segunda-feira, janeiro 11, 2010

RICARDO BOECHAT

O homem do campo

REVISTA ISTO É


Valmir Campelo de Bezerra é quem fiscalizará no Tribunal de Contas da União os gastos públicos relativos à Copa de 2014 no Brasil. Ministro mais antigo na corte, foi escolhido por unanimidade. Ele é fã de futebol. Quando administrador regional do Gama, cidade-satélite de Brasília, de 1974 a 1981, criou um estádio para o clube local, batizado pela população de Bezerrão.

MPB
Velho vício

Desconfia-se que as quedas constantes de vendas de CDs, afetando os resultados das gravadoras, sepultaram no Brasil o jabá – dinheiro pago ilegalmente às rádios para que toquem certas músicas. Experiente empresário do show biz, Manoel Poladian garante que não. Artistas, em especial dos gêneros sertanejo e pagode, passaram a oferecer shows de graça às emissoras. Algumas exibições, vendidas na praça, reforçam até o caixa das rádios.

Judiciário
Na telinha

Depois da TV Justiça, o STF colocará no ar uma nova emissora: . Jus. O carro-chefe da programação será o programa “Saber Direito”, com orientações aos telespectadores sobre como agir para reivindicar algo na Justiça. Aulas e sessões dos tribunais terão também destaque nas transmissões, em sinal aberto. Brasília (canal 52) e São Paulo (canal 56) conhecerão a novidade já em fevereiro.

Política
De fora

Revelação do ministro Marcio Fortes, das Cidades, numa conversa na quarta-feira 6, no Aeroporto de Brasília: “Vou permanecer no cargo até dezembro, se o presidente Lula quiser.” O único representante do PP no governo não entrará na disputa por uma cadeira de deputado federal nas eleições de outubro, apesar do forte envolvimento de sua pasta com as obras do PAC.

Refrigerantes
Consumo infantil

Associações de fabricantes de bebidas não alcoólicas de vários países vão se reunir em abril, no Rio de Janeiro. De 14 a 16, empresários buscarão harmonizar as regras da publicidade de refrigerantes ­destinados a crianças.

Tecnologia
Rapidez

E por falar em mídia, os clientes do Banco do Brasil passarão a acessar dados de suas contas por sinal digital de tevê aberta. O lançamento será feito até o Carnaval. A solução permite ainda realizar algumas transações, como transferências e pagamentos.

Esporte
Para subir

A Confederação Brasileira de Atletismo vai contratar mais treinadores estrangeiros para melhorar a capacitação de nossos esportistas, de olho em melhores resultados nas Olimpíadas de 2012 (Londres) e 2016 (Rio). Doze profissionais estão acertados. A entidade mira ainda na repatriação de técnicos brasileiros. Com Luis Carlos Oliveira está tudo ok. A conversa nesse início de ano é com Carlos Alberto Cavaleiro, que trabalha há anos no Qatar.

egurança Pública
Contra o silêncio

A OEA recebeu um apelo da ONU. Foi chamada a sensibilizar 34 países das Américas para que enviem às Nações Unidas informações sobre crime e violência. Os dados servem para avaliar as políticas de segurança pública no mundo. O Brasil é um dos que estão em débito: desde 1994 não manda essas estatísticas. A omissão será debatida num encontro em Buenos Aires, de 10 a 12 de fevereiro, promovido pelas organizações.

Futebol
Xerife do Mundial

Gente graúda que circula dentro e fora dos corredores da CBF comenta que o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, pode vir a cuidar da segurança da Copa no Brasil, em 2014. O convite de Ricardo Teixeira lhe permitiria ficar na PF até o fim do governo Lula.

Hemoderivados
Na mosca

O governo estuda acionar na Justiça o Laboratório Francês de Biotecnologia, que desistiu agora em dezembro de processar o plasma brasileiro no Exterior. Saiu após não obter reajuste da ordem de 50% no contrato com o Ministério da Saúde. Octofarma e Meizsler, derrotados na licitação, anteviram que o LFB não seguraria os US$ 168 cotados por litro de plasma processado. Uma nova concorrência levará meses.

Energia
Como fica

Lula manterá na íntegra o projeto aprovado no Congresso instituindo a tarifa social de energia elétrica. Serão três as faixas de desconto: quem gasta menos de 30 kWh a cada 30 dias terá desconto de 65%. Entre 31 kWh e 100 kWh, por mês, o abatimento será de 40%. De 101 kWh a 220 kWh, 10% de incentivo. Para receber o benefício, a renda mensal da família tem que ser inferior a meio salário mínimo.

Política
Meta

Para tucanos paulistas, Geraldo Alckmin tem dito que Aécio Neves desistiu de sua pré-candidatura à Presidência da República para realizar um sonho pessoal: ser o político brasileiro eleito com o maior número de votos numa disputa para o Senado. O título hoje está nas mãos de Aloizio Mercadante.

Estrangeiros
Quase uma ONU

O Brasil continua sendo um país que atrai pessoas de todos os lugares. Prova recente disso foi a anistia que o governo acabou de oferecer. Imigrantes de 133 países correram à Polícia Federal. Há dados curiosos nos registros. Como, por exemplo, o fato de 90% dos senegaleses terem se cadastrado no Rio Grande do Sul.

Loteria
Queda de braço

Não acabou a disputa pelo mercado de loterias no Rio de Janeiro. Responsável pela venda das Raspadinhas da Loterj, a Hebara está notificando judicialmente a Caixa Econômica Federal, a quem acusa de lançar um bilhete instantâneo (“É do Rio”) idêntico ao que comercializa. A empresa carioca fala em “concorrência desleal e infração de marca, com intenção de induzir o consumidor
a equívocos”. A briga promete.

Cultura
No prelo

As cartas que Carlos Drummond de Andrade e Hermínio Bello de Carvalho trocaram durante anos vão virar tema de livro. A obra será publicada em março, quando o poeta, produtor musical e compositor completa 75 anos. As correspondências foram encontradas casualmente nos arquivos da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Nenhum comentário: