quinta-feira, novembro 26, 2009

ARI CUNHA

Templo reformado


Correio Braziliense - 26/11/2009



Como uma noiva vestida de renda, a Catedral Metropolitana de Brasília sofre outra reforma para fazer bonito nos 50 anos da cidade. Vidros quebrados, infiltrações, pintura são os problemas maiores. Os vitrais de Marianne Peretti terão material novo para diminuir a absorção do calor e aumentar a durabilidade. Não há previsão para a correção da péssima acústica. Em cada solenidade, o técnico de som faz o milagre que pode, para que os fiéis ouçam as mensagens. A entrada e o funcionamento estão limitados. Os batizados marcados continuam a acontecer. Os anjos de Alfredo Ceschiatti vão flutuar com novos cabos de aço. Haverá mais tinta branca nas 16 colunas, para desespero dos apreciadores do concreto aparente, que reinava nos anos de mocidade de Brasília. Monsenhor Marcony Ferreira passa pela experiência da reforma. O melhor dia é o que se inicia. Depois, o que acaba.

A frase que não foi pronunciada


“O pré-sal virou gelol de quem cai nas pesquisas.”
» Político imaginário abrindo a caixa de promessas.


Mercado
Mais postos de gasolina. Desta vez em shoppings e supermercados. A Câmara Legislativa proibiu. Ana Paula Martinez, secretária-adjunta de Direito Econômico do Ministério da Justiça, diz que não vê razão para isso. Pelo contrário, a entrada de concorrentes protegeria o mercado. Resta saber se o lobby é de concorrentes mesmo.

Grave
Paralisação na UnB. A greve vai durar até que os funcionários da universidade tenham certeza que não haverá mais erros nos contracheques. Em outubro, mais de 500 funcionários foram prejudicados com o lançamento menor dos vencimentos. A solução é aguardada até sexta feira.

PAC
Curso da Embrapa integra lavoura, floresta e pecuária. A Embrapa do Amapá termina as aulas com a prática no Campo Experimental do Cerrado aberta a todos os interessados. As aulas contam com pesquisadores que responderão a todas as perguntas de produtores rurais e técnicos. O sistema produtivo de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) é mantido com recursos do PAC Embrapa.

Conteúdo
Chega aos lares mais pobres do país a democratização da cultura. O senador Cristovam deu abrangência ao projeto de Luiz Amorim, do Açougue Cultural de Brasília. Entra como autorizativo na agenda do governo o projeto de distribuição de livros para trabalhadores que ganham um salário mínimo. Só depende da sanção do presidente Lula.

Seu voto
Notas frias com endereços falsos. O assunto não trata de empresas que querem passar a perna no fisco. São deputados federais que, comprovadamente, usaram documentos falsos para justificar o recebimento da verba indenizatória. A decisão de Michel Temer, presidente da Casa, junto à Corregedoria pode atrair a atenção da opinião pública. Fala-se em pena alternativa.

Outro lado
Difícil o Ato Médico ter votação que agrade a todos. Certa está a doutora Iolete Ribeiro, do Conselho Federal de Psicologia. A falta sentida pelos pacientes é que os profissionais de todas as categorias médicas fiquem unidos pela melhoria na aplicação de políticas públicas de saúde.

Feliz Ano Novo
Em 2002, a conta de luz paga pelo governo federal era de R$ 430 milhões. Em 2006, chegou a R$ 954 milhões. Em 2009, o governo gasta mais e o contribuinte paga mais do que consome. As concessionárias que cobraram além do que deveriam têm o aval da agência reguladora. Nada de ressarcimento ao consumidor.

Fusca
Com um ano a mais do que a capital do Brasil, o fusca vai ser vedete nas festividades dos 50 anos de Brasília. O objetivo do VWBoxer Clube é promover uma carreata com 50 fuscas e outros veículos antigos no dia 21 de abril, encerrando com uma exposição no Museu da República.

Convidado
Por falar em aniversário de Brasília, o presidente tcheco, Vaclav Klaus, recebeu convite do presidente Lula para participar da grande festa. Juscelino Kubitschek era bisneto de um imigrante tcheco.

História de Brasília


O Gabinete Civil da Presidência da República está exigindo dos jornalistas credenciados no Planalto a inscrição em sindicato de profissionais. É sabido que, no Distrito Federal, não há Sindicato de Jornalistas. Começa aí o erro. (Publicado em 18/2/1961)

Nenhum comentário: