quinta-feira, junho 11, 2009

INFORME JB

Governo só quer a CPI das ONGs

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 11/06/09

Depois da manobra que esvaziou o plenário ontem, evitando a instalação da CPI da Petrobras, os senadores da base governista engendram a última cartada para a mesa na tentativa, a partir de hoje, de enterrar de vez a comissão que investigará a estatal petroleira. A base quer convencer DEM e PSDB de que as investigações sobre a petroleira podem ser concentradas na CPI das ONGs. Ela estava apagada e pode ressuscitar. Para tanto, deixam o tucano Arthur Virgílio, líder do PSDB, na relatoria desta comissão. Haverá, no entanto, resistências. A contar do próprio Virgílio, procurado pela coluna: "Não vejo nenhuma razão para não abrir a CPI. Você fala em fretamento de navios, e eles tremem", desabafou o senador, que reunirá a bancada na terça em almoço.

Pajelança Ele é Dilma

Arthur Virgílio reúne terça-feira, em Brasília, os senadores do PSDB, e os líderes na Câmara, Otávio Leite (Minoria) e José Aníbal (da bancada). "Quero discutir as hipóteses", diz Virgílio.

Conforme a coluna adiantou, Anthony Garotinho, pré-candidato pelo PR ao governo do Rio, oficializou ontem apoio à futura candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Foi pelas mãos de Dilma, indiretamente, que ele foi para o PR.

Rasante

O diretor da Anac Ronaldo Seroa continua no cargo em meio a um imbróglio de prazos – que podem lhe tirar mando. Para a Anac, ele só sai em agosto.

Predador

O ex-ator Arnold Schwarzeneger, governador da Califórnia, nos EUA, já tem novo apelido por causa da quebra do estado: "O Predador". Dito por um senador de sutil humor da base de Lula.

É a crise

Apesar da pequena recessão por aqui, aliados de Lula emplacam um discurso comparativo para blindar o Planalto: dizem que na Califórnia já existem três "cidades de lonas". São desempregados e sem-teto, frutos da crise lá.

Recado

De Sérgio Cabral: "Sei bem de quem partem as histórias de que sou governador da Capital".

Brasillll

A Procuradoria Federal Especializada do Incra e a Procuradoria da República no Pará ajuizaram 61 ações de reintegração de posse para recuperar 155 lotes que foram comercializados ilegalmente ou abandonados por ex-sem-terra.

Um Rio de verba

O carioca Marcio Fortes, ministro das Cidades, garantiu R$ 322 milhões para a recuperação ambiental da Bacia de Jacarepaguá na capital, com obras tocadas pela prefeitura. As baixadas fluminense e campista vão levar R$ 170 milhões, com obras pelo estado.

Tudo azul

Elma Fortes, mulher do ministro, tem sido vista caminhando no calçadão do Leblon com camisa e boné da Caixa – a principal parceira do ministério no PAC.

Reza forte

Osmar Santos, da Fundação Cacique Cobra Coral, com médiuns que ajudam nas alterações do tempo, é um dos poucos que escaparam do voo 447. Trocou a viagem para outro dia.

Audiovisual

Uma gripe de dois dias deixou no estaleiro o ministro da Cultura, Juca Ferreira. Mas ele prometeu voltar ao Rio, dia 19, para a posse dos novos diretores da Ancine, Paulo Alcoforado, Glauber Piva e Mário Diamante,

Recondução

O presidente da Ancine, Manoel Rangel, será reconduzido.

Nenhum comentário: