quarta-feira, setembro 30, 2009

VINÍCIUS TORRES FREIRE

Ataque e retranca no lugar errado


Folha de S. Paulo - 30/09/2009


Governo gasta como se não houvesse amanhã, e gasta no lugar errado; banca privada continua a fechar a área

A DESPESA com a folha de pagamento do funcionalismo do governo federal cresceu R$ 15,7 bilhões, até agosto. Todo o dinheiro investido pelo mesmo governo federal, no mesmo período, foi de uns R$ 17,3 bilhões. Ressalte-se que, no caso dos gastos com os servidores, trata-se da variação da despesa.
No caso do investimento, PAC e outros poucos, trata-se do gasto total.
Esse é o balanço do "governo central" (governo federal, INSS, Banco Central, divulgado ontem).
O deficit do setor público (governo federal, Estados, municípios etc.) vai mais que dobrar neste ano, do 1,5% do ano passado para mais de 3%. Sim, nesse aspecto o governo Lula comportou-se razoavelmente nos demais anos, entregando um superavit primário decente -decente se a gente não pensa muito nos aumentos de arrecadação de impostos, mas vá lá. Sim, este 2009 de recessão mundial e de ameaça de recessão no Brasil era o ano do "gasto anticíclico" (despesa para estimular a economia e evitar um excesso do "ciclo" recessivo). Sim, o governo tomou medidas corretas, como baixar impostos a fim de estimular o consumo e evitar a redução excessiva da atividade econômica.
Sim, a gente não pode falar bem do governo, confirmam os dados divulgados ontem. O bom gasto "anticíclico" é com investimento. Mas o gasto com pessoal cresceu 19%. A despesa com investimento, 8,5%. "Voilá".
O governo está evidentemente extrapolando. Para piorar, se dá ao ridículo incompreensível de inventar firulas contábeis de modo a maquiar o mau resultado fiscal que será o deste ano. Por exemplo, ao dizer que despesas do PAC (investimento) vão, na prática, contar no número que o governo vai apresentar como dinheiro economizado. Qual o objetivo? No final das contas, a prova do pudim é o aumento da dívida pública: a dívida terá aumentado.
Não vai haver "crise" por causa disso. Mas dívida maior implica que continuaremos a gastar exorbitâncias no pagamento de juros. Enfim, a nonchalance do governo em gastar neste 2009 de queda na arrecadação faz a gente pensar no que será o 2010 com a receita de impostos em alta e candidatos do governo empacados nas pesquisas.

E nos bancos...
Enquanto o governo arromba o cofre, espera-se ainda que os bancos privados abram uma fresta no seu.
O balanço do crédito divulgado ontem pelo Banco Central não teve lá grande novidade. Os bancos públicos ainda responderam por 61,5% do aumento do estoque de crédito em agosto. Em um ano de crise, até agosto, foram responsáveis por 72% do saldo de crédito. Agora, os estatais ficam com 40,4% do crédito, contra 40,7% dos bancos privados nacionais.
Em maio, banqueiros privados diziam que já voltavam a emprestar, pois a economia dava sinais de vida. Mas a expansão do estoque de crédito na banca privada (nacional e estrangeira) foi de 18% de janeiro a agosto de 2008. Neste ano, foi de 1%. No caso dos bancos privados estrangeiros, de janeiro a agosto de 2008 o aumento do estoque de crédito foi de 14%. Neste ano, no mesmo período, o saldo de crédito desses bancos encolheu 2,6%. "Voilá".

Nenhum comentário: