sábado, maio 01, 2010

PAINEL DA FOLHA

Atracados
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 01/05/10

A proposta de José Serra de extinguir a Secretaria Especial de Portos, que tem status de ministério, foi rebatida por Dilma Rousseff, e, na sequência, defendida de novo pelo tucano. Em Santos, ela disse que "essa secretaria é essencial". E completou: "De nenhuma maneira é compatível com o futuro do país desmontar essa secretaria, que faz um bom trabalho". O ministro é Pedro Britto (PSB), indicado por Ciro Gomes.
Em SP, Serra revidou: "Cuidaremos melhor dos portos, e para isso não precisaremos de um "Ministério dos Portos'". Voltou então à sua agenda: "Mas é fundamental elevar o status das políticas para segurança e deficientes físicos. Serão prioridades nossas".


Sua vez. A área jurídica da campanha de Serra acertou um rodízio com DEM e PPS para dar sequência à série de representações na Justiça Eleitoral a cada evento protagonizado pela dupla Lula-Dilma. O sistema deve entrar em vigor na próxima semana.
Vade retro. Serra foi orientado a evitar políticos ao máximo hoje em Santa Catarina, durante evento com evangélicos. O motivo é a encrenca em seu palanque no Estado: há dois pré-candidatos, Raimundo Colombo (DEM) e Leonel Pavan (PSDB), mais o "híbrido" Eduardo Moreira (PMDB), que poderá estar tanto com o tucano como com Dilma.
Embarque 1. O PMDB ganhou dois postos no primeiro escalão do governo paulista, agora comandado por Alberto Goldman. A partir de hoje, Almino Affonso, vice no mandato de Orestes Quércia (1987-1990), é o secretário de Relações Institucionais.
Embarque 2. Na Secretaria de Assistência Social entra o ex-presidente da Abimaq Luiz Carlos Delben Leite, ligado a Quércia, que disputará o Senado aliado ao PSDB.
De casa. O "Diário Oficial" de hoje traz ainda as efetivações dos adjuntos Marcos Monteiro (Gestão Pública), José Benedito Fernandes (Esportes, Turismo e Lazer), Luciano Almeida (Desenvolvimento) e Ricardo Dias Leme (Justiça e Cidadania).
Reviravolta. A cadeira de presidente do conselho curador da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura de São Paulo, não será mais preenchida pelo secretário estadual de Ensino Superior, Carlos Vogt. Gabriel Jorge Ferreira, ex-Febraban, é um dos nomes cotados para assumir o posto, hoje ocupado por Jorge da Cunha Lima.
Fila. Jornais de nove países já pediram entrevista com Dilma Rousseff. "La Nacion" e "The Wall Street Journal" querem acompanhar a candidata petista em suas viagens.
#&@*!!! Segundo correligionários, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, se põe a reclamar da imprensa tão logo conclui a leitura do noticiário pela manhã. Há quem defenda esconder os jornais.
Olho mecânico. Embora muitos apontem favoritismo de Fernando Pimentel sobre Patrus Ananias, há uma dose de imprevisibilidade na prévia que o PT faz amanhã em Minas. Ninguém espera placar folgado, para um lado ou outro. A crer no roteiro bancado pelo Planalto, o vencedor se contentará em disputar o Senado, apoiando Hélio Costa (PMDB) ao governo.
Tira-põe. A secretária de Comunicação Eletrônica da pasta das Comunicações, Zilda Beatriz, será assessora especial do ministro José Artur Filardi. Foi a solução para que ela "aceite" deixar o cargo atual. José Vicente, que assessorou o ministro anterior, Hélio Costa, substituirá Zilda.
Visita à Folha. Wilson P. Ferreira Jr., presidente da CPFL Energia, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais.

com SILVIO NAVARRO e ANDREZA MATAIS
Tiroteio 
O Brasil é o único país no mundo onde a chamada social-democracia foge dos sindicatos. 

De JOÃO CARLOS GONÇALVES, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical, sobre o fato de Serra não ter aceitado o convite para participar dos festejos de 1º de Maio promovidos pelas centrais, que estão com Dilma.
Contraponto 
Consenso rápido Michel Temer (PMDB-SP) reuniu na terça-feira passada os líderes dos partidos e representantes de movimentos que defendem a aprovação imediata do projeto da "ficha limpa", em busca de um acordo para a votação da matéria. Depois de muita conversa, o presidente da Câmara obteve um requerimento de urgência, instrumento que lhe permite pautar a proposta no plenário.
Pouco antes, Temer fez um alerta para fossem sanadas as divergências internas nos partidos quanto ao projeto:
-Temos de ter cuidado com o compromisso de votar, porque ainda há muita discordância nas bancadas.
-Na nossa não há!- cortou Chico Alencar (PSOL-RJ).
-Bem, Chico, em bancada de três é difícil divergir...

Nenhum comentário: