sexta-feira, fevereiro 12, 2010

PAINEL DA FOLHA

Cavalo de pau

Renata Lo Prete -

Folha de S.Paulo - 12/02/2010


Pouco antes de o STJ determinar a prisão de José Roberto Arruda, estava em curso no Distrito Federal uma operação para fazer o vice, Paulo Octávio, submergir. Com uma série de denúncias nas costas, o empresário fora orientado tanto por políticos quanto por advogados a se manter longe do epicentro da crise. Tinha viagem marcada para os EUA.

A saída do governador por via judicial mudou o plano. Pesou na decisão de "PO" a ideia de que a renúncia seria uma espécie de confissão de seu envolvimento no escândalo. Além disso, a perspectiva de uma eventual intervenção federal pode encurtar sua permanência no cargo, aliviando as pressões.

Sala vip
"PO" monitorou a prisão de Arruda a partir do escritório do advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. De lá, falou mais de uma vez por telefone com o agora governador afastado.

Afasta de mim
De um cardeal do DEM, sobre os caminhos abertos pela prisão de Arruda: "Para nós, o melhor seria a intervenção federal".

Mais um
Piada instantânea ouvida ontem em Brasília: "o PMDB já está de olho no cargo de interventor".

Íntimo...
Um dos argumentos que embasaram o pedido de prisão feito pela Procuradoria Geral da República foi a proximidade de Arruda com os agentes da suposta tentativa de subornar Edson Sombra para atrapalhar as investigações sobre o mensalão candango. O secretário particular Rodrigo Arantes era tratado como filho do governador.

...e pessoal
Haroaldo Carvalho, diretor da Companhia Energética de Brasília, atuou como cabo eleitoral de Arruda, de quem é amigo desde os anos 80. Antonio Bento da Silva, preso na semana passada, também era da CEB.

Churrasco
Em depoimento à PF, Bento se referiu a Haroaldo. Disse que, na ocasião do flagrante, estava "na festa de casamento de um amigo" no Porcão. Era o próprio.

Deu pau
Segundo quem viu a nova leva de vídeos nas mãos dos procuradores, há cena de Márcio Machado, ex-secretário de Arruda, enchendo uma pasta de laptop com maços de dinheiro.

Outro lado
Paulo Octávio nega ter levado Marcelo Toledo, suspeito de operar o mensalão candango, para uma conversa com Arruda.

Remendo
De um petista que irá ao Sambódromo do Rio sobre o infortúnio da Beija-Flor, cujo enredo comemora os 50 anos de Brasília: "A escola será obrigada a improvisar uma ala dos panetones".

De molho
Mas nem tudo é piada no PT-DF. Antes mesmo da prisão de Arruda, a candidatura do neopetista Agnelo Queiroz ao governo já fazia água. A recente e descontraída conversa com o gravador-geral Durval Barbosa ajudou a complicar a situação do ex-ministro do Esporte.

Elo perdido
Quem aposta nas chances de Paulo Octávio se segurar no cargo alega que Durval teria interesse em preservar o agora governador, na tentativa de aproximá-lo de Joaquim Roriz (PSC).

Esboços
Uma ala do DEM no DF flerta com a possibilidade de o secretário Alberto Fraga (Transportes) herdar o espólio eleitoral de Arruda, saindo candidato com Maria de Lourdes Abadia (PSDB) na chapa para o Senado. Seria um desenho de palanque para José Serra, cujo partido tem negociado com Roriz.

Telhado
Candidata à reeleição no Pará, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) anunciou ontem que doará a Granja do Icuí, residência oficial na qual ela não mora, para a construção de casas populares. "Faz muito mais sentido construir centenas de casas naquela imensa área."

Tiroteio
Brasília sempre alegou como desculpa que os bandidos vinham de fora. Agora é humilhada, pois tem uma gangue inteira para exportar.

Contraponto

Quem fala o que quer...
Em discurso ontem no Show Rural, feira realizada no município paranaense de Cascavel, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, defendeu as realizações do governo federal para o setor agropecuário. Logo em seguida, o governador Roberto Requião cutucou:

-Eu mesmo votei no Lula quatro vezes, mas vejam só se é possível esse presidente do Banco Central: dirige uma associação internacional de bancos...

Bernardo pegou o rebote:

-Sim, o Henrique Meirelles. Vem fazendo um excelente trabalho e inclusive é do seu partido, o PMDB!

Meio sem jeito, Requião ainda tentou emendar:

-É, mais os juros ainda estão muito altos...

Nenhum comentário: