sexta-feira, junho 18, 2010

MÔNICA BERGAMO

Como a Fifa quer 
Mônica Bergamo 
Folha de S.Paulo - 18/06/2010


Apesar das negativas do prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP), a licitação para a construção do centro de convenções do Piritubão pode, sim, prever arena para abrigar partidas da Copa de 2014. O secretário Marcos Cintra, do Trabalho, um dos responsáveis pela concorrência, admite: "O edital terá que contar com as especificações de um estádio adequado às normas da Fifa".
Depois das Férias
Mas Kassab "ainda trabalha com outras possibilidades para a Copa", diz Cintra. O edital, que escolherá o grupo que construirá e explorará o Piritubão, sai em agosto.
"Maracutaia"
Caio Luiz de Carvalho, presidente do comitê paulista para a Copa 2014, sobe o tom em relação à possibilidade de construção de um estádio novinho em folha só para a Copa 2014, agora que o Morumbi foi vetado pela Fifa. "Será que algum grupo privado vai investir nisso para ter prejuízo? Só se for [para fazer] lavagem de dinheiro ou maracutaia." A Fifa exige estádio de 65 mil lugares, público bem maior do que o que costuma ir aos estádios.
Licença Para Matar
Diante das informações de que Kassab trabalharia nos bastidores contra o Morumbi e pela construção de um estádio no Piritubão, Carvalho telefonou para ele anteontem: "Tem algum fundo de verdade nisso?". O prefeito negou -e Carvalho saiu atirando.
Ele É Divertido
O governador Alberto Goldman (PSDB-SP) também sobe o tom, mas em relação ao ministro do Esporte, Orlando Silva, que diz estar "decepcionado" com SP: "Eles [governo federal] é que foram irresponsáveis de atrair a Copa sem dar condições às cidades de sediá-la". Caio Carvalho emenda: "O Orlando é divertido, mas só está fazendo politicalha".
Mordomos Públicos
Reafirmando que não colocará dinheiro público num novo estádio, Goldman disse que, "se fosse gastar R$ 500 milhões, eu construiria um centro olímpico". Num evento em SP, logo depois do veto ao Morumbi, ele chegou a dizer que muitas das exigências da Fifa não passam de "mordomias" para convidados que a entidade quer trazer para o Mundial de 2014.
Cama e Mesa e Banho
Confiante de que, apesar de toda a confusão, SP sediará jogos em 2014, a prefeitura envia nos próximos dias à Câmara projeto que autoriza flats a oferecerem serviços de hotelaria -cumprindo mais uma das exigências da Fifa.
Mais Um
Candidato ao Senado pelo Maranhão, o tucano Edson Vidigal diz que dirigentes do PSDB pediram seu currículo para que ele ficasse de "stand-by" para a possibilidade de ser vice do presidenciável José Serra. Ele desembarca em SP nos próximos dias para "conversas".
Peça Sem Fim
Depois de vários adiamentos, o Iphan, instituto do patrimônio histórico nacional, marcou para a próxima quinta-feira a reunião em que discutirá o tombamento do Teatro Oficina, em SP, pelo governo federal.
Irmãos Villas Bôas
Os atores Caio Blat, Felipe Camargo e João Miguel serão os protagonistas de "Xingu", nova produção da O2 Filmes, de Fernando Meirelles. O longa, que fala sobre os irmãos Villas Bôas, será rodado em julho em Palmas e no Parque Indígena do Xingu. A direção é de Cao Hamburger.
Verde
A Natura, de Guilherme Leal, candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva (PV-AC), é uma das patrocinadoras do longa orçado em R$ 13 milhões.
Para o Dunga
A atriz Deborah Secco diz torcer para que Nilmar, atacante reserva da seleção brasileira, "entre mais vezes" em campo -jogou 12 minutos contra a Coreia do Norte. "Quando morei em Porto Alegre, ele e a mulher, Laura, que agora está grávida, viraram meus grandes amigos."
Linguagem Oficial
O cerimonial da TAM, responsável pelo evento de reabertura do museu da empresa em São Carlos, no sábado, diz que Geraldo Alckmin (PSDB-SP) foi chamado de "governador" por ser um tratamento formal previsto para ex-autoridades públicas.
Traços da História
O Centro da Cultura Judaica abriu na segunda-feira a exposição "Portinari em Israel", com obras do artista feitas no período em que ele viveu na Terra Santa.
Cultura no Parque 
A primeira-dama do Estado, Deuzeni Goldman, inaugurou anteontem o centro cultural Tattersal, no Parque da Água Branca. O local, que abrigava exposições de gado, foi reformado para receber atividades artísticas.
Curto-circuito
A exposição "Rubens e seu Ateliê de Gravura" será inaugurada hoje, às 19h, na Caixa Cultural da av. Paulista.

A festa Kill Yoko, com os DJs Mura e Chantal Sordi, acontece hoje, às 23h30, no clube Alley. Classificação: 18 anos.

A mostra "Celebrando" acontece de hoje até o dia 26 na loja Roberto Simões Casa da avenida Cidade Jardim.

Bruno Chateaubriand realiza festa junina hoje, às 21h, no Espaço Lamartine, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: