sábado, agosto 29, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA
Panorama

Holofote


Felipe Patury
Com reportagem de Fábio Portela e Sandra Brasil

O reforço de Abdelmassih

Antonio Cruz/ABR


Acusado por 39 mulheres de 56 estupros, o médico Roger Abdelmassih, que está em cana, pediu socorro ao ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. Quer que o criminalista reforce sua defesa. A contratação de Bastos foi sugerida pelo empresário Edevaldo Alves da Silva, das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). O advogado José Luis Oliveira Lima, que responde pelo processo de Abdelmassih, aprovou a ideia e já se reuniu duas vezes com o ex-ministro para discutir possíveis estratégias. Bastos só não assumiu o caso até agora porque a família do réu tenta regatear o valor dos seus honorários, o que ele não aceita.

E o PMDB tem lá candidato?

Sergio Lima/
Folha Imagem


O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, surpreendeu os caciques do PMDB ao sugerir-lhes em um jantar na semana passada que lançassem um candidato à Presidência da República, coisa que não fazem há três eleições. "E quem seria?", perguntaram os líderes do partido. "Michel Temer", respondeu Montenegro, assombrando até o próprio, que preside a Câmara dos Deputados e participava do rega-bofe. Temer foi ao céu, mas voltou rápido. Nem cogita uma aventura desse tipo.

O gás de Kakay

Lula Marques/
Folha Imagem


Nomeado na semana passada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o novo secretário nacional de Petróleo e Gás, Marco Antônio Almeida, tem padrinho forte. Trata-se de seu primo, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, vulgo Kakay. Explica-se assim a influência do advogado: Lobão foi indicado para o cargo pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e Kakay trabalha não só para Sarney, como para sua filha, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

A empresa do trem-bala

Wilson Dias/
Folha Imagem


A empresa que construirá o trem-bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo será um misto de concessionária de serviços públicos e de parceria público-privada (PPP). Como concessionária, terá vinte anos para operar a linha. Como PPP, terá como sócio o governo, que aplicará 2,4 bilhões de reais na desapropriação das áreas cruzadas pelo trem e mais 1 bilhão de reais em ações da empresa. O edital será apresentado nesta semana pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo.

Um bilhão na Topper

Germano Luders


A Alpargatas tem planos ambiciosos de expansão. O presidente da empresa,Márcio Utsch, projeta investir 1 bilhão de reais na reconstrução da marca Topper, que pretende converter em referência esportiva na América Latina até a Copa de 2014. Com caixa alto e baixíssimo nível de endividamento, a Alpargatas negocia ainda a aquisição de duas empresas, uma nacional e outra estrangeira. Com uma, pretende agregar um novo mercado. Com a outra, melhorar sua logística de distribuição.


A nova afilhada de Lula

Sergio Lima/Folha Imagem


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva arranjou uma nova afilhada, mas o compadre continua o mesmo: o advogado Roberto Teixeira. Lula já é padrinho de batismo de Valeska, a primogênita do advogado. Agora abençoará também Larissa, a caçula, que se casará com Alessandro Quattrini no dia 19. O casório será celebrado no Recanto Valeska, sítio onde Teixeira produz os vinhos tintos Jerez Teixeira, com os quais brinda petistas estrelados e jornalistas que ele tenta amaciar. O futuro casal sugeriu presentes suficientes para mobiliar duas casas: dois fogões, três geladeiras, quatro TVs e um faqueiro de prata de 19 300 reais. Não se sabe que mimo o padrinho dará.

Nenhum comentário: