sexta-feira, agosto 14, 2009

ARI CUNHA

Otimismo primeiro

Correio Braziliense - 14/08/2009


Mesmo com a queda na cotação do dólar, crescem as exportações. Pesquisa realizada pela Fiesp e Fundação Getulio Vargas atesta que, desde o início do ano, o movimento de exportação cresceu 7,6%. No mundo da crise, era previsto declínio de 1,1%. O presidente Lula da Silva está eufórico. Despreza os homens de negócio e confia mais no seu taco. Isso, depois de mostrar o resultado. O câmbio está contra, o aumento do dólar faz o exportador sofrer. Na conta final, tudo fica a favor do Brasil. Quem procura entender economia sem curso superior dança. Por isso, o presidente Lula prefere a mensagem de otimismo, que chega mais cedo ao ouvido do povo.


A frase que não foi pronunciada

“Cesta básica: educação, arroz, cultura, feijão, saúde, legumes, trabalho, proteínas, transporte.”

  • Dica pensada pelo senador Flávio Torres para que a população brasileira sobreviva com dignidade.


  • Febre

  • Nesta semana, chegou a confirmação de que o deputado Capitão Assunção, do PSB do Espírito Santo, está com a gripe suína. Quando o Senado alterou a visitação pública, propôs o mesmo à Câmara, que não aceitou.

    De olho
  • “Ditadura partidária” é a definição do senador Garibaldi para a proposta de reforma eleitoral que tramita na Câmara dos Deputados. A intenção do projeto é aumentar o poder da direção do partido.

    Mas, hein?
  • Americanos voltam a falar na relação entre Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa do governo Bush, e a empresa farmacêutica que fabrica o medicamento contra a gripe suína. Sobre a aplicação em ações do laboratório, um assessor afirma, com razão, que não é obrigação de Rumsfeld tornar público o que faz com seu dinheiro.

    Federais
  • Até agora não havia instrução do governo sobre a higienização para os visitantes e funcionários de cadeias. Mesmo assim, Wilson Sales Damazio, diretor do Sistema Penitenciário Nacional, informou que há três anos, nas prisões federais, os servidores usam máscaras e luvas quando entram em contato direto com os detentos. Regra adotada agora também para os visitantes.

    Contra impostura
  • O presidente deposto de Honduras, Manoel Zelaya, manteve encontros em Brasília que lhe foram úteis. O presidente do Senado, José Sarney, recebeu-o em audiência e se colocou contra a intromissão política no poder. Já o senador Mão Santa, que presidia a sessão, citou frase de Ruy Barbosa, segundo a qual “há apenas um caminho para a salvação: lei e justiça”.

    Salário mínimo
  • Pesquisa realizada pela Codeplan encontrou em Brasília 260 mil pessoas, ou seja, 10% da população vivendo do salário mínimo. Trinta e seis por cento desejam casa própria. E o mercado não tem imóveis para essa classe social. Rogério Rosso, tomando conhecimento, começa a fazer planejamento em direção aos necessitados.

    Integrar
  • Daí a importância da aproximação entre legisladores e gestores de políticas públicas. Muitas vezes, o trabalho de pesquisa e sondagem é feito e mal aproveitado. Codeplan, Câmara Legislativa e gestores unidos pelo progresso monitorado da capital.

    Academia
  • Fernando Collor, senador como o pai e o avô Lindolfo Collor, é cultor da língua portuguesa. Fala bem, lê muito e ofereceu seus discursos como candidato à Academia de Letras de Alagoas.

    Plim-plim
  • De briga em briga, nem as TVs escaparam. Um editorial na TV Record arrasou a TV Globo. O assunto era a Igreja Universal. Os dois locutores, Celso Freitas e Ana Paula Padrão, leram o texto contra o antigo empregador.

  • História de Brasília

    Amanhã, logo após a posse do Prefeito, será nomeada uma comissão de inquérito para a Cidade Livre. (Publicado em 5/2/1961)

    Nenhum comentário: