segunda-feira, agosto 24, 2009

PAINEL DA FOLHA

Golpe sentido

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 24/08/09

Sob a paz de cemitério imposta por Lula no Senado, há um desconforto dos petistas que terão de enfrentar as urnas em 2010. Embora Ricardo Berzoini diga que ‘o PT não trata a ética como questão isolada’, e José Dirceu chame o PV, futuro partido de Marina Silva, de ‘representante minoritário do bloco conservador’, muitos petistas já não escondem a insatisfação com o passivo a ser carregado na campanha.
Vide mensagem postada ontem no Twitter por Delcídio Amaral, senador próximo de Dirceu que votou a favor de José Sarney no Conselho de Ética: ‘Conta cara, essa do PMDB. Pelo tamanho do sacrifício, somos credores dessa aliança’. O PMDB, porém, não se acha devedor de coisa nenhuma. Pelo contrário.

Colateral - Nos Estados, peemedebistas estão usando a carta, feita a pedido de José Sarney, em que Michel Temer aconselha os descontentes a deixarem a sigla como jurisprudência para mudarem de partido. Os diretórios agora querem que o comando nacional feche a porteira.

Pois é - Testemunho de quem viu Lina Vieira montar sua equipe na Receita: Otacílio Cartaxo, agora alçado ao posto de secretário, foi o único nome escolhido por ter uma relação antiga e próxima com ela. E foi quem a traiu.

Pra quê? - No entorno de Dilma Rousseff, há quem pondere o seguinte: se a ministra não tivesse optado por negar que esteve com Lina, não estaria agora diante da possibilidade de qualquer indício _de qualquer encontro_ funcionar contra ela.

Eu sozinho - Estrela ascendente do governismo no Senado, Gim Argello (PTB-DF) gostaria de herdar a cadeira do correligionário José Múcio (Relações Institucionais) quando este for para o TCU. O problema é que nenhum cacique petebista que ver Argello ministro. Nem Múcio.

Sem fim - A comissão que estuda a reforma administrativa do Senado ainda tenta acabar com o fracionamento de cargos. Hoje, os gabinetes podem, com determinada verba, contratar um ou vários assessores. Embora o salário global seja o mesmo, encargos e benefícios se multiplicam.

Engenheiro - Depois de receber de Sarney a batuta da administração do Senado, o primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), quer do presidente o aval para tocar obras. Além do teto do plenário, há planos de ressuscitar a nova ala de gabinetes.

Fumacê - Do deputado tucano Mendes Thame, sobre parecer da Advocacia Geral da União, chefiada por José Antonio Toffoli, considerando inconstitucional a lei antifumo paulista: ‘Isso tem a marca do PT, o “Partido Tabagista’. É a marca de quem se opõe à proteção da saúde de todos’.

Faltou avisar - O PDT lançou na sexta, em São Paulo, a candidatura ao governo do prefeito de Campinas, Dr. Hélio. O próprio, no entanto, não compareceu. Afirma que só disputará com o aval de Lula.

Amazônico - A Emparsanco S/A, empreiteira do ABC paulista que mantém laços estreitos com o PT, ganhou licitação de R$ 69,9 milhões da Prefeitura de Manaus, administrada pelo PTB, para recuperação das ruas da cidade.

Não diga - De olho nas pesquisas, o PT gaúcho prefere enfrentar, entre os nomes do PMDB, Germano Rigotto (ex-governador) e não José Fogaça (prefeito de Porto Alegre). De modo nada desinteressado, petistas lembram que Tarso Genro se deu mal quando deixou a administração da capital para tentar o governo.

Deu pra mim - Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que chegou ao Senado com votação recorde, alavancado pela popularidade como radialista, tem dito que não pretende disputar a reeleição. Quer voltar à Assembleia Legislativa.

Tiroteio

O problema de tentar tolher a todo custo alguém que quer ser candidato é que dificilmente a mágoa permitirá um apoio sincero.
Do deputado JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), sobre a insistência de Lula em convencer Ciro Gomes a não disputar a Presidência e apoiar Dilma Rousseff (PT), a despeito da expressiva intenção de voto do deputado do PSB.

Contraponto

Segundas intenções

No dia 12 passado, seu aniversário, Gilberto Kassab vistoriava as obras de restauração da capela de São Miguel Arcanjo, construída no século 17 onde hoje é a populosa zona leste paulistana. Ao final da visita, funcionários da subprefeitura e pessoas ligadas à igreja surpreenderam o prefeito com uma pequena festa.
Depois do ‘Parabéns a você’, alguém sugeriu que ele fizesse o tradicional pedido antes de cortar a primeira fatia do bolo. Kassab hesitou um instante e disparou:
_Bom, neste ano não tem eleição... Então desejo que a reforma da capela termine logo!

Nenhum comentário: