quinta-feira, agosto 06, 2009

ARI CUNHA

Gripe A H1N1


Correio Braziliense - 06/08/2009


Estudantes são atingidos pela suspensão das aulas. A gripe A H1N1 é séria e destruidora. Mesmo com todas as providências, é pandêmica. Convém aos pais enfrentá-la com conhecimento e seriedade para transmitir informações corretas aos filhos. Pense na sobrevivência própria e dos familiares. Procure se informar sobre o que é a gripe. Consulte o Ministério da Saúde e hospitais da rede pública para receber orientação. Hospitais particulares ainda não têm equipes especializadas para dar informações. Os casos estão se multiplicando. Obrigação dos pais é alertar os filhos sobre o que vai acontecer se forem desprezados os cuidados. Cuide não só de sua vida, mas da vida da população. Importante é reduzir a influência da gripe.

A frase que não foi pronunciada


“Contribuição sindical é igual à fé. Crer primeiro para ver depois onde é aplicada.”
Neta Simão, contribuinte, pensando enquanto lê a notícia de que sindicatos alugam militantes para protestos ou suportes em manifestações.


Sul do país
»Paraná e Santa Catarina estão sofrendo os horrores do tempo. Faz muitos anos que esses dois estados eram beneficiados pela gralha azul. A ave saía plantando pinheirais mundo afora. As matas eram destruídas e vendidas a bom preço. Os que moram lá estão pagando pelos antigos. Não pensavam que o tempo pune quem destrói a natureza.

Passarinho
»Vida modesta a de um homem do porte moral de Jarbas Passarinho. Ministro de três pastas, presidiu o Senado. Foi o homem da Petrobras no Norte. Conhece o país e o povo. Com pneumonia dupla, passa por hospitais em busca da saúde, agora abalada. Num deles recebeu alta para se livrar de infecção hospitalar. A seu lado a solidariedade da família e dos amigos, que não são poucos.

Futebol
»Estranha a declaração do sr. Ricardo Teixeira, rei eterno da cartolagem. Disse com todas as letras que, para o campeonato mundial de futebol, não há dinheiro público. Lula solta dinheiro, mas especula a diferença do que se gastou durante o Pan-Americano. Quer evitar constrangimento do público esportivo.

Obras
»Por onde você passa, vê que o GDF está produzindo por vida melhor do brasiliense. Neste momento, mais de 1.500 obras do governo do DF estão sendo tocadas tanto no Plano Piloto quanto nas satélites. Projeto é favorecer o cidadão depois do crescimento desmedido da
produção de carros.

Exército
»Recebo informação do que acontece no serviço do Exército para atender a doentes. Há remédios em profusão. Não falta nunca. Porém pessoa entra numa fila para receber a senha. Entra noutra mais demorada para atendimento. A repartição leva uma hora para conferir estoques. Moderno como está, nosso Exército padece com coisas antigas. Tratamento humano é fundamental não só para com os doentes, mas também para os parentes.

H1N1
»Gerson Penna, secretário de Vigilância em Saúde e especialista em planejamento estratégico, informa que o protocolo emitido pelo Ministério sobre o uso do Tamiflu terá a advertência de que qualquer indicação contrária ao documento será “de inteira responsabilidade do médico prescritor e da autoridade sanitária local”.

Notificação
»Interessante constatar que até agora não tenha havido nenhum caso de morte por febre suína nos presídios do país.

Atenção
»Corre na Câmara projeto do deputado Cleber Verde que propõe aposentadoria especial e pensão vitalícia para garimpeiros. O documento contempla de forma diferenciada os garimpeiros em região de fronteira.

Roupagem
»Ardilosa de vez em quando, a língua portuguesa consegue vestir a origem da corrupção no país com roupagem pomposa. Há novas regras para a “captação de sufrágio” no código eleitoral.
O que é uma prática ilegal para o candidato poderia ter o mesmo peso ao comprador de voto.

Controle
»Um dos problemas a resolver no Senado são os escritórios regionais. Os senadores fazem uso da verba indenizatória para contratar pessoal. Heráclito Fortes, 1º secretário, garantiu mudanças no assunto. O primeiro passo será o monitoramento no estado onde um responsável terá comunicação direta com Brasília.

Ateu ou laico?
»Sobre o Estatuto da Igreja, Julani Soares, nosso leitor sempre atento e atualizado, lembra que os EUA são um país laico. Isso não impede que, durante o ritual de posse, o presidente da República faça o juramento com a mão sobre a Bíblia. Quem tem tempo para protestar contra o ensino religioso nas escolas se esquece de que, para escolher, é preciso conhecer. País laico não é ateu, lembra Julani. Basta ler nas notas de dólar “Nós acreditamos em Deus”.

História de Brasília


Em seu discurso no parlatório do Palácio do Planalto, o presidente Jânio Quadros disse que daqui a cinco anos estaria ali, novamente, na mesma cerimônia. Ele transmitiria o cargo ao legitimamente eleito. Ao que um candango gritou de baixo: “Que bom, hein, doutor Juscelino!” (Publicado em 1/2/1961)

Nenhum comentário: