sábado, março 06, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Shoppings esperam alta de 7% nas vendas no 1º trimestre


FOLHA DE SÃO PAULO - 06/03/10




Com os bons resultados da liquidação de verão, que termina na primeira quinzena de março, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) prevê que as vendas desse segmento do varejo apresentem crescimento de aproximadamente 7% no primeiro trimestre deste ano -período que é normalmente desfavorável- em relação a 2009.
"No ano passado, o país estava em plena crise nesta época, o que deixa a base de comparação fraca; mesmo assim, o atual desempenho é bastante positivo", comemora Nabil Sahyoun, presidente da entidade.
É principalmente à melhora das condições da economia brasileira, com aumento do emprego e da renda, que os lojistas creditam a alta no faturamento nos três primeiros meses do ano.
Para 2010 todo, a projeção da Alshop é de expansão de cerca de 15% nas vendas. A abertura de novos empreendimentos deve ajudar o segmento a atingir tal objetivo: enquanto em 2009 foram inaugurados 22 shopping centers no país, neste ano devem ser 44.
A região Sudeste continuará concentrando os lançamentos, porém com mais destaque para as cidades do interior dos Estados com mais de 150 mil habitantes, já que as capitais se encontram saturadas.
Brasil lidera otimismo em setor imobiliário
Os brasileiros são os mais otimistas com o mercado imobiliário neste trimestre, segundo levantamento do órgão britânico Royal Institution of Chartered Surveyors, realizado com profissionais do setor em 25 países.
A pesquisa mostra que os brasileiros são os que esperam a maior queda no número de arresto de residências ou de propriedades que são colocadas à venda pelo credor -ou seja, casos em que o proprietário não consegue manter o pagamento em dia.
Em somente outros cinco países, existe expectativa otimista para o setor, que continua a sofrer os efeitos da crise econômica global.
Na outra ponta do levantamento, os profissionais de Estados Unidos e Japão são os que esperam a maior alta na venda de imóveis por dificuldades financeiras.
O ritmo de avanço de entrada no mercado desse tipo de imóvel está se desacelerando no mundo, mas pode voltar a subir quando os países elevarem os juros, o que vai tornar o crédito mais caro, aponta a pesquisa.
OVO À BRASILEIRA

A Lindt no Brasil não quer ser só o "chocolate de quem volta de viagens internacionais". Para atingir a meta de crescimento de 30% com a Páscoa, a empresa abandonou o estilo europeu de outros anos -era uma metade de ovo que vinha deitado em uma cestinha coberto de bombons- para trazer um ovo à brasileira. A marca cresceu 10% em 2009. Neste ano, a empresa vai investir em distribuição e novos produtos, como a linha "Petits Desserts" (Pequenas Sobremesas), de mousse de chocolate. "O Brasil é o principal país para a empresa na América Latina, excetuando o México, e é um dos mais importantes no ranking, sem contar Europa e EUA. Sobe a cada ano", diz Camila Corsini, que está à frente da marca no Brasil.
NOS TRILHOS

A Vale está colocando em teste um novo simulador de trens que reproduzirá, em imagens tridimensionais, as quatro ferrovias da empresa no país. O software, desenvolvido em parceria com a USP, será usado para o treinamento de maquinistas. Na avaliação da empresa, ele aumenta a segurança da operação e diminui o desgaste dos trens, pois permite que os funcionários tenham compreensão mais ampla do funcionamento. Ademais, o sistema oferece a possibilidade de treinamento, sem riscos, da condução em situações adversas. "É possível fazer o maquinista passar por dificuldades que, na prática, levaria anos para enfrentar", afirma Gustavo Mucci, gerente-geral de inovação e desenvolvimento ferroviário da Vale. Em cada simulação, são reproduzidas características como a aderência da roda aos trilhos e a eficiência de frenagem do veículo. Além dos R$ 2,5 milhões já investidos no projeto, a empresa prevê aporte de mais R$ 1 milhão para o desenvolvimento de módulos com grau de dificuldade maior.


com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, DENYSE GODOY, ÁLVARO FAGUNDES eDENISE MENCHEN

Nenhum comentário: