quinta-feira, julho 23, 2009

BRASÍLIA - DF

A guerra nos pampas


Correio Braziliense - 23/07/2009



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a flexibilizar a estratégia de candidatura única nos estados onde o PT e o PMDB estão em oposição aos tucanos. A primeira concessão foi no Rio Grande do Sul, onde o PT milagrosamente se uniu e lançou candidato a governador o ministro da Justiça, Tarso Genro (PT). Lula já considera o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), provável candidato do PMDB à sucessão de Yeda Crusius (PSDB), um aliado dos tucanos.

» » »

A crise gaúcha, na qual a governadora tucana sobrevive politicamente por causa do apoio do PMDB, favoreceu Fogaça eleitoralmente, apesar do protagonismo político de Genro na desestabilização do PSDB. O ministro é acusado por Yeda de usar a Polícia Federal para tentar destituí-la do cargo. O fato é que a candidatura de Yeda à reeleição virou fumaça e a alternativa do PSDB será apoiar o peemedebista para que a governadora chegue ao final do mandato.

Intocáveis


O diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, e o presidente da comissão encarregada de examinar as consequências da anulação dos atos secretos do ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia, Bruno Dantas, estão afinadíssimos. E cada vez mais fortes na queda de braço com a Mesa do Senado para fazer uma faxina na Casa. O presidente do Senado, José Sarney, já virou uma espécie de rainha da Inglaterra.

Ninja


Apesar de muito pressionado por aliados, o governador José Serra (PSDB) deixa prosperar a versão de que estaria predisposto a desistir da candidatura a presidente da República para concorrer à reeleição ao governo de São Paulo. No Palácio do Planalto, a avaliação é de que há um pouco de dissimulação e muito de cálculo político na postura do tucano. Ou seja, se ele sentir que pode perder, cede a vaga para o governador mineiro Aécio Neves (PSDB). É tudo o que o presidente Lula não quer.

À mineira



O que serve para os petistas gaúchos, serve para o PT de Minas. A candidatura do ex-prefeito petista de Belo Horizonte Fernando Pimentel (foto) ao governo mineiro é irreversível, mesmo que isso implique um segundo palanque governista. O PMDB pleiteia o apoio do PT ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, mas a base petista refuga. Consciente do problema, Lula resolveu deixar andar para ver como é que fica.

Fogueira


O senador Antônio Carlos Júnior (DEM-BA) apresentou requerimentos pela convocação de Aldenira Sena, vice-presidente petista no estado, e outros responsáveis pela ONG Aanor, presidida por ela, e que recebeu R$ 2,94 milhões em patrocínios da estatal para promover festas juninas em 44 municípios da Bahia.

Caixa d’água


Deputado federal pelo PRB maranhense, Cléber Verde anda às voltas com o mandato de presidente do Moto Club, tradicional equipe de futebol do estado. A furiosa torcida rubro-negra quer apeá-lo do cargo, para o qual foi eleito em janeiro. A marca de sua gestão até o momento foi o inédito rebaixamento para a segunda divisão, o que o rebaixou de cartola a caixa d’água, como diria o falecido João Saldanha.

Gripe comum?



O ministro da Saúde, José Gomes Temporão (foto), convenceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que está fazendo um grande trabalho de combate à gripe suína, apesar da progressão do número de óbitos. Sua principal tese é de que se trata de uma doença com taxa de mortalidade igual à da gripe comum e de que a imprensa está sendo alarmista. O problema, porém, é que a gripe suína mata adultos em pleno vigor físico e contra ela não há vacina, ainda. A primeira vacina só ficará pronta em outubro, nos Estados Unidos, e a vacina brasileira, desenvolvida pela Fiocruz, em abril de 2010.


Desempate/ A direção nacional do PSDB encomendou uma pesquisa ao Vox Populi para avaliar que candidatura apoiar ao governo do Paraná. Os tucanos querem saber quem vai largar mais forte: se será o senador Álvaro Dias ou o prefeito de Curitiba, Beto Richa, que se digladiam pela indicação do partido.

Status/ Fernandinho Beira Mar e Comendador Arcanjo, presos mais famosos sob custódia no presídio federal de Campo Grande (MS), andam reclamando do nível de periculosidade dos companheiros de cárcere. Não se trata de perda de status, mas de uma política deliberada do Ministério da Justiça, que não quer reunir num único presídio os chefões da bandidagem.

Pente/ Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, criou ontem um grupo de trabalho para verificar se os custos da extinta CPMF continuam sendo pagos nos contratos do estado. O prazo para concluir a revisão é de três meses. Os custos da extinta CPMF serão expurgados dos contratos e o dinheiro pago indevidamente, ressarcido.


Marcação// O PSDB quer investigar na CPI da Petrobras os repasses do Petros, poderoso fundo de pensão dos petroleiros, à Bancoop, cooperativa habitacional do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que quase foi à breca. O alvo é o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), que comandou a cooperativa.

Nenhum comentário: