sexta-feira, janeiro 15, 2010

PAINEL DA FOLHA

Porta de saída

SILVIO NAVARRO
Folha de S. Paulo - 15/01/2010

Governistas que acompanham a escalada de críticas de Reinhold Stephanes (Agricultura) ao governo, por conta do Programa Nacional de Direitos Humanos, afirmam que ele já emitiu todos os sinais de que deverá deixar o ministério antes de abril -prazo legal para a desincompatibilização. Stephanes tentará novo mandato de deputado pelo PMDB do Paraná. Sua base eleitoral é majoritariamente formada de ruralistas.
Aliados do ministro dizem que ele se queixou das articulações da ala do PMDB ligada ao presidente da Câmara, Michel Temer (SP), que já teria sugerido o nome de Wagner Rossi, presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), para sucedê-lo, descartando o adjunto, José Gerardo Fontelles.



Infiltrado. Em conversas reservadas sobre as críticas abertas de Stephanes, Lula brincou com auxiliares: "É o nosso ministro de oposição".

Tabuleiro. O presidente sinalizou a assessores que deverá abrir três exceções à ideia de substituir os ministros que sairão para disputar as eleições pelos secretários-executivos das pastas. São elas: Justiça, Integração Nacional e Previdência Social.

Recado. Resolvida a polêmica sobre o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos, que apesar de levar a assinatura de 26 ministros não foi encampado no governo, Lula fez questão de citar um a um os auxiliares presentes anteontem no evento de lançamento do PAC da Copa.

Haiti 1. Após mandar um hospital de campanha, medicamentos, água e alimentos em socorro às vítimas, a Aeronáutica preparou a segunda fase do plano de emergência com o envio ao país do Mapre (Módulo de Alimentação em Pontos Remotos), um "restaurante de guerra".

Haiti 2. O modelo foi utilizado pelo Exército durante a operação de resgate das vítimas do acidente da GOL na Serra do Cachimbo (região amazônica) em 2006. É capaz de suprir a alimentação do efetivo militar por até 30 dias, com tecnologia de acondicionamento de comida desidratada em contêiners.

Esqueceram de mim. O ministro Geddel Vieira Lima (Integração) se irritou com a convocação da reunião para tratar das obras da Transnordestina ontem, justamente o dia da tradicional Lavagem do Bonfim na Bahia, que reuniu todos seus adversários políticos. Na última hora, ele acabou sendo liberado por Lula.

Passar bem. Aloizio Mercadante (PT) responde à pressão do grupo ligado a Marta Suplicy, que colocou na praça a versão de que o nome dele é o melhor para disputar o governo: "Vou de senador. Não quero reabrir essa discussão".

Justificativa. O senador (32% no Datafolha) alega à direção do PT, para ira dos martistas, que Dilma Rousseff, se eleita, não teria a habilidade de Lula e precisaria de uma bancada articulada na Casa.

Modo petista. Diferentes correntes do PT explicam o empenho de aliados da ex-prefeita em lançar logo a candidatura de Mercadante ao Bandeirantes: nesse cenário, ela disputaria o Senado e não arrebanharia os votos de pelo menos quatro deputados que tentarão a reeleição.

Plano C. Com a aliança PV-PSDB-DEM no Rio, o PSOL voltou a falar em Heloísa Helena para a Presidência.

3D. Piada que correu ontem durante instalação da CPI do Panetone na Câmara Legislativa: a Durval (Barbosa) Filmes lançará o "Abafar", em referência ao domínio de aliados de José Roberto Arruda para esfriar a investigação.

Cronologia. O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) enviou emissários à CPI para tentar negociar que o depoimento de Durval Barbosa se limite à gestão Arruda.

Tiroteio

A "cidade limpa" do Kassab é só uma fachada. O paulistano é punido diariamente pela incompetência gerencial da prefeitura.

Do vereador ANTONIO DONATO (PT), sobre a decisão da Prefeitura de São Paulo de adiar a instalação de contêiners de lixo nas ruas.

Contraponto

Tamanho "GG"


O presidente Lula discursava no evento de lançamento da segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida para cidades com menos de 50 mil habitantes, na terça-feira, quando resolveu fazer piada com a forma física de alguns petistas. Ao comentar a dificuldade para fazer chegar postes de luz a regiões do interior do país, citou como solução uma fábrica que passará a fazer postes de lã de vidro.
-Porque esse tipo de poste pesa só 130 quilos...
Em seguida, olhou para o rechonchudo Cândido Vaccarezza (SP) e disparou para gargalhada da plateia:
-Um cara como o Vaccarezza pesa mais que o poste!
Em tempo: o deputado petista afirma pesar 134 quilos.

Nenhum comentário: