sexta-feira, julho 24, 2009

PAINEL DA FOLHA

Até o fim

FOLHA DE SÃO PAULO - 24/07/09

As declarações de Lula ontem não foram o único balde de água fria em setores do governo e do PT que já pregam a necessidade de um descolamento entre o presidente e José Sarney (PMDB-AP). A despeito do agravamento da crise no Senado, Lula agendou para o dia 6 visita às obras da hidrelétrica de Estreito (MA). Dividirá holofotes com toda a família Sarney e seu principal aliado, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia). Depois, também vai a São Luís.
A insistência de Lula em segurar Sarney vai se contrapor à decisão da oposição de aumentar a carga contra ele. Antes hesitantes, PSDB e DEM já bateram o martelo e vão propor uma representação institucional contra o peemedebista no Conselho de Ética.

É lá - Estreito ganhou recentemente uma repetidora da TV Mirante, de propriedade dos Sarney, que aparece nos grampos da Polícia Federal.

Roteiro - A última vez que Lula esteve no Maranhão foi em 5 de maio, 18 dias depois de Roseana Sarney (PMDB) assumir o governo do Estado. Já na administração Jackson Lago (PDT), ele esteve somente em fevereiro de 2006.

Senha - O PSDB bateu o martelo sobre a crise no Senado: argumentará ao conselho que Sarney quebrou o decoro ao dizer que não influenciou nas nomeações por atos secretos, o que, avaliam tucanos, foi desmentido com a divulgação das escutas da PF.

Grau - Chama a atenção de quem vasculha os áudios da Operação Boi Barrica o jeito peculiar com que Fernando Sarney trata seus interlocutores pelo diminutivo: Astrogildo Quental é ‘Astrinho’, Aluísio Guimarães Mendes Filho é ‘Aluisinho’, e por aí vai.

Carimbado - Diretor financeiro da Eletrobrás, Quental não aparece enrolado em diálogos suspeitos com Fernando Sarney somente nas interceptações telefônicas da Boi Barrica. Também é personagem recorrente da Operação Castelo de Areia, outra que respingou no Congresso.

Refúgio - Sem alarde, o grupo do ex-todo-poderoso Agaciel Maia está sendo realocado em posições discretas na estrutura do Senado. Sua mulher, Sânzia Maia, acaba de ser designada para a Gráfica. O próprio Agaciel e outro ex-diretor investigado por irregularidades, João Carlos Zoghbi, estão lotados no ILB (Instituto Legislativo Brasileiro), famoso cabide de cargos, enquanto não sai decisão sobre processos a que respondem.

Périplo - Após o pedido de liquidação do Opportunity Special Fundo de Investimentos em Ações, depois suspenso, Daniel Dantas procurou advogados criminalistas de peso em São Paulo e no Rio, para reforçar sua defesa, sem sucesso. Motivo: ninguém se sente seguro com ele, que interfere na linha da defesa.

Holofote - Um dos pontos da reforma eleitoral que não mereceu destaque foi o que aumenta de 15 para 20 minutos diários, em dias intercalados, o tempo da propaganda eleitoral para candidatos ao Senado. Em tempos de crise na Casa, a medida tem sido apontada como profilática.

Como está fica - Marco Maciel (DEM-PE), designado para relatar a reforma eleitoral no Senado, tem dito a interlocutores que deve propor pouca ou nenhuma mudança, para evitar nova e longa tramitação na Câmara.

Sucessor - A delegação brasileira que esteve em Washington foi informada que Thomas Shannon deverá receber até 31 de julho o aval do Senado americano para assumir a embaixada no Brasil. O atual embaixador, Clifford Sobel, avalia comprar um apartamento e morar em São Paulo.

Drible - A liderança do PT na Câmara fixou cartaz com os dizeres: ‘Aqui é um ambiente livre de tabaco’. Mas alguém completou à mão: ‘Quando o José Genoino não está...’

Tiroteio

Quando o Fidel vinha visitar o meu avô era tudo original. Agora veio o genérico do Fidel para ver o genérico da Bahia.
Do deputado ACM NETO (DEM-BA), sobre a ‘limpeza’ feita no centro histórico de Salvador pelo governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito João Henrique (PMDB) para receber o presidente cubano, Raúl Castro.

Contraponto

Tudo menos isso

Em tempos de turbulência no Senado, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), foi convidado por uma rádio, na semana passada, para participar de um debate representando a oposição.
O tucano topou a entrevista, mas, quando já se preparava para bombardear o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), a produção avisou que, do outro lado da linha, estava Almeida Lima (PMDB-SE), famoso pelos discursos longos e veementes em defesa tanto de Sarney quanto, no passado, de Renan Calheiros (PMDB-AL).
O tucano não hesitou:
_Cancela, cancela! Com ele eu não vou nem para o céu!

Nenhum comentário: