sexta-feira, julho 24, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Acordo de Itaipu

Ilimar Franco
O Globo - 24/07/2009

Os presidentes Lula e Fernando Lugo (Paraguai) devem encerrar amanhã o contencioso de Itaipu.

O Brasil vai atender ao vizinho sem mexer no tratado.

O Paraguai receberá mais dinheiro, e os consumidores não pagarão a conta. A fórmula: o Tesouro brasileiro vai reduzir os juros do pagamento do financiamento da construção da usina (hoje de 7% ao ano, mais a inflação americana). O Paraguai receberá cerca de US$ 200 milhões a mais para investir, e a Eletrobrás terá um reforço de caixa.

O DEM contra Sarney

Depois de ajudar a eleger o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o DEM vai protocolar uma representação por quebra de decoro contra ele, no dia 4, após reunião de sua bancada.

O PSDB deve ir a reboque.

O alvo são as gravações em que Sarney aparece articulando a nomeação do namorado da neta para um cargo na Casa, o que foi feito por ato secreto. No Conselho de Ética já há representação do PSOL e denúncias do líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), mas, politicamente, a ação dos dois principais partidos de oposição tem outro peso.

“Os fatos recentes são muito graves”, disse o líder do DEM, José Agripino (RN).

O cara que herdar o governo Lula será um sortudo ou uma sortuda” — Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, sobre a situação econômica e fiscal do Brasil

PLANO B. Enquanto o PT não bate o martelo sobre a candidatura de Ciro Gomes ao governo paulista, o PSB quer que ele continue rodando o país como pré-candidato à Presidência da República.

No dia 8, Ciro fará palestra em Cariacica (ES) sobre a conjuntura econômica. Os socialistas temem ser abandonados pelo PT e não terem um plano B. E, como o presidente Lula gostaria de tirá-lo da disputa presidencial, essa seria uma forma de pressão.

Novo comando

O ministro Nelson Jobim (Defesa) nomeia, semana que vem, o chefe de gabinete da pasta, Murilo Marques, para a presidência da Infraero. Ele substituirá Cleonilson Nicácio, que voltará para a Aeronáutica, após dois anos de licença.

Os envolvidos

São três os deputados suspeitos de integrar o esquema de venda irregular de passagens aéreas. Caberá agora ao corregedor da Câmara, ACM Neto (DEMBA), decidir sobre a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar.

Geddel: ‘Meu palanque é da Dilma’

Diante do desgaste na relação com o governador Jaques Wagner e pensando no futuro pós-carlista da política baiana, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), decidiu concorrer ao governo.

Ele tem o apoio entusiasmado do prefeito João Henrique (Salvador), que não engole o fato de o PT não o ter apoiado. Geddel nega flerte com os tucanos, e garante: “Vou oferecer um segundo palanque para a Dilma”.

Política e jogo do bicho

O deputado Vic Pires (DEM-PA) não perde a chance de alfinetar o senador Mário Couto (PSDB-PA) em seu Twitter. “Ontem, sonhei que estava fazendo uma pescaria com o Jatene. Impossível! Vou ligar pro Mário e saber qual o bicho que devo jogar. Será cobra?”. E depois: “Boa noite pra todos.

Durmam bem e sonhem só com coisas boas.

Amanhã, liguem pro Mário Couto e arrisquem um palpite no bicho. Boa sorte!”.

Couto é aquele que esbraveja em nome da ética.

O GOVERNADOR Jaques Wagner (BA) descobriu, durante visita do presidente de Cuba, Raúl Castro, que um brasileiro, o gaúcho Adamastor Bonilha, lutou na Sierra Maestra ao lado de Fidel.

O CLIMA entre os assessores mais próximos do presidente Lula é de muita apreensão com a situação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

SUBMERSO. Idealizador das Zonas de Processamento de Exportação, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), desmarcou sua participação no 1oFórum Brasileiro de ZPEs, dia 3, no Rio. Teme os protestos.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

Nenhum comentário: