sexta-feira, agosto 07, 2009

BARBARA GANCIA

Pede indenização, Sarney, pede!

FOLHA DE SÃO PAULO - 07/08/09


Só faltou Sarney se dizer vítima dos militares e requerer indenização nos moldes das de Ziraldo e Cony



SEMPRE que ouço a expressão "ex-presidentes", lembro-me daquela quadrilha de surfistas, um com a máscara do Reagan, outro do Nixon, outro do Ford, que assaltava bancos naquele filme com Patrick Swayze e Keanu Reeves em que o malucão do Gary Busey arrasa.
"Point Break" virou clássico dos anos 90 e, na minha cabeça de alfinete, criou uma associação peculiar entre ex-presidentes e malfeitores. Pois, na quarta-feira, quando me reclinei no sofá com um saco de pipocas de micro-ondas para assistir ao discurso do nosso José Sarney, nem me lembrava mais de que um dia eu havia assistido ao filme em questão.
Mas foi só o senador pelo Estado do Amapá (!) começar a falar, que logo a imagem dos surfistas com as máscaras de látex se fez presente, como se o quintal da minha memória tivesse sido invadido pela estátua do Borba Gato.
Vem cá: a Itália não instituiu a figura do ex-presidente que automaticamente, salvo renúncia, vira senador vitalício? E o Chile e o Peru não copiaram a ideia? Após o término de seu mandato como chefe de Estado, o presidente da República vira senador sem direito a voto e passa a dar bons conselhos e a emprestar sua experiência ao país. E não se fala mais em novas aventuras na busca pelo poder.
Não seria melhor ver os ex-presidentes tapuias se tornarem senadores vitalícios a suportar um senhor na casa dos 80 anos que não consegue domar seu apego pelo poder? Não seria mais apropriado para um membro da Academia Brasileira de Letras, que já está com mais um romance em andamento, ter a oportunidade de ir cuidar da vida, digamos, acadêmica, do que ficar às voltas com essa coisa pedestre de encaixar o namoradinho da neta nos bastidores do serviço público?
Não seria mais salutar vê-lo apenas aconselhar a seus pares do que sermos submetidos ao discurso de alguém que esteve ao lado do regime militar desde o primeiro momento, foi eleito indiretamente, apoiou o AI-5 e agora vem querer nos passar a ideia de que era praticamente um guerrilheiro do Araguaia? Só faltou Sarney se dizer vítima dos militares e requerer uma indenização nos moldes das de Ziraldo e Cony.
A verdade é que nós não merecemos ter a nossa inteligência pisoteada como foi nos 50 minutos em que Sarney usou o plenário para discursar. Para começar, seus colegas da Academia Brasileira de Letras devem ter cuspido chá para todo lado, tamanha a pobreza de sua oratória. Mas isso é problema dele. Problema nosso são as mentiras. Umas de rolar de rir, como quando ele disse que o Plano Real nasceu daquela trapalhada miserável que ele perpetrou em seu governo, o Plano Cruzado. Se tivesse algum juízo, Sarney perderia essa parte do seu legado debaixo de algum lençol maranhense.
Mas o que eu gostei mesmo foi de ouvir que ele se encontrou com o Zuleido Veras, da Gautama, "apenas três ou quatro vezes". Você, meu nobre leitor, já se encontrou com Zuleido Veras? Pois é, nem eu. Vale lembrar que, enquanto Sarney contava vantagem no plenário, outro ex-presidente, Bill Clinton, voava de volta para os Estados Unidos com as duas jornalistas americanas que ele ajudou a livrar das garras do ditador Kim Jong-il.

Nenhum comentário: