terça-feira, junho 29, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Chuvas devem frear o setor da construção no Nordeste 
Maria Cristina Frias

Folha de S.Paulo - 29/06/2010

As chuvas que atingiram Alagoas e Pernambuco na última semana devem comprometer temporariamente o desempenho do setor da construção no Nordeste.

A região vem se destacando, ao lado dos Estados do Norte, graças à onda de investimentos em obras de infraestrutura de saneamento, energia e transportes e projetos ligados ao turismo.

No Norte, no primeiro trimestre deste ano, a comercialização de material de construção em Rondônia -que desponta com as obras das usinas do rio Madeira- registrou crescimento de 54,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados fazem parte do novo relatório da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), elaborado pela FGV, que será divulgado hoje com abordagem de cada região.

Entre os Estados do Nordeste, o aumento foi de 17,7% no período. O destaque é o Ceará, com alta de 26,4%.

Os temporais, porém, devem desacelerar o andamento na região, diz Melvyn Fox, presidente da Abramat.

Pressão negativa semelhante foi verificada no Rio, que, devido às fortes chuvas que atingiram o Estado no início deste ano, cresceu apenas 12% nos três primeiros meses. "Esperamos que o próprio esforço de reconstrução impulsione novamente."
Clássicos Italianos
O embaixador Umberto Vattani, que veio com a comitiva do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, assina hoje acordos de cooperação técnica com o Senai, a Apex e a Fundação Getulio Vargas.

No dia 9 de julho, mais um acordo será firmado, desta vez, em Roma, com a Suframa (Zona Franca de Manaus). A iniciativa visa a incrementar a transferência de tecnologia e o intercâmbio cultural entre os dois países.

Deve facilitar o comércio bilateral, principalmente no que se refere a pequenas e média empresas, além de promover a ida de universitários para estágios em companhias italianas, segundo Vattani. É fruto da parceria subscrita entre o premiê Berlusconi e o presidente Lula em Washington, em abril passado.

"Foi tão rápido o resultado que já temos os acordos prontos para assinar", diz o embaixador, que é também presidente do Instituto Italiano para o Comércio Exterior, presente em 87 países.
Na comitiva, vieram executivos de diferentes setores, principalmente de máquinas, componentes e alimentos, os que mais exportam ao país.
Intercâmbio no Chile
A partir de julho, a terceira idade brasileira terá pacotes turísticos no Chile, idealizados para a faixa etária. A oferta resulta da primeira parceria internacional do programa Viaja Melhor Idade, do Ministério do Turismo e da Braztoa (que reúne operadoras). São esperados 500 turistas em cada país.
Controle remoto
A Linear, fabricante de transmissores de TV, investirá US$ 3 milhões em nova fábrica no Uruguai. A medida acompanha a inclinação do país vizinho de adotar o sistema nipo-brasileiro de TV digital. A empresa utilizará os benefícios da legislação uruguaia para importar componentes.
Em grupo
O brasileiro Jim Otto, presidente da Financeira Otto, e 49 Jovens Líderes Globais de 24 países, integrantes do programa do Fórum Econômico Mundial, se reúnem nesta semana em Paris com o governo francês. O objetivo é traçar recomendações da reunião do G20, marcada para 2011 sob a presidência francesa.
Bactéria Amiga
A SuperBAC, empresa brasileira de biotecnologia, realizou uma joint venture com a portuguesa Partex, do setor de petróleo, para tratar a água que sai dos poços de extração em Omã, no Oriente Médio.

A empresa irá desenvolver o sistema biotecnológico e montar uma estação de tratamento de água naquele país. A água que sai durante a extração de petróleo é contaminada por hidrocarbonetos.

"Em testes realizados em poços brasileiros em que a Partex é sócia, houve redução de 98% dos hidrocarbonetos presentes na água", afirma Luiz Chacon Filho, presidente da SuperBAC. A água tratada poderá ser usada na agricultura e nas indústrias, de acordo com o executivo.

Com investimentos de cerca de US$ 6 milhões, o negócio está na fase de montagem das instalações. A expectativa é que a estação de tratamento esteja em operação dentro de 12 meses, segundo Chacon Filho.

Nenhum comentário: