terça-feira, junho 16, 2009

BRASÍLIA - DF

O velho e o novo no Senado


Correio Braziliense - 16/06/2009


Por trás da onda de denúncias que varre o Senado, com revelações espantosas, há uma guerra na alta burocracia da Casa. Digladiam-se funcionários antigos, efetivados pela Constituinte de 1988, e novos, que ingressaram nas carreiras por concurso público e formam uma elite intelectual. O ex-diretor-geral Agaciel Maia, que comandou a administração do Senado por 15 anos, foi o expoente do primeiro grupo, formado a partir de relações de parentesco e afinidades políticas com os senadores que comandaram a instituição.

***
Fazem parte desse grupo o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi, e o atual diretor-geral, Alexandre Gazineo, que anda pela bola sete. O atual diretor de Recursos Humanos, Ralph Siqueira Campos, e a presidente da comissão de sindicância que hoje apura as denúncias de irregularidades no Senado, Doris Marize Romariz Peixoto, ligada ao clã Sarney, estão na linha de sucessão de Gazineo.

***
Os funcionários concursados desejam uma grande reforma administrativa e a profissionalização da gestão do Senado, cujos expoentes são o consultor-geral de Orçamento, Fábio Gondim, e o consultor-geral Legislativo, Bruno Dantas. Ambos, porém, não contam com o apoio do presidente do Senado. Como o velho Senado está morrendo e o novo ainda não nasceu, a crise ainda vai longe.


Escaldado

Conselho do líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDB-SP), ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a propósito das denúncias de nepotismo envolvendo o seu clã político: cuidado quando os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) forem à tribuna. Os dois comandaram o revezamento de 17 senadores que discursaram para pedir a Renan que renunciasse à Presidência do Senado.

Efeito Paim

O governo terá muito trabalho na Câmara nesta semana. Com a pauta liberada das medidas provisórias, entra na ordem do dia projeto de lei que normatiza o salário-mínimo. Emenda do senador Paulo Paim (PT-RS) aprovada pelo Senado deixa em pânico a equipe econômica: a vinculação dos benefícios de aposentados e pensionistas ao reajustes do salário-mínimo, com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) do penúltimo ano.

Mordaça

O ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf (PP) resolveu testar seu prestígio na Câmara. Está pedindo aos líderes da base governista, que se reunirão hoje com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), para colocar em pauta a votação de seu projeto de lei que prevê punição para os procuradores que entrarem com ação contra políticos motivados por promoção pessoal, perseguição política ou má-fé.

Goela

Prefeito de Imperatriz (MA), o ex-deputado Sebatião Madeira (PSDB) desembarcou em Brasília ontem para fazer lobby contra a aprovação da chamada PEC dos Vereadores, que aumenta o número de vagas nas câmaras municipais. Segundo ele, muitas prefeituras vão quebrar com a aprovação da medida e os prefeitos terão mais dificuldades políticas para administrar seus municípios. “Os 13 vereadores que tenho já me dão o maior trabalho, imaginem ter que atender 21.”

No cafezinho



Azul / Presidente do Tribunal de Contas da União, o ministro Ubiratan Aguiar (foto) entrega, hoje, ao Congresso o relatório das contas do governo Lula no ano passado e recomenda sua aprovação. As ressalvas são relativas a irregularidades administrativas formais, sem maior gravidade.

Piquete /A apresentação do quinto Sensor Econômico do Ipea, que mede as expectativas econômicas e sociais em relação à economia, por seu presidente, Márcio Porchman, na sede da instituição, virou um meeting sindical. O debate sobre as perspectiva da economia será estrelado pelo presidente do PT, deputado federal Ricardo Berzoini (SP), o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz, e um representante do presidente da CUT. O estranho no ninho é o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Diones Cerqueira.

Lixo / Queda de braço na Câmara por causa do lixo tóxico. Relator do projeto de lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o deputado Arnaldo jardim (PPS-SP) que implementar o sistema de retorno para agrotóxicos, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus e produtos eletrônicos. As indústrias estrilam. Seu relatório será apresentado hoje.

Comendadores / O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), o ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), o presidente da ABI, Maurício Azêdo, e o diretor Jurídico da Oi, Eurico Teles, recebem a comenda Dom Quixote, amanhã, no Supremo Tribunal Federal (STF), pela defesa da ética, moralidade, dignidade, justiça e dos direitos da cidadania.

Aperto / A senadora Marisa Serrano, do PSDB-MS, apresenta esta semana um projeto de lei enquadrando as empresas estatais, inclusive a Petrobras, na Lei de Licitações. O projeto prevê cinco modalidades de contratação: pregão, concorrência, leilão, consulta e concurso. A contratação direta por inegibilidade, muito praticada, seria praticamente abolida.

Nenhum comentário: