terça-feira, janeiro 19, 2010

MÔNICA BERGAMO

Contra o relógio

FOLHA DE SÃO PAULO - 19/01/10



As escolas de samba de SP tentam descascar um abacaxi. A menos de um mês do Carnaval, ainda não sabem quem serão os jurados dos desfiles. É que algumas agremiações, como a Mancha Verde, querem renovação quase total do quadro. Outras querem fazer como todos os anos -trocar apenas um ou outro desafeto.

A maior polêmica é sobre como prospectar os novos jurados -que passam por um treinamento para assumir o posto. Uma das ideias é recrutar estudantes universitários de cursos como artes e história.

HARMONIA, NOTA 5 O assunto é mais um dos que têm causado conflito entre a Liga das Escolas de Samba (com Mocidade Alegre, X-9 etc.) e a Superliga, dissidência formada há dois anos (com Gaviões da Fiel, Vai-Vai etc.). Elas desfilam e disputam juntas, mas até os sambas-enredo foram lançados em CDs e DVDs diferentes.

FESTA NA AVENIDA E a escola de samba campeã do Carnaval de São Paulo fará a festa de comemoração no próprio sambódromo, logo depois da apuração, na terça-feira da folia. Segundo a Liga, muitas escolas não têm estrutura para receber com segurança as cerca de 10 mil pessoas que se reúnem nesse tipo de festa.

IPTU DA PISTA Ex-proprietários de terrenos em Guarulhos onde hoje está construído o aeroporto internacional quase caíram de costas -receberam carnês com cobrança de IPTU da área, desapropriada há décadas. A prefeitura de Guarulhos diz que foi um "erro de sistema". E cancelou a cobrança.

AS BOAS DE MEIRELLES O filme "Xingu", nova produção da O2 Filmes, de Fernando Meirelles, será rodado entre junho e agosto deste ano. O longa, sobre os irmãos Villas Bôas, será dirigido por Cao Hamburger. "Em 2011, o Parque Indígena do Xingu faz 50 anos e será nossa homenagem aos irmãos que o criaram", diz Meirelles.

ALVINEGRO Pedido do DJ colombiano Erick Morillo à produção da feira de música eletrônica Rio Music Conference, que acontece em fevereiro, na capital fluminense: circular a bordo de uma "Mercedes branca conduzida por um motorista negro, de preferência com menos de 40 anos de idade".

DE QUADRO E CUIA A galeria Emma Thomas, na rua Augusta, está de mudança. Em abril, ela se instala em um galpão no bairro de Campos Elíseos, junto com a galeria Baró. Antes, no próximo dia 21, inaugura, na sede atual, a exposição "Hopes and Dreams", de Marcio Simnch.

MICHELANGELO NO ES O Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo, vai abrigar em março uma exposição de Michelangelo. Na mostra, serão exibidas 38 peças e seis desenhos originais.

NÓRDICOS O design da Finlândia é o tema da mostra que o Instituto Tomie Ohtake inaugura em março, com organização do museu de Helsinque. Serão expostas mais de 200 peças, entre mobiliário, tecidos e vidros, de designers consagrados e contemporâneos do país.

CADARÇO Alexandre Birman vai abrir, em março, a primeira loja da grife de sapatos que leva seu nome. Será na rua Oscar Freire, na quadra entre a Bela Cintra e a Haddock Lobo.

SPFW

"Só não vem com nome difícil" Antes do desfile de Fause Haten na São Paulo Fashion Week, no domingo, uma produtora escolhe modelos para o programa de entrevistas da top Fernanda Tavares na Fashion TV. "Só não me vem com sobrenome difícil porque a gente erra e é o maior mico", diz a modelo.


Minutos antes, o prefeito Gilberto Kassab assiste com um sobrinho ao desfile da Osklen e comenta os microshorts e calças saruel usados pelos modelos masculinos. "Eu não usaria. É uma moda pra jovens. Tudo tem seu tempo", diz. Kassab não desperta grande atenção da imprensa de moda. "Fazem ele parar aqui e não perguntam nada", queixa-se Graça Cabral, diretora institucional da SPFW.


Mais barulho causava o cantor Dinho Ouro Preto após período de recolhimento desde que sofreu traumatismo craniano ao cair do palco no ano passado. Uma jovem da organização do desfile da Cavalera, na Galeria do Rock, estava destacada só para guardar a cadeira dele. "Eu tô na função de sentar o Dinho", diz a uma convidada que pedia ajuda para se sentar e reclama: "As pessoas colocam a bolsa em cima do banco e falam que está reservado. E já pegaram todos os brindes".


Dinho falava sobre a recuperação: "Ainda não tenho força muscular para cantar, mas em março coloco voz num CD e quero fazer shows". No mesmo desfile, jovens de visual rasta e emo dividiam espaço com os modelos -eram profissionais da Galeria do Rock. Ganharam cachê? "Claro. Mas de modelo C [em torno de R$ 500]", diz Turco Loco, dono da marca.


Entre os desfiles, celebridades comentam com poucas palavras o tema desta SPFW, "convergência de linguagens". Raí, ex-jogador: "Achei muito interessante. O evento ganhou muita importância e gera discussão". Qual? "Eu estava viajando e não consegui acompanhar muito, mas espero me atualizar durante a semana."

Após o desfile da Colcci, a top Alessandra Ambrosio diz entender o fato de o ator Cauã Reymond ter provocado mais aplausos e gritinhos do que ela. "É inevitável. Se a Anna Wintour [editora da "Vogue" americana] botou uma atriz na capa da revista, a gente tem que seguir a tendência. Estamos num mundo de celebridades."

CURTO-CIRCUITO A MOSTRA "Léxico", de Angela Detanico e Rafael Lain, será inaugurada hoje, às 20h, na galeria Vermelho. DADO SALEM e Viktor D. Salis autografam o livro "As Orelhas do Rei Midas" hoje, às 19h, na Livraria Cultura da av. Paulista. O PORTAL internacional de tendências de moda WGSN promove seminário amanhã, às 9h, no shopping Iguatemi. AS MARCAS Agilità, Jolie Jolie, Guaraná Brasil, Tempo 4, Skillpy, Marília Capisani, Lix, Maria Quitéria, SIS e Dialetto lançam suas coleções de inverno até o dia 30 no Galpão 8.

Nenhum comentário: