sexta-feira, setembro 11, 2009

ARI CUNHA

São Paulo virou mar

CORREIO BRAZILIENSE - 11/09/08


Houve época em que a Cantareira deixava de cuidar do pequeno riacho. Os restos do Mercado Central eram jogados em suas águas. Vinha a chuva e transbordava. Morria gente afogada e as casas da 25 de Março eram invadidas. Prejuízos enormes. O riacho recebia toda espécie de lixo. Veio a organização. Água sem sujeira passou a ser a novidade. São Paulo virou mar. Invadida pelas águas. Tudo pára. A cidade grande vira lagoa. A Marginal do Tietê vira mar. Desespero. A prefeitura fecha os olhos. Esgotos clandestinos entram no rio sujo que há anos se fala em voltar às águas tranquilas. Debalde. São Paulo se curva à realidade e naufraga. Os impostos pagos entopem os ralos. Mesmo a 800 metros de altura, a cidade virou mar.


A frase que foi pronunciada

“A FAB não fará escolha, porque está feita. Poderá indicar prós e contras de cada avião a ser comprado no exterior.”
» Nelson Jobim, ministro da Defesa do Brasil.



Licitação

» Brasil abriu licitação para a compra de aviões. A França avançou e ofereceu mais. Outros países não desistiram. Os Estados Unidos podem oferecer a Boeing para fabricar aviões. Perguntado pela imprensa, Lula minimiza. “Daqui a pouco vou receber tudo de graça.” Outros países não desistem da licitação. Alguma coisa séria vai acontecer.

CPI

» Câmara Legislativa resolve criar CPI. São investigações rápidas. A Mesa deu meio ano para decidir, com direito a se prolongar. Vai se passar um ano para se registrar fofoca. Quem sabe não tem nada a esconder. É dizer logo, e pronto. O segredo não é guardado. É intriga política em época eleitoral.

Ônibus

» Brasil produz os melhores ônibus, e são exportados. Transporte do povo é feito com modelo antigo e impróprio. Bom seria que se incentivasse a produção de ônibus para o povo viver feliz. Os nossos são desenhos velhos por economia. Saudade dos ônibus da Light no Rio. Construídos em alumínio, davam segurança aos passageiros.

Ministro Temporão

» Todo brasileiro é doido ou entende de medicina. Ministro Temporão é da Saúde e sustenta seu pensamento com energia e dignidade. Não faz segredo do que acontece no mundo. Muita gente morrerá por causa do progresso. Gente de todos os países enche os aviões e leva o mal ao mais longínquo recanto.

Férias

» Governo americano sabe usar férias. Barack Obama tira o paletó e a gravata. Se for a algum lugar, vai em trajes esportivos. Vê-se que a gravata é imposição social a quem não precisa dela. Usa para honrar o cargo ou receber o respeito que mereceria como simples cidadão.

Encontro

» Vice-governador Paulo Octávio se uniu ao deputado federal Alberto Fraga. Encontro com Michel Temer, presidente da Câmara, para discutir o plano de cargos e salários da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Voos da TAP

» A TAP descobriu que no Brasil é importante viajar pelo mundo. Novas viagens estão sendo inauguradas partindo do Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal e Salvador. Pelo litoral, o passageiro atinge 62 destinos em 30 países. A operação soma em torno de 1.850 voos por semana.

Ecologia

» Chevron Corporation tem tecnologia para descobrir petróleo em qualquer profundidade. Brasil fica com o pé atrás. A Chevron, participa do escandaloso uso da floresta amazônica equatoriana. Herdou da antiga Texaco quase 70 bilhões de litros de água contaminada. Sessenta e quatro milhões de litros de petróleo são despejados no Lago Agrio, perto de 1 mil pontos de lixo tóxico.

Da Fonte

» Deputado Eduardo da Fonte, que preside a CPI das Contas de Luz, chegou ontem a Boa Vista. Foi à Câmara Municipal da cidade para a primeira oitiva. Ele quer saber a razão para a região Norte do Brasil pagar tarifas tão caras pela energia elétrica e com aumentos tão constantes. Ainda sem holofotes, a CPI promete abrir a caixa-preta das companhias, concessionárias e distribuidoras de energia elétrica.


História de Brasília

A campanha de estabilidade dos funcionários da Novacap está tomando impulso. Apenas achamos que a data deveria ser 21 de abril, porque, desse dia em diante, muita gente foi admitida para satisfazer a pedidos políticos, o que não acontecia com os antigos que vinham para Brasília, pelo espírito pioneiro, que é, no caso, o que se deve premiar. (Publicado em 8/2/1961)

Nenhum comentário: