencem ao governo do Distrito Federal.
Tiroteio
Lula aceitou conviver com uma central de dossiês e agora quer usar sua alta popularidade para manipular a realidade.

DO SENADOR ÁLVARO DIAS (PSDB-PR) em resposta ao presidente, que, passando a borracha sobre os aloprados de 2006, disse que ninguém "nunca viu numa campanha minha qualquer jogo rasteiro".
Contraponto
Casa real
A certa altura da reunião na qual Lula decidiu sancionar o reajuste de 7,7% para os aposentados, um dos participantes mencionou o discurso de José Serra na convenção do PSDB em Salvador, no qual o candidato comparou o presidente a Luís 14. Aqui e ali ouviram-se críticas, mas Lula cortou, magnânimo:

-Eu acho que ele foi induzido ao erro.

Ninguém entendeu, e então presidente explicou:

-É que na véspera eu fui à Bahia, e as pessoas diziam na rua: "Lula, meu rei!". O Serra se confundiu...

Nenhum comentário: