quinta-feira, agosto 06, 2009

PAINEL DA FOLHA

E agora, Mercadante?

RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 06/08/09

Arquivados quatro pedidos de investigação sobre José Sarney e evidenciada a opção de sua tropa de choque pelo rolo compressor, a oposição cobrará de Aloizio Mercadante (PT-SP) compromisso assumido ontem de manhã: em caso de engavetamento sumário, seus quatro representantes no Conselho de Ética do Senado votariam a favor do recurso e pela abertura de processos. Foi o que o líder do bloco de apoio ao governo disse aos "demos" José Agripino e Demóstenes Torres, que lhe apresentaram a proposta de aglutinar as representações em três: atos secretos, crédito consignado e Fundação Sarney. "O que tiver mérito, vamos acatar", afirmou à noite Mercadante.

Que se lixe total. Satisfeitos com o discurso feito ontem por José Sarney, seus aliados calculavam ontem que será possível não apenas arrastar as fichas no Conselho de Ética como fazer prosperar a representação contra o líder tucano Arthur Virgílio (AM).

Maracangalha. Enquanto o bicho pegava no Conselho de Ética, o ex-senador Ney Maranhão, que se notabilizou como integrante da tropa de choque de Fernando Collor, e Gilvam Borges (PMDB-AP), do exército sarneysista, confraternizavam em cadeiras vizinhas, ambos calçando confortáveis sandálias.

No bolso. Nasceu em um café da manhã entre o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Armando Monteiro Neto, e o empresário Jorge Gerdau a ideia de divulgar uma nota cobrando o fim da crise no Senado. Ambos avaliam que Congresso parado atrapalha a superação da crise econômica.

Strike. Com a nova CPI na assembleia gaúcha, viabilizada depois de denúncia do Ministério Publico Federal contra Yeda Crusius, o PT espera atingir não apenas a governadora tucana como também o PMDB do prefeito José Fogaça, via Banrisul.

Meteorologia. Tiago Chanan Simon, filho do senador Pedro Simon (PMDB-RS), deixou o governo Yeda no dia 30 passado. Ele ocupava diretoria do Departamento de Desenvolvimento Empresarial.

Ele... Fernando Pimentel lançou o movimento "Fica Marina". O ex-prefeito de BH vai procurar correligionários, entre eles a própria senadora, para convencê-la a não trocar o PT pelo PV para disputar a Presidência da República.

...e elas. "Marina tem história. Isso seria uma aventura", diz Pimentel, um dos petistas mais próximos da ministra e candidata Dilma Rousseff.

E se... 1. Em conversa com Michel Temer, Lula mencionou a possibilidade de colocar Antonio Palocci no ministério hoje ocupado por José Múcio (Relações Institucionais), quando este for para o Tribunal de Contas da União. O PMDB já havia sinalizado nada ter contra a ideia.

E se... 2. A lista de cargos para os quais se especula a ida de Palocci ganhou um novo acréscimo: presidente do BC, quando e se Henrique Meirelles deixar o cargo para disputar o governo de Goiás.

Caderninho. No mesmo encontro, Lula pediu a Temer dois nomes do PMDB que passariam a ter assento nas reuniões da coordenação política do governo. Resposta: os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Geddel Vieira Lima (Integração Nacional). A novela sobre a participação peemedebista nesse foro palaciano se arrasta há meses.

1, 2, 3. Por iniciativa do PMDB, mas com o apoio de outros partidos, está no forno uma emenda à reforma eleitoral que daria aos candidatos a presidente um número específico, diferente do de seus partidos. O objetivo é limitar a vantagem do 13 do PT nos Estados em que Dilma tiver mais de um palanque.


com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO


Tiroteio
"Que ninguém se iluda. A crise não vai acabar na base da aritmética, algo como "temos maioria e vencemos". Assim perderemos todos."

Do senador SÉRGIO GUERRA (PE), presidente do PSDB, contra a tentativa de arquivamento em bloco das representações contra José Sarney no Conselho de Ética.

Contraponto

Batata quente A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) cobrava do presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque, a leitura de seu parecer sobre as representações contra José Sarney. Cansado, o peemedebista pediu ajuda ao aliado Almeida Lima (PMDB-SE), que reagiu sobressaltado:
-Mas... eu?
Ao lado, Wellington Salgado (PMDB-MG) se antecipou:
-Eu também não...
Até que os olhares migraram para o terceiro da fila, Demóstenes Torres (DEM-GO), favorável ao afastamento de de Sarney do comando da Casa:
-Se quiserem, eu leio. Só que vou mudar a conclusão...

Nenhum comentário: