quinta-feira, maio 27, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Gasto com coleta de lixo no exterior é 5 vezes maior 
Maria Cristina Frias

Folha de S.Paulo - 27/05/2010

As metrópoles estrangeiras registram atualmente uma produção de lixo por habitante 20% superior à das capitais brasileiras. O investimento feito em limpeza urbana nas grandes cidades do mundo é, em média, cinco vezes maior do que no Brasil.

Os números são de um estudo da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública e do Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana de São Paulo). A pesquisa foi conduzida pela PricewaterhouseCoopers.

Tóquio gera 400 quilos de resíduo por habitante a cada ano, enquanto São Paulo acumula 350 quilos. O Japão, porém chega a ter um investimento 13 vezes maior.

A Cidade do México tem gasto sete vezes superior no gerenciamento de resíduos sólidos. Buenos Aires, outra cidade similar a São Paulo, apresenta gasto duas vezes mais elevado.

O resultado mostra como o Brasil está afastado do sistema de limpeza qualitativo praticado internacionalmente, segundo o presidente do Selur, Ariovaldo Caodaglio.

"O modelo no Brasil -com exceção de São Paulo- ainda é quantitativo, cobra por tonelada recolhida e quilômetro varrido. O ideal é cobrar para ter a cidade limpa."

O modelo de cobrança qualitativo, segundo Caodaglio, abrange o desenvolvimento de projetos de reutilização e reciclagem, que podem reduzir custos de coleta e liberar recursos para investimento no setor.

PARCERIA
O escritório de advocacia norte-americano DLA Piper fechou um acordo de cooperação com o brasileiro Campos Mello. Não se trata de uma sociedade, o que a lei brasileira não permite. A parceria já gera negócios nas áreas de hotelaria, navegação e petróleo, de acordo com o sócio Fábio Campos Mello. Stuart Berkson, sócio do DLA Piper e responsável pela América Latina, por sua vez, diz que os mais interessados em investir são grupos americanos, espanhóis e asiáticos. "Não sentimos hesitação. Há muita demanda para eventos esportivos."

AS MENORES
O escritório Rayes, Fagundes e Oliveira Ramos também fechou aliança no exterior. A parceria será com o Alliott Group que é uma rede internacional de escritórios de advocacia, contabilidade e consultoria, com mais de 160 membros em 60 países, sediada no Reino Unido. O RFOR é o único membro no Brasil. "Há cinco anos, o interesse de empresas brasileiras no exterior era muito limitado a companhias bem grandes. Agora são muito mais comuns investimentos fora de empresas menores", diz o sócio João Paulo Fagundes.

PELO MOUSE
Entre os motivos que levam o consumidor a desistir de uma compra pela internet estão, principalmente, o receio em relação à segurança da operação e ao recebimento do produto.
A indisposição para pagar o frete também conta, segundo levantamento do Site Blindado, que faz parte do grupo Ideiasnet especializada em lojas pela internet.

Alguns clientes desistem da compra virtual por preferirem ver pessoalmente o produto. Os motivos que estimulam a compra são: comodidade e ausência do vendedor que "empurra" o cliente.
Contas
O número de correspondentes do setor bancário, como lotéricas e supermercados, cresceu 38% no ano passado. Esses estabelecimentos contam com 149.507 unidades e representam 67% das dependências bancárias do país. Os dados serão apresentados hoje pela Febraban.
AgênciasO número de agências bancárias cresceu 4,7% no país, para 20.046. Os postos tradicionais e postos eletrônicos de atendimento também aumentaram, 4% e 7%, respectivamente. A pesquisa será a base para o Congresso Ciab Febraban, que será realizado em junho em São Paulo.
Dou-lhe uma
O Rio de Janeiro recebe hoje o Fórum Condições e Competitividade para o Leilão de Fontes Alternativas. O evento debate as oportunidades oferecidas pelas 478 usinas cadastradas no leilão de reserva previsto para junho. Participam do evento a Aneel, a EPE e o ONS.
EstrangeirasUm encontro de 300 empresários brasileiros e 80 companhias turcas foi promovido ontem pelo clube de negócios do World Trade Center SP para identificar parcerias da indústria têxtil até o petróleo e gás. Ainda neste ano, o clube trará grupos de Cingapura e África do Sul.

Um comentário:

Unknown disse...

Murilo, vcê sabe onde acho esse documento da PricewaterhouseCoopers?
No site deles não encontrei.

Obrigado