segunda-feira, julho 27, 2009

INFORME JB

Lula bem cotado entre os federais

Vasconcelo Quadros

JORNAL DO BRASIL - 27/07/09

Nunca antes na história deste país um presidente esteve tão bem cotado entre os federais. "O Lula tomou lambada como ninguém, mas não há quem possa reclamar que faltaram condições para a polícia trabalhar no governo dele". A declaração é do presidente da barulhenta Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Wink (foto). Lula se distingue dos antecessores por liberar os recursos necessários e ter deixado a PF trabalhar livre de ingerências comuns em outros governos. Quando assumiu, o orçamento da PF, que era de R$ 1,8 bilhão, foi engordando e hoje é quase o triplo. É o único governante que teve um irmão (Vavá), um filho (Lulinha) e os companheiros petistas na mira da PF, mas não se intrometeu no órgão.

Fim da penúria Céu de brigadeiro

Em boa parte, diga-se, porque a PF amadureceu e conseguiu blindar as investigações. Wink não é um fã de Lula ou do PT. Diz, no entanto, que é razoável reconhecer que, se quisesse engessar a polícia, o Planalto teria cortado os recursos. Em governos anteriores a penúria era tão grande que os próprios policiais se viam forçados a desembolsar o dinheiro da gasolina para fazer a viatura rodar ou delegacias serem despejadas por não pagar aluguel.

A presidente da Anac, Solange Vieira, contornou a zona de turbulência entre o órgão e o governador Sérgio Cabral. Mostrou que a abertura de rotas não prejudicou o movimento nos aeroportos do Rio. Segundo Solange, de maio de 2008 a maio de 2009, os pousos e decolagens no Santos Dumont cresceram 14%. No Galeão, foi menos expressivo, pouco mais de 1%. Durante a Feira Nacional da Aviação Civil ela trocou ideias com o secretário Regis Fichtner, que representou Cabral no evento.

Torturadores

Em agosto o Supremo dará resposta definitiva ao questionamento da OAB sobre tortura e a Lei de Anistia de 1979. A tese da entidade é que os agentes que praticaram o crime podem ser responsabilizados. Uma reviravolta na interpretação pegaria cerca de 400 torturadores.

Ciro

O PDT paulista está animado com a hipótese de Ciro Gomes resolver disputar o governo. Se o PT topar, diz o deputado Paulinho da Força, será o candidato da base que apoiou Lula.

Cadê as provas?

A PF acha que é um blefe, mas vai tentar ouvir Daniel Dantas sobre as alegadas provas de que a Brasil Telecom bancou despesas de agentes que trabalharam na Operação Satiagraha.

Defesa

As declarações do banqueiro foram interpretadas como a velha estratégia de defesa para confundir o Judiciário. Ele não diz de que órgão seriam os supostos agentes.

De volta

O ex-ministro José Dirceu promete trabalhar duro para eleger José Eduardo Dutra à presidência do PT em novembro. Ele pretende voltar à Executiva, de onde se afastou formalmente depois do escândalo do mensalão. O detalhe é que Dirceu nunca deixou de participar das decisões do partido e, no governo, manteve nos cargos ou remanejou para outras áreas todos os assessores que chegaram com ele à Esplanada.

Vestígios

No início de agosto o Exército retoma as buscas no Araguaia. Há informações sobre dois locais onde podem ser encontrados vestígios dos restos mortais de guerrilheiros do PCdoB desaparecidos na região entre 1972 e 1975. Uma comissão criada pelo governo vai acompanhar os trabalhos.

Nenhum comentário: