quinta-feira, abril 22, 2010

PAINEL DA FOLHA

"Novas barrageiras" 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 22/04/2010

Após o resultado do leilão de Belo Monte, a Casa Civil enviou recados duros às três maiores empreiteiras do país -Odebrecht e Camargo Corrêa, que desistiram de participar, e Andrade Gutierrez, do consórcio perdedor. No entender do governo, a construção da usina mostrará ao país que acabou o oligopólio das gigantes do setor. Se depender de Lula, Belo Monte será feita por empresas menores, "as barrageiras dos novos tempos", na definição de um colaborador do presidente. A estratégia, acredita o Planalto, elevará a concorrência, barateando as obras. Há fila de construtoras menores interessadas em Belo Monte. Atônitas, as grandes dizem não entender a "ira" do governo. E apostam que a administração -a atual ou a próxima- acabará implorando a elas que voltem ao jogo .
Domador 1O PSB escalou seu vice-presidente, Roberto Amaral, para discutir com Ciro Gomes a delicada questão do destino eleitoral do deputado. Eles conversaram ontem por telefone e marcaram encontro hoje em Brasília.
Domador 2Há no PSB quem pense em oferecer a Ciro, uma vez fora da disputa presidencial, o cargo de coordenador das campanhas do partido nos Estados.
PlataformasAusente do Twitter durante o dia, José Serra reapareceu quando Dilma Rousseff começou sua entrevista a José Luiz Datena na Band. Não tocou no nome da adversária, mas falou sobre exílio enquanto ela relatava ter sido torturada na ditadura.
PessoalEm entrevista à rádio Jornal de Pernambuco, Dilma contou que está "num esforço grande para perder três quilos" e que teve de parar com as aulas de Pilates. Confessou ainda não ter achado a tradicional "buchada" nordestina "a melhor coisa do mundo", diferentemente do que Lula havia lhe dito.
ReciclagemDepois de o PT acusar José Serra de copiar "o Brasil pode mais", usado em discursos de Lula e de Dilma, vem o PSDB lembrar que "Compromisso com o futuro", título de artigo assinado pela ex-ministra na revista "Veja", foi slogan de Mário Covas em 1994. Tucanos observam ainda que "a favor do Brasil", cogitado pelas campanhas de Aloizio Mercadante e Marta Suplicy, é a "assinatura" de comerciais do PSDB.
Ventilador 1Em cerimônia ontem no STF, o vice-presidente José Alencar contrariou o coro governamental pró-palanque único em Minas: "O Hélio (Costa, do PMDB) é uma das alternativas, mas é o eleitor quem vai escolher porque tem o Patrus, o Pimentel... (ambos do PT)".
Ventilador 2Alencar saiu em defesa da eleição prévia que o PT mineiro fará para decidir entre Patrus e Pimentel, mesmo contrariando a direção nacional: "É uma oportunidade para que todos falem".
I'll be backEm sua primeira aparição pública pós-renúncia ao governo do DF, Paulo Octávio avisou que voltará à política: "Agora é esperar um pouquinho. Volto na próxima." Também ele foi ao evento do Supremo comemorativo dos 50 anos de Brasília.
Há 50 anosO presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), conta que foi o primeiro deputado a se mudar para Brasília, em dezembro de 1959. Ele lembra que a UDN, seu partido na época, tentou demovê-lo da ideia, por ser contra a nova capital. "Sou a favor e vou", Sarney respondeu. Vinda do Rio, sua mudança se perdeu no caminho, e quando chegou, meses depois, estava toda quebrada.
ConsoloDerrotado na eleição indireta que escolheu o novo governador do DF, o ex-interino Wilson Lima (PR) será indicado conselheiro do Tribunal de Contas local.
ApitoO PSDB do Pará, que terá Simão Jatene como candidato ao governo e Flexa Ribeiro ao Senado, colocou no ar inserções responsabilizando Ana Júlia (PT) pelas condições do estádio do Mangueirão e pelo fato de Belém ter ficado fora da Copa-2014.
Tiroteio
Não se pode admitir que um agente do Estado defenda a teoria do fato consumado enquanto há processo judicial em curso. Se fosse assim, não haveria necessidade de Poder Judiciário.
Contraponto 
Tudo menos isso 
Arthur Virgílio (PSDB-AM) dava entrevista a uma emissora de televisão quando uma excursão de estudantes vindos do município goiano de Cristalina irrompeu nos corredores do Senado.

Diante da câmera, o tucano deixou uma resposta pela metade para brincar com as crianças:

-Vocês são jornalistas ou senadores?

Um menino mais atirado respondeu:

-Eu sou presidente!

-Ah! Então você é José Sarney- devolveu Virgílio.

O menino encerrou o papo:

-O do bigode? Deus me livre!

Nenhum comentário: