quarta-feira, novembro 25, 2009

ARI CUNHA

Lula, basta de elogios

CORREIO BRAZILIENSE - 25/11/09


Presidente Lula da Silva não para de falar. Faz sinal de apoio a quase tudo o que o presidente do Irã diz. O assunto não é do agrado do povo brasileiro. Mahmud Ahmadinejad se sente em casa. O assunto contraria críticas, já que ele diz o que pensa. Isso é bom para governante. Se Lula se desligasse dos elogios a quem não merece, estaria em boa posição até para disputar o Prêmio Nobel da Paz e se tornar líder da parte democrática do mundo. É o caso também do presidente da Venezuela, que fala por todos os poros. Ninguém adota o pensamento. Hugo Chávez é inimigo da democracia e não se posiciona para integrar o grupo de liderança dos países livres.


A frase que não foi pronunciada

“Rinha de galos é proibida. De estudantes, ainda não.

Dona Dita, pensando enquanto alivia a dor da neta.


Anúncios na TV
Empresas que mostram sua posição em propagandas na TV escondem uma coisa. O pedacinho que aparece ilegível e rápido é burla para o consumidor. Fica longe do assunto principal.

Esclarecimento
Notícia desta coluna lembra nota sobre o que foi licitado na construção do Rodoanel. Secretaria dos Transportes de São Paulo desmente pela assessoria. O assunto morre aí, sem assumir a responsabilidade. Publicamos em respeito aos leitores.

Padre Cícero
Vaticano volta a estudar a figura de Padre Cícero. Suspenso de Ordens, ainda hoje permanece no coração do povo, mesmo depois de morrer em 1934. Juazeiro do Norte continua sendo a capital da visitação religiosa de brasileiros e estrangeiros.

Despreza
Pelo menos 17 mil matriculas a menos na pré-escola de S. Paulo. Desde 2007, a administração Gilberto Kassab vive problema. Faltam vagas e a suspensão é determinada. O secretário de Educação, Alexandre Schneider, acha o impacto residual. É que em algumas regiões há mais vagas, enquanto em outras há mais crianças.

CIL
Se Elefante Branco significa uma construção sem conteúdo, esse não é o caso em Brasília. No antigo Elefante Branco funciona o Centro Interescolar de Línguas. Há o mesmo centro em outras localidades onde alunos da rede pública teem a opção de aprender inglês, espanhol e francês. Os horários são disputados, o ensino é gratuito e os professores são os melhores.

Exemplo
Benedito Pereira dos Santos é o anjo que dá aulas no horário do almoço para os terceirizados do TJDFT que não sabem ler. Uma iniciativa simples que beneficia quase 40 pessoas.

Cura
Um requerimento na Comissão de Agricultura do Senado quer uma audiência pública com a presença de um representante do ministério, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc). O autor é o senador Gilberto Goellner e o assunto será a regulamentação do uso de Aloe Vera.

Em se plantando
Na esquina democrática da terra de Marco Aurélio Garcia, o protesto será grande contra a presença do presidente do Irã. Jair Krischke, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do RS, não esconde a preocupação da aproximação do Brasil com países sem democracia. Parece que a safra de boa imagem é colhida hoje. O que o país planta para o futuro é o que incomoda.

Alô, alô
Sempre criativo, o Greenpeace instalou em pontos movimentados de Manaus orelhões itinerantes. Eles fazem ligação direta com a Embaixada dos EUA no Brasil e com o gabinete do presidente Lula. O assunto sugerido para a ligação é a participação dos dois países na COP 15, na Dinamarca, de preferência com compromissos concretos.


História de Brasília

De mais a mais, hoje é sexta-feira, dia de encruzilhada, e vatapá à meia-noite, no clube dos “esclarecidos”. (Publicado em 17/2/1961)

Nenhum comentário: