quinta-feira, novembro 26, 2009

TODA MÍDIA

De maneira adequada

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 26/11/09


Ainda ecoava, ontem no site do "New York Times", a revelação pelo assessor Marco Aurélio Garcia de uma carta de Obama a Lula. E apareceu então, por G1, Terra, Agência Brasil, o chanceler Celso Amorim, em chamadas entre aspas, "Não há nenhuma tensão na relação com os EUA". Em suma, diz ele:
"Não sei como a carta chegou ao conhecimento da imprensa, mas já que há esse conhecimento eu acho que o presidente vai responder a carta de maneira educada, adequada, mostrando seus pontos de vista."

CLINTON NO PODER
A colunista Maureen Dowd relatou no "NYT" o elogio de Obama a Hillary Clinton, na segunda, e o ostracismo de Greg Craig, assessor de Obama que a atacou na eleição. Também de Susan Rice, escanteada na chancelaria. E de Caroline Kennedy, apoio de primeira hora a Obama que se viu "arrastada na lama" ao tentar a vaga de senadora por Nova York, "por um vingativo Bill Clinton".

"EL HOMBRE"
O indicado de Hillary para a região, Arturo Valenzuela, já passou no Senado. E Peter Hakim, do Inter-American Dialogue, instituição que tem FHC entre seus diretores, o apresenta como "El Hombre de Obama" na nova edição da "América Economía".

ATÉ SARAH PALIN
Sérgio Dávila relata no blog que, na Fox News, Sarah Palin mostrou que "não vai com a cara" de Lula e cobrou: "Eu gostaria que o presidente do Brasil tivesse melhor relação com os EUA e começasse a pensar em nos acompanhar nas sanções ao Irã".

O MILAGRE
A alemã "Der Spiegel" deu a interminável reportagem "Pai dos pobres realizou milagre econômico", com a foto, que o UOL já traduziu. Segue Lula pelos "sertões"

OUTRO LADO
O "Le Monde" publicou uma "crônica" de Jean-Pierre Langellier, que segue personagens cariocas no cotidiano de trabalho pelas praias, para arrematar que para eles, "como para tantos outros, o Rio não tem muito a ver com a cidade maravilhosa que cantam os slogans".

FELIZ NATAL
Na manchete do UOL, "Governo isenta móveis de IPI até março", anúncio da Fazenda. Imediatamente abaixo, "Natal deve ter menor taxa de juro desde 94", anúncio do Banco Central de Henrique Meirelles.
Na disputa, Guido Mantega fechou em vantagem com "Brasil eleva aporte ao FMI e ganha poder de veto", que ecoou até no site do "Wall Street Journal".

ROUBINI E O CONTROLE
Ontem no "WSJ", "Rússia eleva intervenção no rublo" e "Vietnã desvaloriza moeda", em posts que remetiam ao controle de capital iniciado no Brasil.
Da Argentina, Nouriel Roubini saiu em apoio ao Brasil num despacho da Reuters, "Controle de capital é chave para frear moedas na América Latina, diz Roubini".

CAIU O PRIMEIRO
Manchete no "Financial Times" (acima) e no "WSJ", o fundo soberano de Dubai "anunciou "paralisação" de seis meses em sua dívida". Evita-se a expressão, mas é moratória. Em outros enunciados do "FT", "choca os investidores", "mercados cabaleiam" etc.

CORTE
O "Washington Post", que perdeu US$ 167 milhões nos três primeiros trimestres do ano, decidiu fechar as suas últimas sucursais nos EUA, em Nova York, Los Angeles e Chicago. Em suma, justifica o editor-chefe do jornal, "nós não somos uma organização de notícias nacionais".

RETORNO
De volta à direção do PT, José Dirceu relançou ontem seu site, com comunidade e dez colunistas, entre os quais Paulo Rabello de Castro e Rose Nogueira. No blog que também foi repaginado e que fornece manchetes ao site, destaque para entrevista que concedeu ao "El País".

Nenhum comentário: