sábado, dezembro 12, 2009

BRASÍLIA -DF

Brasas no ninho

CORREIO BRASILIENSE - 12/12/09

As últimas pesquisas de opinião acirraram a disputa interna entre os tucanos paulistas. Certo de que o governador José Serra (PSDB) será candidato e o vice Alberto Goldman, também tucano, assumirá o Palácio dos Bandeirantes, o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), retomou as articulações para ser o candidato tucano ao Palácio dos Bandeirantes. Tem de pronto a solidariedade do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), a quem apoiou contra Geraldo Alckmin, na disputa pela administração da capital.
Candidato natural, devido à força eleitoral que ainda tem no estado, principalmente nos municípios do interior, Alckmin colecionou desafetos ao ocupar o Palácio dos Bandeirantes. E empurrou a fila para trás ao perder duas eleições seguidas, em 2006 (Presidência da República) e em 2008 (prefeitura de São Paulo). Entre os serristas, porém, há duas correntes: uma avalia que é melhor um bom acordo com Alckmin para garantir a retaguarda eleitoral de Serra; outra, que Aloysio pode manter esses votos com alianças muito mais amplas do quer as do ex-governador.

Chance// Por causa da saúde do prefeito de Goiânia, Íris Rezende, caciques do PMDB goiano elevaram a cotação do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para disputar o governo estadual. Apesar de se recuperar de uma operação, Rezende não se licenciou do cargo.

Ressentimentos
Quem alimenta os ressentimentos tucanos contra Alckmin é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que somente não é candidato a governador por causa do alto risco que é deixar a prefeitura para uma eleição incerta. No PMDB, a ala ligada ao presidente da legenda, Michel Temer, também tem diferenças com o ex-governador e trabalha pela candidatura própria do ex-prefeito de Osasco Francisco Rossi.

Caso pensado
Não foi descuido o comentário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o PMDB, no qual disse que a legenda tem todo o direito de exigir a vice, mas sugeriu que o partido, em março, prepare uma lista tríplice e apresente à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), para que ela escolha um nome. Mirou no presidente do PMDB, Michel Temer, ao dizer que não pode ser “alguém que não tenha afinidade com ela, porque aí será a discórdia total”. Na verdade, Lula começa a rever sua estratégia para a ministra.

Consolação
O vice-presidente José Alencar é mesmo carne de pescoço. Apesar do câncer nos intestinos, contra o qual luta há anos, não pretende pendurar as chuteiras no PRB. Deixará o cargo em março para se candidatar ao Senado, por Minas. Com isso, o presidente da Câmara será o substituto eventual de Lula.

Maragato
O senador Pedro Simon, do PMDB-RS, foi à tribuna, ontem, protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve a censura ao jornal O Estado de São Paulo. O centenário diário continua impedido de publicar notícias a respeito da investigação da Polícia Federal sobre atividades do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney. Simon foi ministro da Agricultura do governo Sarney.

Dá cá
Deputados da bancada fluminense cogitam brigar por uma maior fatia da Contribuição de Intervenção sobre Domínio Econômico (Cide), o imposto dos combustíveis, para atenuar perdas nas receitas com royalties no marco regulatório do pré-sal. O Rio de Janeiro arrecada 80% do tributo federal, mas fica com apenas 2,5% do bolo. Em outubro, por exemplo, recolheu R$ 618 milhões à União e recebeu R$ 15,5 milhões

Leão/ A partir de abril, a Receita Federal incluirá automaticamente no Cadastro de Inadimplentes da União (Cadin) as empresas que reconhecem a dívida com o Fisco. As empresas inscritas nesse cadastro não poderão obter financiamentos nem renovar contratos bancários, além de não terem acesso à Certidão Negativa de Débitos, documento que atesta o cumprimento das obrigações fiscais.

Esperada/ Após a reunião de quinta-feira, convocada para avaliar a desfiliação do governador José Roberto Arruda, dirigentes do DEM frisaram que a saída voluntária havia sido a primeira opção posta à mesa antes da abertura do processo de expulsão. A expulsão de Arruda já era dada como certa.

Barrigou/ Em conversa recente com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que jogará para 2010 a decisão sobre o ocupante da vaga de ministro no Superior Tribunal Militar (STM). Dos seis concorrentes ao posto, cinco são das carreiras da Advocacia-Geral da União (AGU).

Independente/
Ricardo Pires, empresário do ramo de informática, foi eleito presidente do PPS-DF pelo diretório regional. Sua empresa não tem contratos com o GDF.

Nenhum comentário: