domingo, agosto 23, 2009

PAULO ROBERTO FALCÃO

Velocidade

ZERO HORA - 23/08/09

O Atlético Mineiro parece estar perdendo o fôlego na competição, mas continua sendo uma equipe respeitável e tem o comando de Celso Roth. Só por isso já se pode prever muita dificuldade para o Grêmio neste domingo, embora o time de Paulo Autuori venha obtendo bons resultados em casa. Há ainda um outro componente: o Atlético luta para voltar ao G-4 e vem de uma série de resultados pouco satisfatórios, inclusive o empate da última quinta-feira com o Avaí, depois de estar vencendo por 2 a 0.

As oscilações do Grêmio são bem conhecidas. Ganha em casa, perde fora. Mas não consegue atuações convincentes nem mesmo quando goleia, como aconteceu contra o Flamengo, naquele jogo em que Victor foi o melhor em campo. Autuori está preocupado com a falta de velocidade do time. E esta deve ser mesmo uma preocupação, pois velocidade depende muito do estilo dos jogadores. Não adianta pedir para um jogador lento correr mais do que ele faz normalmente.

E as peças de reposição são insuficientes para o treinador mudar o estilo do time. Com Souza, Tcheco e Douglas Costa, o Grêmio tem boa técnica, e pode ter velocidade se esses jogadores não reterem demasiado a bola. Basta tocar de primeira para o time ganhar rapidez. Na frente, sem Maxi López, o ataque também se torna mais lento, mas Jonas e Perea estão lá para concluir, não para correr. Tudo isso Celso Roth sabe muito bem e, provavelmente, vai repassar aos seus jogadores.

Brasilianos

Começa neste fim de semana um Campeonato Italiano com muitos brasileiros, mas sem o charme de outras épocas, quando a Itália era o principal centro futebolístico da Europa. Agora a Espanha e a Inglaterra também têm competições fortes, com clubes qualificados, verdadeiras seleções multinacionais. A Inter, de Milão, tetracampeã, tem três brasileiros como titulares, todos da Seleção: o goleiro Júlio César, o lateral Maicon e o zagueiro Lúcio. Embora tenha perdido Ibrahimovic para o Barcelona, o clube contratou o camaronês Eto’o e o argentino Diego Milito. Outro clube que entra para disputar o título é a Juventus, que tem o brasileiro Felipe Melo. O Milan, sem Kaká, terá Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato e Thiago Silva, todos em busca de afirmação. Já a Roma, de Juan e Júlio Baptista, entra menos cotada na competição.

Baixinhos

Quatro dos seis atacantes convocados por Maradona para enfrentar o Brasil, em Rosário no dia 5 de setembro, estão entre os melhores do mundo: Carlos Tévez, Lionel Messi, Sergio Aguero e Diego Milito.

Nenhum comentário: