quarta-feira, maio 12, 2010

PAINEL DA FOLHA

A garantia sou eu
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 12/05/10

No programa de dez minutos que o PT exibirá amanhã em rede nacional, o último do partido antes do início oficial da campanha, Lula não se limita a exaltar as qualidades de Dilma Rousseff e os serviços por ela prestados ao governo. Em sua fala, o presidente enfatiza que "confia" na candidata que escolheu.
No mais, o programa se divide entre a comparação presente x passado e a apresentação de Dilma. No primeiro caso, a tônica são as realizações da era Lula, com a ressalva final de que "nem sempre foi assim". No quesito biográfico, mesclam-se fotos de infância com a trajetória pública da candidata, sem esquecer de sua condição de mãe e, logo mais, de avó.


CEP 1. O PT pretende realizar em Brasília a convenção, marcada para 13 de junho, que oficializará a candidatura de Dilma. Chegou-se a discutir a possibilidade de fazer o evento em São Paulo, mas prevaleceu a ideia de que, com o partido no governo, a capital federal é o melhor palco.
CEP 2. Seguro de que tem os votos necessários para aprovar a aliança com o PSDB de José Serra, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, decidiu realizar a convenção nacional em São Paulo, onde o partido tem uma parceria histórica com os tucanos. Brasília foi descartada para evitar atrito com o senador Gim Argello, pró-Dilma. O evento será em 19 ou 26 de junho.
Estilo BC. Comentário ouvido no governo logo após o anúncio da escalação da seleção brasileira que irá à Copa: "O Dunga deu uma de Meirelles. Preferiu a retranca".
Na foto. Embora resistentes à aliança com o PSDB em Goiás, os "demos" colaram em Serra ontem em Goiânia. A relação com o candidato tucano ao governo, Marconi Perillo, é péssima, mas os aliados afirmam que o apoio a Serra está acima da disputa local. "Não podemos confundir as coisas", resume o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).
Dobradinha. Tudo caminha para que o palanque de Serra no Maranhão, encabeçado pelo candidato ao governo Jackson Lago (PDT), tenha o deputado tucano Roberto Rocha em uma das vagas para o Senado.
Ver pra crer 1. O Tribunal de Justiça do Maranhão indicou quatro desembargadores para vaga no Superior Tribunal de Justiça aberta com a aposentadoria da ministra Denise Arruda. Um deles é o de Nelma Sarney, cunhada do presidente do Senado, José Sarney. Outros dois indicados pelo Maranhão também são ligados ao clã.
Ver pra crer 2. Amanhã, o STJ tirará, de um total de 48 nomes, a lista tríplice a ser encaminhada a Lula, que escolherá o novo ministro.
Eu não sabia. Por meio da assessoria, Sarney afirmou que a decisão de apresentar o nome ao STJ foi exclusiva de sua cunhada Nelma, e que ele não foi consultado. Disse ainda que não se envolveu nem se envolverá na questão.
Fatos reais. Do deputado Alberto Fraga (DEM-DF), anunciando em tom de brincadeira que pretende entrar com ação na Justiça em razão de o filme "Tropa de Elite 2", do diretor José Padilha, apresentar um deputado vilão igualmente chamado Fraga: "No mínimo, vou querer participação na bilheteria".
Visitas à Folha. Britaldo P. Soares, diretor-presidente da AES Brasil, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Márcia Ferreira Carlos Magno, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social, Roberto Di Nardo, diretor-executivo Comercial, e Marcelo Burgos, gerente de Relacionamento com a Imprensa.
Gabriel Chalita, vereador da cidade de São Paulo e pré-candidato ao Senado pelo PSB, visitou ontem a 
Folha

com LETÍCIA SANDER e GABRIELA GUERREIRO
Tiroteio 
Imagine se todo trabalhador que acorda às 5h e encara o metrô para ir trabalhar tivesse um surto de mau humor. As empresas do país quebrariam. 

De HENRIQUE EDUARDO ALVES (RN), líder do PMDB na Câmara, sobre o fato de José Serra ter atribuído à falta de sono sua irritação em determinados momentos da entrevista à rádio CBN, realizada às 8h. O deputado peemedebista quase foi vice do tucano na eleição de 2002.
Contraponto 
Questão de tempo Cotado para ser vice de José Serra, Francisco Dornelles (PP-RJ) protestou ontem, durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, quando Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apontou a ausência de governistas no local:
-Eu represento a base, estou ativo para seguir rigorosamente as diretrizes estabelecidas pelo governo. Eu ainda estou na base do governo!- disse Dornelles.
O tucano não se deu por vencido:
-Vossa Excelência disse bem: "ainda" está na base...
Dornelles tentou insistir, mas foi interrompido por Garibaldi Alves (PMDB-RN), que presidia a sessão:
-Vamos à votação do requerimento, mesmo porque daqui a pouco é hora de ouvir o Dunga anunciar a seleção!

Nenhum comentário: