terça-feira, outubro 27, 2009

ARI CUNHA

Fome de poder


Correio Braziliense - 27/10/2009


Nos arquivos do Congresso Nacional é possível verificar que o senador Antonio Carlos Magalhães já falava em um projeto semelhante ao Fome Zero. Há inclusive um vídeo no Youtube com o então candidato Lula criticando a proposta. Mas os anos se passaram. Betinho dizia que faltava a capacidade de traduzir em proposta aquilo que ilumina a inteligência e mobiliza os corações: a construção de um mundo novo. Era a utopia virando realidade. Hoje, famílias conseguem o alimento para garantir a sobrevivência. A maioria busca trabalho. Muitas deixam de fazer o recadastramento por conseguir andar com as próprias pernas. Só é preciso estar atento para que o Bolsa Família de hoje, projeto reconhecido internacionalmente como solução para a fome mundial, não se perca na luta pela perpetuação do poder. (Circe Cunha)

A frase que não foi pronunciada


“Pode ser que a tristeza sobrevoe sua cabeça. Só não deixe que faça um ninho.”
Pensamento de Silvio Santos sempre com um sorriso no rosto.


Violência
Ex-petista e agora tucano, o senador Flavio Arns não economiza palavras para acusar o governo de omissão. Ele propõe uma união nacional de combate à violência. Sem as causas traçadas não há diagnóstico nem tratamento eficaz.

Caríssimo
Só a Áustria, a Itália e a Noruega ostentam à frente do Brasil a maior carga tributária na cobrança de fornecimento de energia elétrica. Nesta semana, Eduardo da Fonte, presidente da CPI da Câmara dos Deputados que trata desse assunto, vai ouvir autoridades do Ministério das Minas e Energia.

Consume dor
Se um escritório funciona 25 dias por mês, a Caesb cobra pelo uso de 40 litros d’água por dia. Tenham sido consumidos ou não. É hora de a Câmara Legislativa mudar essa regra. Cobrar pelo que não foi usado é lei. Deveria ser crime.

Paciente
Dessa vez a agressão não foi só verbal. Um médico de São Bernardo do Campo estava dormindo na hora do plantão e foi acordado pela esposa do paciente. Irritado, agrediu a mulher com murros.

Aéreo
Aviões não têm estrutura para atendimento de emergência. Ataque cardíaco ou uma simples reação alérgica ficam sem tratamento por absoluta falta de socorro. Maria Petrúcia Silva ficou sem atendimento quando o avião pousou no aeroporto Tom Jobim, apesar dos pedidos feitos pelo piloto ao pessoal do aeroporto.

Superfaturado
Por falar em aeroporto, a Infraero recebe parte dos R$ 8 pagos por 1h15 no estacionamento do Aeroporto de Brasília.

Desglobalizar
Começam as reclamações sobre as novas tomadas elétricas. Os pinos chatos não serão mais fabricados. Vamos padronizar sem considerar o que é usado no mundo. O assunto ainda não foi regulamentado.

Os mesmos
Uma pesquisa norte-americana termina com dados parecidos. Apenas 7% dos entrevistados confiam nos políticos. A ordem de confiança é a seguinte: bombeiros, enfermeiros, juízes, encanadores e, perto dos políticos, os vendedores de carros.

Jogos
Com o mesmo princípio da Lei Rouanet, o deputado Leonardo Quintão apresentou projeto que permite a dedução de doações ou patrocínios desportivos. Um por cento do imposto devido pode ser o suficiente para injetar mais dinheiro em propostas no esporte.

História de Brasília

Às vésperas do reinado de Momo, o jornalista José Alberto Gueiros medita sobre o suor: todo o mundo se agita, todo o mundo bebe e desprende calorias à razão de 300 BTU por hora (normalmente não se desprende mais que 180). Essas calorias esquentam os ambientes mais refrigerados, de sorte que o suor é inevitável. Então você entra no cordão e esbarra num e noutro, colhendo, de raspão, tudo o que os foliões transpiram. (Publicado em 12/2/1961)

Nenhum comentário: