domingo, setembro 13, 2009

CLÁUDIO HUMBERTO

“[Cesare Battisti] é um assassino condenado por seus crimes.”
MINISTRO ITALIANO DA JUSTIÇA, ANGELINO ALFANO, SOBRE O TERRORISTA JULGADO PELO STF

SENADO SE RECUSA A AFASTAR SENADOR CASSADO
O ministro Ricardo Lewandowsky, do Supremo Tribunal Federal, há um ano não julga um mandado de segurança (para dar celeridade ao processo) contra a mesa diretora do Senado, que desobedece uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral para afastar o senador Expedito Junior (PR-RO), cassado por abuso de poder econômico, e dar posse imediata ao segundo mais votado, Acir Gurgacz (PDT).
FORA DE PAUTA
O mandado de segurança 27613, para afastar Expedido Junior, estava na pauta de quinta (10) para ser julgado no STF. Estava. Escafedeu-se.
MANOBRA
Candidato ao governo de Rondônia, bem nas pesquisas, Expedito Junior manobra para ficar sob os holofotes do cargo até janeiro.
BESTA DIGITAL
Uma anta criminosa tenta roubar senhas na internet com falso e-mail da Polícia Federal alertando sobre “Investigação a crimes virtual” (sic).
ARAPONGA AIR
A Agência Brasileira de Inteligência contratou a agência de viagens Ponte Aérea para emitir passagens. Gastará R$ 2,5 milhões em um ano.
CONSULADO DO DESASSOSSEGO, EM TORONTO
Um ano após a sindicância do Itamaraty sobre suposto assédio moral do cônsul ao funcionário Georges Cunningham Jr, que se demitiu, as “baixas” continuam no consulado do Brasil em Toronto (Canadá). Duas antigas funcionárias morreram há dias – uma, após grave depressão; outra, de câncer. Ambas se queixavam de “humilhações”, segundo servidores do consulado, onde o ambiente é de revolta e tristeza.
BRAÇOS CRUZADOS
As obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, estão paralisadas. Nove mil empregados querem 10% de aumento.
SAINDO PELO LADRÃO
Com média de 20% mais vereadores, as Câmaras daqui a pouco vão bolar outra PEC para aumentar o número de prédios, por superlotação.
CARINHOSO
Após ignorar o drama de Santa Catarina, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) tem novo apelido: “Ideali Perder-te”.
COM JARBAS
O senador Marco Maciel (DEM) trabalha dia e noite para convencer Jarbas Vasconcelos (PMDB) a assumir a candidatura ao governo de Pernambuco. Sem ele, acha difícil renovar até o próprio mandato.
ELES SE MERECEM No encontro da dupla em Teerã, os semiditadores Hugo Chávez e o Mahmoud Ahnadinejad prometeram “permanecer juntos contra os Estados Unidos e potências mundiais”. Mas sem deixar de vender-lhes petróleo, claro – porque são porraloucas, mas não rasgam dinheiro.
MENINA NÃO ENTRA
O Brasil só ganha do Egito, Irã e Arábia Saudita no baixo número de mulheres no Parlamento: 9,1%, segundo a ONG francesa Observatório das Desigualdades. Na Suécia, ocupam quase metade das cadeiras.
TERRITÓRIO INIMIGO
Documentário da Public Radio International mostrou a ONG Médicos sem Fronteiras tratando depressão dos moradores do Complexo do Alemão, no Rio, ou German’s Complex. A causa: violência crescente.
BLOCO DA PARTILHA
Sob a batuta do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, amigão de Lula, o Nordeste vai pressionar os deputados pela distribuição partilhada dos royalties do petróleo entre produtores e consumidores.
NÃO É VACA
Enquanto a maioria do Senado apoia o plano do governo para o pré-sal, Cicero Lucena (PSDB-PB) adverte: “o pré-sal não é nenhuma vaca leiteira e muito menos a solução de todos os nossos problemas”.
MALA SEM ALÇA
Até o PT já desistiu de segurar a alça do caixão que visa ressuscitar a CPMF com cara de Contribuição Social para a Saúde. O PMDB, que topava o sacrifício, agora considera suicídio em véspera de eleição.
DRAMA CATARINENSE
O vice-líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC) quer resposta oficial de Lula e do ministro Geddel Vieira (Integração Nacional) sobre cancelamento de emenda de R$ 50 milhões da bancada catarinense, após nova tragédia, “que seriam usados em infraestrutura para evitá-la”.
PENSANDO BEM...
...Pródigo em gastar do nosso bolso, o Senado não tem nenhum Gastão.

PODER SEM PUDOR
IDEAIS TRAÍDOS
Na véspera da votação do polêmico projeto que instituía a pena de morte, em 1990, um grupo de colegas jantava na casa do senador Jorge Bornhausen (PFL-PR) quando o anfitrião avisou:
– Vou votar a favor da pena de morte.
– Como, Jorge, vai trair os seus ideais? – provocou Guilherme Palmeira.
– Que ideais? Religiosos?
– Não, os ideais liberais – sorriu o alagoano Palmeira – você quer estatizar uma das poucas instituições privadas do Nordeste.

Nenhum comentário: