quarta-feira, julho 29, 2009

BRASÍLIA - DF

Gladiadores de Dilma

Brasília-DF
Luiz Carlos Azedo Com Guilherme Queiroz
Correio Braziliense - 29/07/2009


A bancada do PT no Senado trocou velhas palavras de ordem pelo lema dos gladiadores romanos: “Ave Caesar morituri te salutant”. Tradução: salve Dilma, os que estão a ponto de morrer saúdam você. É o que acontece com nove dos 12 senadores petistas que disputarão as eleições de 2010 por causa do apoio à permanência no cargo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

» » »

A recessão econômica foi ultrapassada, a alta popularidade de Lula garante a sustentação do governo, só o que está em jogo realmente na crise do Senado é o apoio do grupo de Sarney e do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), à candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. É por isso que a bancada petista não pode vacilar, mesmo entrando em risco eleitoral.

Cruzada

Foram unânimes as críticas dos governadores que participaram do Congresso Internacional Brasil Competitivo ao excesso de exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) em relação aos contratos de financiamento com o Banco Mundial, criticados pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (foto), do DEM. Como o TCU não aceita as normas internacionais, os financiamentos destinados a governos e prefeituras estão retidos.

Endosso

Foi condição imposta pelo governo brasileiro que o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, submeta ao Congresso do país a aprovação do acordo sobre a energia de Itaipu, apesar de não haver obrigação para tanto. O presidente Lula não quer brechas para futuras contestações do valor acertado pela venda da energia excedente pelo historicamente instável parlamento paraguaio.
Bloqueado

É o caso do GDF, que não consegue liberar um financiamento do Banco Mundial para educação, saúde e segurança no valor de US$ 130 milhões

Cascudo


Tanto o presidente da legenda, Ricardo Berzoini (SP), como o líder da bancada na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), avaliam que a situação do líder petista no Senado, Aloizio Mercadante, é robusta o bastante para resistir ao desgaste do apoio a Sarney. Afif Domingos (DEM), Orestes Quércia (PMDB), Romeu Tuma (PTB) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), que pleiteiam vaga no Senado, têm menos densidade eleitoral. Além disso, não lhe tomariam a condição de segundo voto.


Sem dó



Augusto Botelho (RR), Fátima Cleide (RO), Flávio Arns (PR) e Serys Slhessarenko (MT) dificilmente serão reeleitos. Aloizio Mercadante (SP), Delcídio Amaral (MS), Marina Silva (AC) e Paulo Paim (RS), em boas condições eleitorais, sofrem sérios desgastes. Ideli Salvati (SC) concorrerá ao governo do estado no sacrifício. E ainda tem a candidatura de Tião Viana (foto), com mandato até 2015, que disputará o governo do Acre. O presidente Lula ameaça: quem não sustentar o apoio a Sarney por paúra, terá de caminhar com as próprias pernas na campanha eleitoral.


Cabo de guerra/ O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), e o governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB), aproveitaram a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Campina Grande para disputar apoio às respectivas candidaturas ao governo do estado, em 2010. O PT paraibano quer aliança com Coutinho, cujo partido apoia a reeleição de Maranhão.

Fim da picada/ O Instituto Chico Mendes resolveu embargar o recapeamento asfáltico da estrada DF-150, que liga o balão do Colorado à Fercal, numa extensão de 15km. A rodovia distrital existe há 40 anos, está toda esburacada e registra alto índice de acidentes por causa do tráfego pesado dos caminhões que escoam a produção de duas fábricas de cimento.

Retranca/ Pré-candidatos à sucessão da Roseana Sarney (PMDB) no governo do Maranhão evitam participar de eventos e inaugurações ao lado de prefeitos. Trauma da cassação do governador Jackson Lago (PDT), condenado por abuso de poder, que foi alvo de 12 representações na Justiça Eleitoral apresentadas pela coligação de Roseana.

Faro fino/Com o trabalho Remessas de capitais ao exterior: a lavagem de dinheiro através da evasão de divisas, o delegado da Polícia Federal Luís Flávio Zampronha de Oliveira foi o primeiro colocado no I Concurso Nacional de Monografias em Segurança Pública, promovido pela Academia Nacional de Polícia, em parceria com a Fundação Polícia Federal de Apoio ao Ensino e à Pesquisa (FunPF). Zampronha investigou o escândalo do mensalão e o dossiê dos aloprados.

É tarde/ O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), desistiu de vender o Banestes, banco estadual, para o Banco do Brasil, que suspendeu as negociações com o governo do estado por causa da crise. Valente, o banco capixaba é que segurou a barra do agronegócio no estado, segundo produtor de café do país.

Nenhum comentário: