segunda-feira, agosto 10, 2009

INFORME JB

O Senado e os quatro bombeiros

Leandro Mazzini
Jornal do Brasil - 10/08/2009

A ideia nasceu na sexta à tarde, numa conversa entre dois senadores, adversários ferrenhos. Chegaram a um consenso de que a história do Senado é maior que todos eles juntos e suas vaidades. Decidiram recomeçar o papo hoje e criar um quarteto suprapartidário na tentativa de acalmar os ânimos. Querem evitar que os bate-bocas se repitam. Sérgio Guerra (PSDB), Gim Argello (PTB), Romero Jucá (PMDB) e José Agripino (DEM) serão convocados como os bombeiros da Casa. Caberá a eles levar o recado: do jeito que está, não dá mais. O primeiro resultado pode aparecer na terça: no fim de semana, de ambos os lados, já se falou em armistício. Renan Calheiros e Tasso Jereissati pensam em recuar.

Meta

O Conselho Nacional de Justiça calcula que metade dos tribunais do país vai concluir, até o fim do ano, os julgamentos dos processos distribuídos até 2005. Para agilizar, em setembro haverá outra Semana da Conciliação.

Brasil em guerra
Os números assustam, no entanto, a cada ano. Só em 2008, foram 74 milhões de ações, em todas as instâncias.

Integração
Por falar em celeridade da Justiça, Minas já é laboratório do Programa Justiça Integrada: o cidadão pode recorrer a varas federais para ações de competência da Justiça estadual, e vice-versa.

Mais um
O país ganhou mais um partido, o PPL-Partido da Pátria Livre. Foi fundado em Brasília, no fim de semana. Com ele, já são 28 as legendas - o Congresso Nacional só abriga 19.

Às mães
A AGU quer abrir caminho para a prorrogação da licença maternidade para servidoras públicas comissionadas, inclusive adotantes, e a militares. O Departamento de Análise de Atos Normativos já elaborou nota técnica.

Deu m.
O TCU condenou Inês Baranda Hortêncio, ex-prefeita de Santo Antônio do Içá (AM), a devolver R$ 4,5 milhões à Funasa. Ela só concluiu e pagou 40% das obras de esgotamento sanitário. O cheiro está horrível.

Antigripe
Contra a ameaça de gripe suína, a Câmara dos Deputados instalou em vários pontos da Casa - inclusive na entrada do plenário - um recipiente com álcool gel para a turma da gravata lavar as mãos, literalmente.

A praça sumiu
Ministério da Integração Nacional está atrás do ex-prefeito de Pacaraima (RR) Hiperion de Oliveira Silva. Ele desapareceu com R$ 1,6 milhão destinado à construção de uma praça.

A rede
O Rio vai sediar de amanhã até quinta, a II Reunião Latinoamericana e Caribenha Preparatória ao Fórum de Governança da Internet. O evento vai debater os desafios para a privacidade na rede.

Memória
A família Magalhães concluiu a reforma do túmulo de ACM, em Salvador. O mais vistoso do cemitério, que já virou ponto de visitação.

“Marina representa ideias e aspirações hoje compartilhadas por milhões de brasileiros”
Alfredo Sirkis, da Executiva do PV, sobre a iminente filiação de Marina Silva

Nenhum comentário: