quinta-feira, junho 24, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Consumo de energia no país deve cair durante o jogo do Brasil amanhã 
Maria Cristina Frias

Folha de S.Paulo - 24/06/2010

O consumo de energia no país deve cair cerca de 20% amanhã durante a transmissão do jogo da seleção brasileira contra Portugal.

A carga esperada pelo sistema de transmissão da CTEEP no Estado de São Paulo é similar à verificada na estreia do Brasil na África do Sul, no último dia 15.

O comportamento se repete no restante do país, de acordo com a concessionária privada de transmissão de energia elétrica, que também atua em outras regiões.

Durante o jogo, o nível se aproxima do patamar mínimo diário, registrado nas madrugadas, segundo Celso Cerchiari, diretor de operações da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).

"O movimento ocorre porque muitas empresas param de funcionar. Há uma pausa na produção e os trabalhadores se reúnem em um único lugar para assistir à partida", afirma Cerchiari.

No intervalo, acontece o pico de consumo, quando os torcedores ligam micro-ondas, abrem geladeiras e usam outros eletrônicos.

Nesse momento, a elevação equivale ao abastecimento da carga de energia de Jundiaí (SP) a cada minuto.

No início do segundo tempo da partida, o baixo nível de consumo registrado na primeira parte é retomado.

Após o término do jogo, o crescimento atinge 37%, com variação gradativa até alcançar a carga normal, enquanto a população retoma suas atividades.

"Quando o término do jogo coincide com o final do dia, a rampa de subida do consumo é maior, pois coincide também com a iluminação pública", afirma.
A Caminho
O governo holandês vai abrir no Brasil, em julho, um escritório da Agência Neerlandesa de Investimentos Estrangeiros.

O objetivo do escritório, que possui quase 20 unidades no mundo e será o primeiro na América Latina, é atrair empresas brasileiras para a Europa.

"Por causa do porto de Roterdã, a Holanda funciona como porta de entrada para a região", afirma o diretor da nova agência, Odécio Roland Filho.

O foco será atrair companhias especialmente nos setores alimentício, agronegócio, aeronáutico, farmacêutico, energia renovável e biocombustível. A entidade vai oferecer consultoria gratuita, informações e acesso a parceiros comerciais e instituições governamentais.
DefesaO Brasil deve adquirir projetos de navios, carros de combate e aeronaves da Itália, segundo fontes ligadas à Fiesp. O assunto está na pauta do encontro entre o presidente Lula e o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, marcado para a próxima terça.
AmpliaçãoAtenta ao crescimento do setor de seguros, que deve movimentar mais de R$ 89 bilhões este ano segundo a Susep, a TOV Seguros ampliará sua atuação. A empresa, que atende seguros de cargas, passa a oferecer também de carro, vida, previdência, residencial e outros.
Em obras 1Há seis projetos brasileiros entre os cem principais trabalhos de infraestrutura do mundo escolhidos pela KPMG e pelo Infrastructure Journal, serviço de dados sobre infraestrutura e financiamento de projetos.
Em obras 2Presídios do Estado de Pernambuco, o complexo hidrelétrico do rio Madeira, o Rodoanel (SP), o Trem de Alta Velocidade (SP-RJ), estão na lista, que abrange o projeto de barreira contra inundações em Veneza e a ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau. Os critérios adotados foram impacto social, inovação e recursos envolvidos.
Desenho Animado
De olho no potencial de licenciamento brasileiro, a Sanrio, empresa japonesa criadora da Hello Kitty, estima crescer 10% neste ano com a chegada de dois novos personagens: Kuromi, para os adolescentes, e Jewelpet, para crianças.

"O Brasil é o terceiro mercado mais importante do grupo", diz Christopher Daniels, presidente da empresa no país. Neste ano, o objetivo é chegar a cem licenciadas para o uso dos personagens na América Latina, sendo metade delas no Brasil. Hoje, são 40 no país e 70 no continente.
Trabalho temporário deve ter aumento de 25% em julho 
O número de contratações temporárias no período das férias de julho deve crescer 25% neste ano no país na comparação com o mesmo período de 2009.

Cerca de 15 mil empregos temporários deverão ser criados pelos setores de lazer, entretenimento, indústria e comércio, segundo previsão da Asserttem (Associação Brasileira das
Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário).

"O grande gargalo será preencher essas vagas. A oferta está grande, mas falta mão de obra com qualificação", diz Vander Morales, presidente da Asserttem.

A principal dificuldade está nas áreas de lazer e entretenimento, em que são necessários trabalhadores com cursos superiores, como os de educação física, pedagogia, hotelaria e turismo, de acordo com Morales.

Neste ano, 2.400 trabalhadores têm chance de efetivação -acima dos 1.600 efetivados em julho de 2009, segundo a Asserttem.

Nenhum comentário: