sexta-feira, agosto 14, 2009

BRASÍLIA - DF

Assalto ao trem pagador


Correio Braziliense - 14/08/2009


O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, José Aníbal (SP), comemora a greve patrocinada pela base aliada — PMDB, PTB, PR, principalmente — por causa da retenção das verbas das emendas parlamentares. Segundo ele, a agenda de votação prevista para a Casa é um assalto aos cofres públicos e, em última instância, ao bolso dos contribuintes. “Não há a menor responsabilidade fiscal, a maioria das matérias eleva os gastos públicos sem levar em conta a queda da arrecadação”, avalia. O tucano está com pena do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que tenta conter o furor gastador da base aliada, mas não consegue, como aconteceu na votação dos créditos do IPI.

» » »
O butim a ser aprovado inclui a equiparação dos salários dos delegados de polícia aos dos ministros dos tribunais superiores; a emenda constitucional que unifica os salários dos policiais militares aos da PM do Distrito Federal; o fim do fator previdenciário, que acelera o déficit da Previdência; o retorno dos quinquênios para todas as carreiras de Estado e não apenas para os juízes de primeira instância, com pagamento retroativo; e a equiparação dos reajustes dos aposentados ao aumento do salário mínimo, indexado pelo PIB do ano anterior. Correndo por fora, ainda há a aprovação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), o famoso imposto do cheque, como contrabando da regulamentação da Emenda 29, que estabelece uma fonte de financiamento específica à Saúde, metendo a mão diretamente no bolso do contribuinte.

Sutil// Na carta enviada ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em que avaliza a candidatura da Boeing no programa FX-2 da Força Aérea, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, ressalta que a aquisição do F/A-18 Super Hornet contribuiria para a cooperação militar entre os dois países.

Rúgbi


O prefeito carioca, Eduardo Paes, e o governador fluminense, Sérgio Cabral, anunciaram, ontem, em Berlim, que o Rio de Janeiro já tem as instalações para as partidas de golfe e rúgbi que foram incluídas nos Jogos de 2016: os tradicionais Itanhangá Golf Club e o Gávea Golf Club. E, para surpresa geral, o estádio de São Januário, do Vasco da Gama, que será transformado em campo de rúgbi. Tem sentido. Afinal, o time de Cabral está fora da elite do Brasileirão.

Culatra


Depois que um dirigente do PV colocou o nome do deputado Marcelo Ortiz (PV-SP) numa lista de Schindler para deixar o partido, os convites já começaram a pipocar. Um ex-líder do PSDB na Câmara deixou escapar que os tucanos estão de ninhos abertos. O DEM já fez um convite ao parlamentar. PCdoB, PDT, PP e PSC, às voltas com a armação da chapa de deputado federal, também. Ortiz diz que fica. Dedicou 14 anos às causas ambientalistas e exerce o segundo mandato pela legenda.

Passionara



Mesmo ferida de morte, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (foto), mandou avisar à cúpula do PSDB que não fará acordo para permanecer no cargo em troca de desistência da reeleição. Segundo ela, herdou a máfia do Detran de governos passados, o que inclui o PMDB e o PT, e não tem nada a ver com o suposto envolvimento do ex-marido Carlos Crusius. Tucanos de alta plumagem querem que Yeda feche logo um acordo para apoiar um candidato do PMDB em 2010, que ainda lhe daria mais sustentação na Assembleia.

Cascão



A promotora da Infância e da Juventude de São Paulo Laila Said Abdel Qader Shukair abriu inquérito civil contra o criador de histórias em quadrinhos Maurício de Sousa (foto) por abuso de publicidade dirigida às crianças na revista Turma da Mônica, com base em laudo do Conselho Federal de Psicologia. De autoria do psicólogo Yves de Lataille, o parecer critica o uso da estampa do Cebolinha em estojos e mochilas infantis com a frase “diversão sempre”. Afirma o laudo: “Ora, estudo não é diversão. Não raramente, o seu contrário. Logo, tal publicidade presta um desserviço à educação”. Maurício tem 30 dias para se defender.

Emendas


Em greve, deputados da base aliada avaliam que o governo jogou mais gasolina nos já contrariados ânimos na Câmara dos Deputados. Os parlamentares se queixam de decreto presidencial que cancelou R$ 2 bilhões em dotações — eles calculam quanto desse montante seria destinado às emendas coletivas. O valor se somará a outro
R$ 1,1 bilhão já cancelado em maio.

Haiti/ Uma comitiva encabeçada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), desembarca hoje, em Porto Príncipe. Participam os senadores Flávio Torres (PDT-CE), Gerson Camata (PMDB-ES) e João Pedro (PT-AM). O Exército Brasileiro e o Corpo de Fuzileiros Navais, que lideram os efetivos da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), mantêm 1.600 militares brasileiros no país.


Veto/ Entre os 28 vetos do Executivo na LDO, o Executivo barrou o artigo que garantia acréscimo de 15% no orçamento da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), órgão controlado verticalmente por peemedebistas, em baixa no Palácio do Planalto. Trata-se de um contrabando que o PMDB bateu o pé para colocar na LDO.

Pulso/ O PR baiano encomendou uma pesquisa ao Instituto Vox Populi para avaliar o desempenho dos pré-candidatos ao Palácio Ondina. O partido quer ter um termômetro da disputa antes de decidir se deixa a base de sustentação do governo Jaques Wagner (PT), apesar de o senador César Borges, presidente estadual da legenda, e parte da bancada federal defenderem a debandada.

Nenhum comentário: