quarta-feira, setembro 23, 2009

PAINEL DA FOLHA

Cabo de guerra

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 23/09/09

Ninguém cedeu um milímetro na tensa conversa peemedebista que opôs, de um lado, Michel Temer e Henrique Alves, e, de outro, Orestes Quércia, Jarbas Vasconcelos e Ibsen Pinheiro. O trio queria convencer o presidente da Câmara a recuar da ideia de fechar já em outubro uma pré-aliança com Dilma Rousseff.
Quércia ponderou que Temer sabia de seu acordo com José Serra. ‘Respeito você no plano local, você me respeita no nacional’, respondeu Temer. Em seguida, ele e Alves perguntaram a Quércia por que resistia tanto a Paulo Skaf. ‘É a mesma situação. Deixa ele se filiar e depois a convenção decide a que ele será candidato’. O máximo que Jarbas Vasconcelos conseguiu foi adiar tudo para uma próxima reunião.

Virtual - Num dos momentos mais duros da conversa, Quércia perguntou a Temer (SP) e Alves (RN) como podem querer firmar um acordo antes da convenção se nem ao menos controlam o partido em seus respectivos Estados.

Barreira - Paulo Skaf disse a um colaborador de Lula que a perspectiva da candidatura de Ciro Gomes ao Planalto inibiu suas tratativas com o PSB, uma das várias siglas prospectadas pelo presidente da Fiesp na tentativa de disputar o governo paulista. Tal circunstância impediria Skaf de oferecer o palanque a Dilma ou flertar com os tucanos.

Anabolizado - Na esteira de seu desempenho na pesquisa CNI/Ibope, Ciro intensificará a agenda de viagens. No próximo sábado terá compromissos em Bauru (SP), Campo Grande (MS) e Florianópolis (SC). Todos avalizados pela direção do PSB, agora empenhada em turbiná-lo.

Carro alegórico - Além de Romário, no Rio de Janeiro, a nova ala dos famosos no PSB será engrossada pelo ex-BBB Kleber Bambam, pela ex-cantora mirim Simony e pela ex-chacrete Rita Cadillac, todos com domicílio em São Paulo.

Vermelhos - Cenário que vai se desenhando no PC do B-SP: vereador Netinho para o Senado e deputado Aldo Rebelo novamente para a Câmara, destino também do neocomunista Protógenes Queiroz.

Pilha - Mato Grosso do Sul, cujo governador, André Puccinelli, xingou ontem o ministro petista Carlos Minc (Meio Ambiente), é um dos Estados onde o arranjo PMDB-PT está mais complicado. Nos bastidores, Zeca do PT estimula a confusão na tentativa de impedir que seu partido apoie a reeleição do peemedebista.

Cinema, aspirina... - Para garantir que ‘Lula, o Filho do Brasil’ chegue aos municípios onde não há salas de exibição (mais de 90%, segundo o Ministério da Cultura), existem os cinemas itinerantes. Um dos projetos com apoio governamental é a ‘Mostra Brasil Candango’, que inicialmente percorria apenas o interior de Goiás, mas hoje já chega a Minas Gerais. Seus ônibus e caminhões trazem o logotipo da patrocinadora Petrobras.

...e urubus - Parte dos equipamentos do projeto, tocado por ONG do Distrito Federal, foi adquirida por meio de emendas do senador Gim Argello (PTB). A Petrobras mantém ainda o ‘Cinema BR em Movimento’, com exibições em pontos remotos do país.

Bifinho - Em razão da chiadeira do Exército por verbas, precipitada pelo pacote de compras para Marinha e Aeronáutica, o governo resolveu liberar para a Força R$ 300 milhões dos R$ 580 milhões que estavam represados.

Com motorista - Na reunião emergencial promovida pela Comissão de Relações Exteriores do Senado com Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão, do departamento de América Central e Caribe do Itamaraty, circulou a informação de que o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, teria chegado à embaixada brasileira em carro cedido pela própria.

Diplomata - Depois de uma sessão repleta de louvações a seu nome, José Múcio procurou contemporizar sobre o único voto contrário à sua indicação para o TCU recebido na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado: ‘A pessoa deve ter se enganado’.

Tiroteio

Com a chegada de Toffoli ao Supremo, venceu a ala do PT que defende o Estado forte. Estatizaram o advogado do partido.

Do senador ALVARO DIAS (PSDB-PR), sobre a indicação do advogado-geral da União para vaga de ministro do STF.

Contraponto

Reflorestamento

Cerca de quatro meses depois de se submeter a um implante, o senador Tião Viana (PT-AC) começou a exibir cabeleira mais farta no cocoruto. Diante dos cumprimentos recebidos, comentou com a conterrânea Marina Silva (PV-AC), que senta a seu lado no plenário:
- Viu só como cresceu?
- Pois é! Aí é desmatamento zero! - brincou a ex-ministra do Meio Ambiente.
Para estimular o colega, ela completou:
- Eu acho que se trata de um dos maiores sucessos já vistos em termos de recuperação de área degradada!

Nenhum comentário: