sexta-feira, setembro 11, 2009

TODA MÍDIA

Um ano de crise

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 11/09/09

No UOL, "Bolsa sobe e atinge o maior nível" desde julho de 2008. No Valor Online, "Bolsa fecha em nova máxima". Pouco antes, no Valor Online, "Bolsa já sobe 98% desde outubro".
Para marcar o aniversário da quebra do Lehman Brothers, em 15 de setembro de 2008, a BBC Brasil vem postando especial sobre os efeitos no país, "Um ano de crise", com o logo acima. Ontem na manchete, entrevista com o ministro da Fazenda e o enunciado "Brasil pode ser quinta economia na próxima década, diz Mantega". No enunciado do dia anterior, "Crise fortaleceu papel do Brasil no mundo, dizem analistas" de Economist Intelligence Unit e outras.
Por outro lado, manchete do "Wall Street Journal" à Folha Online, ontem no início da noite, o "preço alto da recessão nos EUA", segundo o Census Bureau, com queda na renda familiar e "maior pobreza".

"DESMAMAR"
economist.com

Nada de 11/9. A nova "Economist" também abre com o aniversário da crise global, 15/9, e a avaliação de que foi "Seleção não natural". As Bolsas "sobrevivem graças ao apoio estatal e precisam desmamar, agora". Apoia "regular os bancos para torná-los mais seguros"


"ESPLENDOR"

Regalado produziu vídeo de testes dos blindados e até se colocou "na linha de tiro"
Na capa do "WSJ", ao lado, "Nas ruas cruéis de São Paulo, os ricos rodam em esplendor blindado". No subtítulo, "Alta taxa de crime e gosto apurado levam a "upgrade" dos carros; para jovem de 19 anos, Fusca rosa à prova de bala".
A longa e irônica reportagem de Antonio Regalado relata que o salto na indústria de carros blindados ocorreu há dez anos, quando filhos de um banqueiro escaparam de sequestro graças, segundo uma revista, ao "carro herói". "Conforme o dinheiro e o crime se cruzaram, mudaram os hábitos" e São Paulo é hoje considerada "a capital mundial do carro blindado, segundo algumas estimativas".


"THE END"?
news.yahoo.com
Biggs, nos despachos
Noticiado dias atrás por aqui, o lançamento do projeto "Fim da Linha" ou "The End of the Line", da
Polícia Federal, ecoa no exterior com fotos do mais célebre dos muitos criminosos que se esconderam no Brasil, Ronald Biggs.
O correspondente da BBC, Gary Duffy, escreveu que "o Brasil quer mudar sua imagem de destino promissor para os fugitivos da Justiça", presente em Hollywood desde pelo menos "Notorious" (1946) até "Inimigos Públicos", agora. Abrindo a reportagem da AFP, o país está "cansado de sua imagem de santuário para criminosos".


"YOU LIE"
Repercutiu menos o discurso de Barack Obama, ontem no Congresso, do que a interrupção por um republicano, gritando "você mente". Foi manchete on-line o dia todo, por Huffington Post, Drudge Report etc. Com alguma boa vontade, o site Politico arriscou que pode até "unificar os democratas". Mas ontem mesmo o ataque já ganhou apoio de referências ultraconservadoras como o radialista Rush Limbaugh.


INTIMIDAÇÃO
clarin.com

O "Clarín" destacou operação "intimidatória" contra o próprio jornal, por "batalhão de inspetores" do fisco argentino, após dar reportagem sobre o próprio fisco. Ressaltou a "grande repercussão" por Brasil etc.


GOOGLE & JORNAIS
Deu no blog do Nieman Lab, de Harvard, e ecoou por toda parte que o Google avisou à Associação Americana de Jornais que se prepara para disponilizar uma ferramenta de micropagamentos on-line até meados de 2008.

Nenhum comentário: