segunda-feira, julho 27, 2009

PAINEL DA FOLHA

Efeito dominó

FOLHA DE SÃO PAULO - 27/07/09

A comissão de sindicância que investigou a farra das passagens aéreas na Câmara esbarrou em outras duas acusações paralelas. Nos depoimentos tomados, dois funcionários relataram a existência de assessores fantasmas e de ao menos um deputado que embolsaria parte dos salários de seus subordinados.
Os testemunhos foram incluídos no relatório final do trio que assinou a sindicância mas, como eles não tinham competência para ir adiante, os casos não foram aprofundados. Caberá ao deputado ACM Neto (DEM-BA), o corregedor da Casa, decidir se (e como) as apurações terão seguimento.

Em frente - ‘Não existe embargo. Se houver denúncia consistente, vamos investigar’, antecipou-se ACM Neto, falando em tese por não ter tido acesso às acusações.

Sem fôlego - Não se sabe se foi a crise do Senado, mas o líder do DEM, José Agripino (RN), foi parar no estaleiro. Com forte bronquite, passou o fim de semana à base de nebulizações e antibióticos.

Ah, tá - Do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), negando qualquer iniciativa revanchista contra os algozes de José Sarney (PMDB-AP): ‘Não é isso que me caracteriza. Sou um conciliador, me dou bem com todo mundo’.

Firula - O advogado de Marcos Valério no processo do mensalão, Marcelo Leonardo, tem anunciado a colegas que deve impetrar no segundo semestre um recurso para que o julgamento pare e passe a correr na primeira instância, já que seu cliente e outros não tem foro privilegiado.

Além-mar - Na volta do recesso, o julgamento do mensalão entra numa fase internacional. Serão ouvidas as testemunhas no exterior, por carta rogatória. Só José Dirceu arrolou em sua defesa duas pessoas em Portugal.

Coincidência - Em meio às negociações para a venda de caças para a FAB, os franceses concederam a Murilo Marques Barboza, braço-direito do ministro Nelson Jobim e futuro presidente da Infraero, a Ordem Nacional do Mérito do governo da França.

Devagar... - Celebradas em Assunção, as concessões feitas pelo Brasil ao Paraguai relativas a Itaipu vão enfrentar resistência no Congresso. ‘Se a situação dos 350 mil brasileiros que estão lá não for resolvida, este acordo não passa’, sentencia o deputado Raul Jungmann (PPS-PE).

...com o andor - O Paraguai foi o último integrante do Mercosul a aprovar o acordo de residência mútua de cidadãos dos países-membros. Mas ele ainda precisa ser referendado junto ao bloco, uma formalidade que Fernando Lugo até hoje não atendeu.

O favorito - Ao nomear o ex-prefeito de Recife João Paulo (PT) para a pasta de Articulação Regional, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), quer fortalecer seu preferido à disputa para o Senado. Com apoios no interior, João Paulo poderá vencer o grupo de Humberto Costa na briga interna.

Com a barriga - Seguindo a orientação de Lula, ala majoritária do PT de São Paulo já admite a possibilidade de apoiar Ciro Gomes (PSB) para o governo do Estado. Mas todo mundo concorda que não há razão para qualquer anúncio definitivo por ora.

Cabo de guerra - O senador Mário Couto (PSDB-PA) avisou ao ex-governador do Pará Simão Jatene que não abrirá mão de disputar as prévias para escolher o candidato tucano ao governo em 2010.

Tiroteio

Da mesma forma que o presidente Lula e o PT confundem o público com o privado, como evidenciam os escândalos, o nacionalismo lulista não passa de populismo desvairado.
Do deputado federal JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA),
sobre o discurso estruturado pelo governo para a candidatura Dilma Rousseff, de fortalecimento da presença estatal na economia.

De olho - O Ministério da Justiça quer criar uma Ouvidoria Federal de Polícia, responsável pelo controle externo das atividades da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública.

Contraponto

Showman

O ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) roubou a cena no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, na quarta-feira, ao entremear seu discurso com vídeos mostrando depoimentos das pessoas beneficiadas por programas da agricultura familiar.

Lula ficou bastante impressionado:
- Essa apresentação do Cassel, aqui, é digna de ele apresentar o próximo Oscar em Hollywood.
O ministro deu um sorriso encabulado e as risadas estouraram na plateia, o que levou Lula a dar o fecho:
- Se a Globo ou o SBT virem você, adeus Gugu, adeus Faustão....

Nenhum comentário: