segunda-feira, agosto 31, 2009

INFORME JB

Óleo e sal, um cardápio amargo

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 31/08/09


NO ÚLTIMO ESFORÇO para convencer os estados maiores produtores de petróleo a aceitarem o marco regulatório do pré-sal, que vai ser lançado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou ontem para jantar, no Palácio da Alvorada, os governadores José Serra, de São Paulo, Sérgio Cabral, do Rio, e Paulo Hartung, do Espírito Santo. À mesa, o cardápio amargo da falta de acordo sobre a distribuição dos royalties da exploração da nova camada. Ontem à tarde, cada um embarcou para Brasília, com assessores e pastas recheadas de dados detalhados em defesa dos estados. Cabral, Serra e Hartung não aceitam a distribuição dos royalties para todos os municípios do Brasil. Lula tentaria convencê-los.

E fará apelo para que, mesmo não tendo ainda o consenso, participem da cerimônia de lançamento.

Calma, Lula Presidente de maior popularidade da história do país, Luiz Inácio Lula da Silva mandou blindar vidros e paredes do gabinete do Palácio do Planalto contra tiros de fuzil.

Calma, gente Antonio Palocci sentiu na pele, sábado passado, que até agora só foi absolvido pelo STF. Na concorrida festa do peão de Barretos, o locutor anunciou a presença do deputado federal. Levou uma vaia de metade da plateia.

Boiadeiro A festa, aliás, foi ponto de encontro do poder. Passaram por lá, lado a lado, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, e o ministro do Trabalho, Carlos Luppi. O primeiro, social. O segundo, vestido de boiadeiro.

Tropeiros Um assessor especial do presidente Lula reuniu em Barretos, no fim de semana, 70 prefeitos, de vários partidos. Visitaram o hospital do câncer.

Mas o fim foi a festa.

Do bigode Pergunta de um assíduo leitor: Qual o bigode que tem mais credibilidade, o do José Sarney, o do Aloizio Mercadante ou o do Belchior, que está sumido?

Toma lá...

A corrida para a sucessão estadual é tão acirrada que o governador Sérgio Cabral fez uma baixa na campanha de Anthony Garotinho. Tirou do PR o vicepresidente no Rio e o levou para o PMDB.

... dá cá Trata se de Aleksander Santos, político em Maricá e executivo da Associação de Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil (ADVB), que reúne empresários e governadores em almoços na capital.

2010 na rede O PSDB começou campanha por e-mail para “recrutar” colaboradores contra a “máquina do governo” para a campanha presidencial de 2010. Pede corrente de mensagens.

Memória O ministro aposentado do STF Sepúlveda Pertence, presidente da OAB nacional há 29 anos, quando da explosão da cartabomba que matou a secretária Lyda, lembra que o episódio foi a prova de que os militares já haviam perdido o controle.

Memória 2 “Não apenas na repressão violenta aos opositores armados mas também em relação à sociedade civil”, diz Pertence.

Nenhum comentário: