domingo, maio 30, 2010

PAINEL DA FOLHA

Ataque especulativo
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 30/05/10

Ciente de que a subida de Dilma Rousseff nas pesquisas desacelerou a aproximação do PP com os tucanos, o PT fixou como prioridade da reta final da pré-campanha abortar essa aliança, que daria a José Serra mais um minuto e meio no horário eleitoral gratuito. No comando da campanha de Dilma, já não se fala apenas em garantir a "neutralidade" do PP, mas em -por que não?- tentar a composição formal.
Pós-Datafolha, vários pepistas que vinham sinalizando preferência por Serra reformaram o discurso. Para dar um empurrãozinho nos indecisos, o PT lembrará que, sem apoio formal, o PP pode rodar na hora da partilha dos ministérios, em caso de vitória.

Assombração Por mais enfáticas que sejam as negativas públicas e privadas de Aécio Neves, o Planalto e o PT ainda não se tranquilizaram de todo. O medo de que o ex-governador de Minas venha a aceitar ser vice na chapa de Serra é real -e supera qualquer outro.

Falei primeiro A ênfase que Dilma passou a dar em sabatinas e outros eventos ao assunto remédios, martelando a tecla da desoneração da indústria farmacêutica como forma de reduzir preços, é tentativa de se antecipar ao discurso de Serra, ex-ministro da área. O petistas juravam que saúde, e não segurança, seria o mote inaugural do tucano na campanha.

Só love O marqueteiro João Santana, que já teve seus momentos de estresse com Dilma e com o PT, vive uma espécie de lula-de-mel com a cúpula da campanha. Tudo devido à avaliação positiva do programa partidário exibido em 13 de maio, ao qual se atribui o avanço de Dilma nas pesquisas.

Fui ali Depois de protagonizar alguns atritos internos, Marcelo Branco, coordenador de internet de Dilma, está percorrendo o país com "caravanas digitais" que têm por objetivo difundir o uso das redes sociais nas campanhas regionais do PT.

Terreno Na pesquisa Datafolha sobre os atributos dos candidatos, apenas 35% dos que declaram renda familiar até dois mínimos identificam Dilma como a que mais defenderá os pobres. Nesse segmento, que corresponde a metade do eleitorado, Lula tem 80% de aprovação, e 37% ainda não sabem que ela é apoiada por ele.

Sei lá Em média, 22% não souberam associar os candidatos aos 24 atributos testados pelo Datafolha. A maior taxa de indecisão (45%) se deu na pergunta sobre qual deles foi mais atuante no combate à ditadura militar.

Eles e elas Dilma é apontada por 49% dos homens como a candidata que defenderá os interesses das mulheres. Já entre as mulheres essa taxa cai para 40%.

Bode... O PT paulista interpretou a indicação do deputado estadual Major Olímpio para compor chapa com Aloizio Mercadante menos como definição de nome e mais como um movimento do PDT para abortar a ideia de uma chapa pura com Eduardo Suplicy na vice.

...na sala Cansado das sucessivas recusas às opções apresentadas pela sigla, o presidente do PDT-SP, Paulinho da Força, resolveu "radicalizar". O mais provável, acredita a direção do PT, é que o vice seja um pedetista, mas não o Major Olímpio.

A ver Cobiçado por Marta Suplicy para ser seu suplente ao Senado e instado pela direção do PT-SP a renovar seu mandato na Câmara, Antonio Palocci ainda pode acabar, na opinião de quem o conhece bem, optando por não ser candidato a nada.

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA

tiroteio

"A direção do PTB deu a Serra o tempo de TV. Mas a bancada do partido dará a Dilma os votos de que ela precisa."
DO LÍDER PETEBISTA NA CÂMARA, JOVAIR ARANTES (GO), em resposta ao tucano, segundo quem a aliança firmada com Roberto Jefferson não resultará em loteamento de cargos para a sigla em seu eventual governo.

contraponto

Solidariedade

Convidado especial do evento de 1º de Maio da Força Sindical, Lula aproveitou o tempo de espera antes de entrar no palco para, numa sala reservada, tentar convencer Paulinho (PDT-SP), autor da emenda que elevou o reajuste dos aposentados para 7,7%, a reconsiderar sua posição. Sem interesse em discutir com o presidente, o deputado serviu-se de uma dose de cachaça e ofereceu-lhe outra. A primeira-dama reagiu:
-Lula, ainda não são 11h da manhã...
-Marisa, nunca deixo companheiro beber sozinho!
E não se falou mais em reajuste de aposentados.

Nenhum comentário: