Sarney, a cada dia com uma agonia
Leandro Mazzini
JORNAL DO BRASIL - 03/07/09
Depois de conversar por telefone dois momentos ontem, em diálogos rápidos mas confidenciais e camaradas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ao presidente do Congresso, José Sarney, que o receberia hoje em Brasília para definir de vez a situação dele no Senado. Isso só aumentou a agonia de Sarney – embora, segundo aliados próximos, ele esteja mais tranquilo com as palavras de Lula. No papo, o cacique peemedebista queixou-se do abandono do PT. Lula se dispôs, mais uma vez, a enquadrar a bancada. Lula disse que quer resolver logo o caso, porque viaja no domingo à noite para a Europa – fica em compromissos pela França e Itália, e volta domingo que vem. Sarney fica. Não se sabe até quando.
Guardas... Comboio
Depois que a trupe petista deixou a casa de Sarney, quarta à noite, entrou em cena a tropa de choque: os ministros (e apadrinhados) Hélio Costa (Comunicações) e Edison Lobão (Energia) e, ainda, os senadores Gim Argello (PTB), Renan Calheiros (PMDB) e Wellington Salgado (PMDB).
A ida de 10 do PT a Sarney foi um incidente. A verdade é que só Aloizio Mercadante (SP) e Ideli Salvatti (SC) estavam convocados. Mas nos corredores do Senado foram encontrando os colegas.
Na reserva
Nada de crise. O presidente Lula adiantara na quarta a sua chegada a Brasília em uma hora, vindo da Líbia, para assistir em casa ao jogo do Corinthians. Nem pensou em receber o abandonado José Sarney.
Outro ex
A presidente da Agência Nacional de Aviação Civil demitiu o chefe de gabinete.
Panos quentes
Não vai bem – mas deve melhorar – o clima entre Dilma Rousseff e Geddel Vieira (Integração), cujo secretário-executivo voltou choroso de uma reunião com ela e pediu demissão.
Samba, Dilma
Roberval Uzeda, pai de santo e compositor, fez um samba-campanha para Dilma. Entregou a fita ontem. E pediu R$ 30 mil.
Do campo
O Instituto dos Advogados Brasileiros criou, no Rio, a Comissão Permanente de Direito Agrário, que será presidida por Octavio Mello Alvarenga.
Pais & filhos
O PL que prevê punição para pais que incitarem filho contra um dos cônjuges está na Comissão de Seguridade Social e não na CCJ.
Vale
A Vale tem 120 mil empregados. Virar manchete porque desfez 300 contratos é pura tempestade em copo d’água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário