domingo, julho 26, 2009

PAINEL DA FOLHA

Nacionalismo 2010

FOLHA DE SÃO PAULO - 26/07/09

A criação de uma nova estatal para gerir os recursos do pré-sal e a possibilidade de que a Petrobras seja operadora única dos campos da camada se inscrevem numa estratégia maior, construída já de olho nas eleições presidenciais. Lula quer apresentar seu legado e sua candidata, Dilma Rousseff, com a roupagem de um novo nacionalismo. O discurso, já ouvido no Executivo e no PT, é que Lula retomou o que o governo de Fernando Henrique Cardoso -e do PSDB, portanto, principal adversário de Dilma- havia tirado "do povo brasileiro" com a quebra do monopólio estatal.
Nessa lógica, ganha força a ideia de capitalização na Petrobras, o que levaria, na prática, a que o governo aumente sua participação acionária na empresa.




Outras frentes. Dentro da estratégia de um discurso nacionalista para embasar a candidatura de Dilma, já se discute no governo a criação de outra estatal, para gerir a exploração de minério de ferro.

Eureka! A ideia de fazer da Petrobras a exploradora única do pré-sal, que ganhou corpo nas últimas semanas, só foi apresentada ao grupo de trabalho que estuda o marco regulatório das novas reservas recentemente. O mentor foi Guilherme Estrella, diretor de Produção da estatal.

Yes... Fracassaram as conversas da equipe de Luiz González, marqueteiro do PSDB, com a Blue State Digital, que estruturou a bem-sucedida campanha de marketing digital e telefônico de Barack Obama na internet.

...we can! Com isso, sobra no jogo para tentar fechar com os magos da internet para 2010 o estafe de Dilma Rousseff, que teve novas e animadoras conversas com a empresa nos EUA nas últimas semanas. Em agosto, o chefão da Blue State, Ben Self, desembarca no Brasil para as tratativas finais.

Bem na foto 1. O presidente Lula deve aproveitar um evento sobre o Bolsa Família em Belo Horizonte na próxima sexta-feira para anunciar na terra do ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) um novo reajuste no valor do benefício.

Bem na foto 2. O ato selará a formatura de 457 beneficiários do Bolsa Família num plano de qualificação profissional, para que eles trabalhem em obras do PAC na região metropolitana da capital mineira. Até o fim de setembro, Lula irá a outras duas formaturas semelhantes, em Fortaleza e no Rio.

Real... Eduardo Suplicy (PT-SP) entregou em mãos a Lula, na quinta, a nota em que defende a licença de José Sarney (PMDB-AP) e diz que Marconi Perillo (PSDB-GO) prometeu ter "procedimento republicano" caso assuma a presidência da Casa. Lula rebateu na hora: "Eduardo, você acredita em Papai Noel?"

...politik. Lula voltou a dizer que se deve avaliar a gradação das "supostas faltas" de Sarney. Comparou a situação do presidente do Senado com a do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), que, segundo ele, foi alvo de severas críticas quando estava no ministério, mas depois que caiu, "a imprensa esqueceu o caso".

Eu não. Sarney telefonou na sexta-feira à noite para senadores cujos nomes foram incluídos num grupo que seria alvo de representações ao Conselho de Ética por parte de seus aliados. Disse que não comunga da manobra diversionista. Queixou-se do bombardeio que sofre e demonstrou preocupação com a saúde da mulher, Marly.

Bombeiro. Presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ) publicou em 2008 pela Gráfica do Senado um livro de 328 páginas cujo prefácio, escrito por um jornalista da Casa, avisa: "O senador não se insere em nenhum grupo que sai à espalhar rastilhos de pólvora para depois acender o fósforo e ver o circo pegar fogo".

Credenciais. Entre os discursos do senador peemedebista publicados no livro, há dois em que ele sai em defesa de Renan Calheiros (PMDB-AL), à época ainda na presidência da Casa e logo depois defenestrado por denúncias.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"Em primeiro lugar, não há pena de morte para crime nenhum no Brasil. Mas, para tráfico de influência, a pena é a perda do mandato."


De CEZAR BRITTO, presidente da OAB, sobre Lula, para quem "uma coisa é matar, outra coisa é o lobby", em defesa de José Sarney ter usado o cargo para empregar o namorado da neta no Senado.

Contraponto

Ele disse, ela disse O ministro Paulo Bernardo (Planejamento), um dos mais ativos no Twitter, foi questionado, em entrevista, se se considerava "moderno" por usar a rede.
-Sou um dinossauro moderno.
A astróloga Vera Martins, seguidora de Bernardo, comentou a afirmação. A mulher do ministro, Gleisi Hoffmann, também "twitteira", entrou na conversa:
-Isso é que é ser moderno e dinossauro: usar o Twitter sem perder a referência astrológica! -, postou.
E, mais tarde, em resposta à astróloga, referendou:
-Ele é a tradução perfeita de um dino moderno!

Nenhum comentário: