sexta-feira, julho 31, 2009

BRASÍLIA - DF

Batalha sangrenta

Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 31/07/2009


Bem que o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), tentou convencer o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), a negociar uma saída para a crise no Senado com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), ontem. Não houve a menor boa vontade. Esteio da permanência do senador José Sarney (PMDB-AP) na presidência da Casa, Renan não quis conversa e reiterou que vai entrar com duas representações no Conselho de Ética contra os tucanos. Uma visa o líder Arthur Virgílio Neto (AM), por empregar um assessor que estudava na Espanha; a outra, o senador Tasso Jereissati (CE), que usou a cota de passagens aéreas para pagar o combustível do jatinho no qual viaja.

***
“É uma insanidade”, classifica Guerra, ao analisar os rumos dos acontecimentos no Senado, onde o confronto entre Renan e Virgílio fugiu ao controle dos caciques das duas legendas e virou uma batalha sangrenta de acusações generalizadas, cujo desfecho é imprevisível. Condenado ao pelourinho no qual se transformou a cadeira que ocupa, Sarney estaria disposto a trocar o cargo por um bom acordo que lhe garanta exercer um mandato menos turbulento, mas Renan avalia que a oposição pode ser derrotada.

Pilatos

Ontem, em São Paulo, por causa da crise existencial da bancada do PT no Senado, pela primeira vez o presidente Lula, na crise ética da Casa, lavou as mãos. Disse que é um problema dos senadores, contra o qual não há nada a fazer a seu alcance. Na verdade, avalia que a briga dos tucanos com o PMDB empurra cada vez mais a legenda para a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).

Despejo

A administração da Câmara dos Deputados não aguardará a indicação pela Justiça paulista de um curador para os bens do deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), falecido em março. Vai remover os bens do estilista que ainda estão em seu luxuoso apartamento funcional. A Casa contratará uma empresa especializada em mudanças e guardará os pertences encaixotados até a decisão judicial.

Rombo

Federações da indústria e associações de exportadoras baterão bumbo no Congresso Nacional, na próxima terça-feira, pela aprovação da emenda que reconhece o crédito-prêmio do IPI das empresas. O líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP), e do PMDB, o potiguar Henrique Eduardo Alves (foto), apoiam a emenda do Senado. A Receita estima em R$ 288 bilhões o rombo nas contas do Tesouro.

Andor

Primeiro revés de Agnelo Queiroz (foto) na cúpula do PT. A Comissão de Recursos do Diretório Nacional do PT considerou que não há consenso dentro do partido para formalizar sua candidatura ao governo do Distrito Federal. Foi mais um lance da queda de braços entre o deputado Geraldo Magela (DF), que pleiteia a vaga, e o presidente do diretório regional do PT, Chico Vigilante.

Caixeiro

O presidente do Export-Import Bank of the United States (Ex-Im Bank), Fred P. Hochberg, recém-nomeado pelo presidente Barack Obama, passou os três últimos dias no Brasil. Foi a sua primeira viagem internacional no cargo.
Para facilitar a compra de bens e serviços norte-americanos pela Petrobras, liberou um financiamento de US$ 2 bilhões

Baldeação/ Mensagem ao Partido, corrente crítica do PT, sofreu uma baixa importante em São Paulo. O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, que administra a maior cidade controlada pelo partido no estado, voltou à majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB). Seu antecessor, Elói Pietá, continua na Mensagem, que é encabeçada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.


Arapongas/ Ex-presidente da Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Asbin), Nery Kluwe encaminhou à Comissão de Relações Internacionais e Defesa da Câmara dos Deputados um pedido de convocação do diretor-geral-interino da Abin, Wilson Trezza. Desafeto do chefe, quer que o colegiado o questione sobre a revelação da identidade de dois agentes envolvidos na Operação Satiagraha.

Azebudsman/ A Monsanto nega que tenha entrado como uma ação judicial contra uma campanha educativa coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre os benefícios de alimentos livres de agrotóxicos. A cartilha elaborada pelo cartunista Ziraldo, segundo o ministério, está sendo distribuída normalmente, ao contrário do que divulgamos ontem.


Com Guilherme Queiroz


Copa de 2014
A Confederação Nacional de Turismo (CNTur) lança hoje, no Forte Copacabana (RJ), a Rede Brasil de Qualificação em Turismo. O programa capacitará profissionais para trabalhar na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016, pleiteada pela capital carioca.

Nenhum comentário: