quarta-feira, novembro 25, 2009

TOSTÃO

Arruinados pelo sucesso


JORNAL DO BRASIL - 25/11/09



Os times que podem ser campeões lembram al gumas pessoas, descritas pela psicologia, que se sentem tristes, amarguradas e não merecedoras de suas conquistas. Fazem tudo para perder o que obtiveram com esforço e de acordo com a lei. São os arruinados pelo sucesso.

Alguém vai ter de levantar a taça. Os campeões terão ainda o direito de fazer os discursos tradicionais, de que foi a vitória do grupo, de que calaram a boca dos críticos e de que o título foi consequência de planejamento. As qua lidades do campeão serão exaltadas. Nenhuma deficiência será lembrada. Certamente, al gum torcedor vai atravessar o campo de joelhos, tirar as redes e se dependurar nas traves.

A melhor e mais emocionante partida da última rodada foi a vitória do Botafogo sobre o São Paulo, mais pelas viradas e pelos belos gols de Jóbson, que pela atuação coletiva das duas equipes. O líder São Paulo não fez novamente um bom jogo. O veloz e habilidoso Jóbson deve ter errado os dois chutes, já que a sua principal deficiência durante o campeonato foi a finalização.

O pior jogo foi o empate entre Atlético e Cruzeiro. Os dois times precisavam da vitória. Até o co mentarista Raul Plasmann, que costuma ser generoso e procura ver as coisas boas de um jogo, não suportou tanta mediocridade.

Os técnicos sonham em ver seu time jogar e não deixar o adversário jogar. Antônio Lo pes, treinador do Atlético, deve sonhar em ver as duas equipes não jogarem. Ele obriga o outro time a ser tão ruim quanto o seu.

Quando vejo uma partida, tento separar a qualidade e a análise técnica e tática da emoção e da importância do jogo. Não comparo com o futebol do passado e com o atual de outros países. Não sou também um repetidor, um papagaio de pirata. Enxergo e penso. Trabalhei em TV aberta e conheço a preocupação excessiva, doentia, com a audiência. Narrador tenta transformar um jogo bom em espetacular.

Dizer que o nível técnico do Brasileirão é excelente porque existe muita emoção, várias equipes disputando o título e aumento de público é, mais ou menos, dizer que as medíocres partidas entre dois times pequenos ingleses são ótimas porque o estádio é charmoso, está lotado, o gramado é perfeito, os times correm muito, e os árbitros marcam poucas faltas.

No primeiro semestre, o Co rin thians e, logo depois, o Cru zeiro foram os melhores times. Não falo isso porque o Corinthians ganhou o Paulista e a Copa do Bra sil, e o Cruzeiro foi vice na Li ber tadores. Os dois times jogaram o melhor futebol. Nas últimas 13 partidas, o Fluminense é o que joga melhor. Ao contrário do que é mais comum, Conca joga mais que é elogiado, desde quando atuava no Vasco.

Hoje, é um jogo de grande risco para o Fluminense. Risco de perder, o que é mais provável, por causa da altitude e da boa equipe da LDU, e, principalmente, risco de perder o encanto, como lembrou muito bem Juca Kfouri. Mas, se vencer, o Flumi nense vai ficar ainda mais encantado e com mais chance de fugir do rebaixamento, o que todos achavam impossível.

Nenhum comentário: