terça-feira, junho 16, 2009

INFORME JB

Impossível falar mal de Dilma

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 16/06/09

Mineira que é, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, preferida do presidente Lula para sua sucessão, redescobriu na alma o jeito de negociar. Aos poucos, na aparição diária como pré-candidata, em eventos oficiais ou não, baila com a pose de estadista que o chefe admira. Conseguiu levar Anthony Garotinho para o PR, numa articulação discreta, e ele, candidato ao governo do Rio, já anunciou apoio – a coluna já revelara. Ontem, Dilma fez questão de comparecer ao lado do governador José Roberto Arruda (foto), do opositor DEM, para anunciar que o PAC no Distrito Federal soma R$ 9,4 bilhões. Devagar, nesse contexto, Dilma vai calando a oposição para o ano que vem. Os supracitados, evidente, talvez não deem palanque à ministra. Mas será difícil falar mal dela.

Tropa de elite Do tempo do...

Segunda que vem, Sérgio Cabral, o vice Luiz Pezão (Obras), Wagner Victer (Cedae) e Marcio Fortes (Cidades) vão a São Gonçalo e Magé lançar um conjunto de obras de saneamento no valor de R$ 80 milhões.

Mauá, onde a família imperial adorava passear, também está na lista do quarteto. A cidadezinha até hoje não tem água nem tratamento de esgoto. "É só poço", diz Victer. Vai ganhar estação.

Haja coração

Aliás, Victer, que era pule de 10 para futuro presidente do Fluminense, abriu mão da candidatura. Vai apoiar o colega Julio Bueno, secretário de Desenvolvimento Econômico. E juntos vão chamar o ex-jogador Deley para a chapa.

Reserva

O ministro Marcio Fortes, outro tricolor de carteirinha, não é candidato. Por ora.

No ar...

Vem aí a ampliação do aeroporto de Maricá (RJ). O secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes, reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento da cidade, Aleksander Santos, para discutir a reforma.

...e no mar

A pista vai servir de base operacional para a Petrobras e empresas off-shore na exploração de petróleo e gás no campo de Tupi, a partir do ano que vem.

Valeu a foto

Caciques comemoram desde sábado o encontro do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) com o governador Eduardo Campos, no arraiá do tucano Sérgio Guerra. Os dois não se falavam há tempos.

Corra, Cabral, corra

Manhã de ontem em Genebra, na Suíça, o governador Sérgio Cabral, que participou de entrevista coletiva ao lado de Lula, saiu correndo para a cidade-sede do COI para ensaiar sua apresentação desta quinta.

Ensaio

Será o último teste do Rio, quando o governador e o prefeito Eduardo Paes expõem para 98 delegados o projeto técnico do Rio 2016. A escolha é em outubro.

Nocaute no samba

O ex-pugilista Maguila virou sambista, com a música Vida de campeão, pela Luar Music.

Por Dilma

O senador Gim Argello (PTB-DF) colocará em pauta para votação no plenário o Programa Minha Casa Minha Vida. Sem aprovação o dinheiro não sai.

Astronomia

Crianças de diversos países estão enviando contos e relatos sobre o futuro da Astronomia e da Conquista Espacial para uma Cápsula do Tempo, que será lacrada dia 21 e aberta em 2017. No Brasil o evento ocorrerá em Campos (RJ), com a presença do astronauta Marcos Pontes.

Nenhum comentário: