quinta-feira, maio 27, 2010

PAINEL DA FOLHA

Suplicy x Suplicy
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 27/05/10

A nota do PDT rejeitando a possibilidade de uma chapa pura petista para o governo de São Paulo, com Eduardo Suplicy como vice de Aloizio Mercadante, foi discretamente estimulada por Marta Suplicy, que combate a ideia desde o nascedouro, porque implicaria compensar a sigla com a vaga de primeiro suplente em sua chapa para o Senado. A ex-prefeita deseja colocar nesse lugar um nome que lhe permita, se eleita, não ficar presa à cadeira por oito anos.
Além de tentar convencer Antonio Palocci a aceitar a missão, Marta conversou com Paulinho da Força sobre como julga natural que o PDT exija a vice. Ontem, ligou para o deputado após a divulgação da nota.


A três. Em Nova York, Marta conversou com Dilma Rousseff e Palocci sobre a ideia de torná-lo suplente. A ex-ministra não se opôs. Ele não disse que não. Mas também não disse que sim.
Em termos. O PDT não descartou de saída a oferta da suplência por saber que Marta tem mais chances do que Mercadante de se eleger. Mas há no partido quem ache complicado ficar apenas com isso, enquanto o PC do B terá o outro candidato ao Senado da aliança.
Assim será. Presidente do PDT, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) deu recado à direção nacional do PMDB: se a seção gaúcha do partido apoiar José Serra (PSDB), os pedetistas abandonarão a candidatura do peemedebista José Fogaça ao governo.
Uni-duni-tê. O DEM gravou duas versões do programa que irá ao ar hoje: uma com participação mais explícita de Serra e outra em que o tucano aparece de forma discreta. A versão entregue à geradora é mais "power".
Meu cara. Quando afirma que permanecerá até o fim na disputa pelo governo de Minas Gerais, o ex-ministro Hélio Costa (PMDB) costuma repetir um argumento: pesquisas apontariam Lula como um transferidor de votos ainda mais poderoso do que Aécio Neves no Estado.
Será? Os que torcem por um acordo entre Jader Barbalho (PMDB) e a governadora Ana Júlia (PT) ganharam um alento: setores do PMDB do Pará passaram a defender que, se for para ter candidato, ele deve ser o próprio Jader. E o deputado acha mais seguro tentar o Senado.
Corda bamba. Quem conversou com Lula ontem sobre o reajuste dos aposentados saiu com a impressão de que há poucas chances de as coisas ficarem como estão. Até para poder sustentar o discurso de que é rígido no controle das contas públicas, dificilmente o presidente abrirá mão de algum tipo de veto. Ou então apresentará na hora a conta mostrando em que outro setor vai cortar.
Acelera 1. O governo abriu nova ofensiva contra a paralisação de obras pelo TCU. Quer mudar o parâmetro de medição de preços, passando da regra atual, baseada no valor unitário de produtos e serviços, para um cálculo do valor global da obra, que seria feito com base em pesquisas de mercado.
Acelera 2. A intenção é modificar as regras do cálculo de preços já na Lei de Diretrizes Orçamentárias. A tabela de valores unitários é uma das armas para identificação de superfaturamentos e sobrepreços de obras.
Só pensa naquilo. O ministro José Temporão ganhou notoriedade entre os participantes de evento da área da saúde, em Genebra, por ficar grudado no celular de olho no "vacinômetro", serviço do SUS que informa em tempo real quantas pessoas já foram vacinadas contra a gripe suína no Brasil.

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA
tiroteio
Separar o público do privado nunca foi o forte nem do PT nem de Lula. O presidente não cometeu ato falho. Só disse o que pensa.

DO DEPUTADO PAULO BORNHAUSEN (DEM-SC), sobre o discurso em que Lula chamou a estatal TV Brasil de "minha TV".
contraponto
Bancada do deixa disso Em visita à Câmara ontem, como integrante da comissão que foi pedir a votação final da emenda que pune com rigor o trabalho escravo, o ator Wagner Moura perguntou a Chico Alencar (PSOL-RJ):
-O deputado Fraga está aqui?
-Neste momento não, mas ele só fala sobre "Tropa de Elite 2". Queria ser comparado ao capitão Nascimento, não ao deputado corrupto chamado Fraga....
-O personagem não é assim. Vou explicar a ele...
Vanderlei Macris (PSDB-SP) resolveu intervir:
-É melhor a gente ir junto. O Fraga anda bravo!

Nenhum comentário: