domingo, agosto 23, 2009

PAINEL DA FOLHA

Saco sem fundo

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 23/08/09

Nem bem o PT se vergou ao máximo para salvar a pele de José Sarney, o PMDB já dá sinais de que tamanha prova de fidelidade não será suficiente para garantir o apoio homogêneo do partido a Dilma Rousseff em 2010. É preciso, repete um cacique atrás do outro, ‘resolver a situação nos Estados’.

O rompimento entre o PT de Jaques Wagner e o PMDB de Geddel Vieira Lima na Bahia foi levado a Lula como aviso de que as coisas vão mal em outras praças. Embora o PMDB não tenha impedido Geddel de disputar com um petista que está no cargo, o partido reivindica a garantia de que o PT fará esse gesto de boa vontade em lugares como o Rio de Janeiro.

A favorita - Dilma tem andado para cima e para baixo com o relatório da pesquisa Vox Populi que lhe confere mais de 20% de intenção de voto. E reclamado da imprensa, que não teria dado o devido destaque ao levantamento.

Mero detalhe - Para desmerecer a provável candidatura presidencial da senadora Marina Silva, petistas lembram que ‘o PV é o partido do Zequinha Sarney’. Mas e Sarney pai, com quem Dilma se amarrou até o pescoço? Essa parte não entra na conversa.

Exemplo - De um expoente do PT paulista, cético em relação ao projeto Ciro-SP e seguro de que o partido terá candidato próprio a governador: ‘Se Lula pudesse tudo, o Tarso não teria se lançado candidato no Rio Grande do Sul’.

Casa nova - O destino do senador Flávio Arns, de saída do PT, deve ser o PSB. Ele havia cogitado o PSC de Ratinho Jr., mas no Paraná a sigla está na órbita petista. E o PV local não abandona o governador Roberto Requião (PMDB).

Abafa o caso - Na sexta, não se ouviu palavra de nenhum senador ‘demo’ sobre a revogação do irrevogável pedido de afastamento de Aloizio Mercadante da liderança do PT. Na bancada, ninguém mais quer ouvir falar em crise.

O retorno - O ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia, que tem se esquivado de depor no processo administrativo instalado para apurar responsabilidade pelos atos secretos, deve finalmente ser ouvido nesta semana. A previsão é que até outubro a investigação esteja concluída.

Preliminar - Agaciel evitou depor antes do ex-diretor de RH José Carlos Zoghbi, seu parceiro na condução da Casa.

There will... - O clima na Receita é o pior possível. Com a remoção de Henrique Jorge Freitas da Subsecretaria de Fiscalização, disseminou-se no órgão a convicção de que o ministro Guido Mantega (Fazenda) desmontará por inteiro não apenas a equipe que ascendeu com Lina Vieira mas a própria política de cerco aos grandes contribuintes.

...be blood - De um funcionário da Receita, sobre as substituições feitas por Mantega e pelo secretário-executivo da Fazenda, Nelson Machado: ‘Eles querem sangue’.

Nas estrelas - As cabeças mais ajuizadas do governo estão de cabelo em pé com o movimento para ressuscitar a CPMF, encampado por parte expressiva da base aliada. Avaliam que, se ninguém colocar o pé no freio, o roteiro está escrito: aprova-se o imposto do cheque na Câmara, apenas para vê-lo em seguida derrotado no Senado, de forma mais acachapante do que em dezembro de 2007.

Menos, menos - Ao contrário de outros governadores de Estados produtores de petróleo, como Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Paulo Hartung (PMDB-ES), Jaques Wagner (PT-BA) avalia que não cabe pagamento de royalties a entes federados no caso do pré-sal, situado a grande distância da costa: ‘Daqui a pouco vão prospectar na Lua e projetar a sombra na Terra para ver quem recebe royalties’.

Tiroteio

Se nem o Edison Lobão, aliado preferencial, consegue dizer que a Dilma é simpática, imagine o que o eleitor vai achar dela.
Do deputado JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA), sobre declaração do ministro de Minas e Energia, segundo quem a colega da Casa Civil ‘não tem a simpatia de grandes líderes do passado’.

Nenhum comentário: